7 Formas de motivar funcionários

2 de julho de 2019 motivar funcionários

7 Formas de motivar seus funcionários

Sabemos o quanto é importante deixar os nossos funcionários felizes e motivados a vestir a camisa da empresa. Além disso, sabemos que um funcionário insatisfeito pode ser péssimo para o dia a dia. Mas, o primordial: sabemos que algumas soluções para motivar os funcionários são um pouco pesadas para o bolso do empresário e os tempos estão difíceis para todos, no que tange as finanças.

Pensando nisso tudo, temos boas notícias para você, meu caro: é possível motivar seu funcionário de formas simples e baratas! Alegramos seu dia com essa informação?

Acreditamos que sim! Para entender como fazer isso, continue conosco! Nosso papo hoje será sobre 7 formas baratinhas de motivar os funcionários de sua empresa, sem fazer parecer que isso é uma tarefa impossível.

Vamos lá?

1 – Dê um propósito a sua equipe

A palavra-chave, aqui, é “incentivar”. Esse será o verbo da vez e é com foco nele que vamos trabalhar sua equipe. Para tanto, é importante que eles saibam que o trabalho realizado por todos os envolvidos é muito importante.

Lembre a todos que o trabalho é realizado em prol de uma causa maior e isso dará razão ao ato rotineiro de cada dia. Faça com que cada funcionário perceba que suas ações interferem diretamente em outros setores de sua empresa, o que torna todo o processo ligado e importante.

2 – Não utilize as reuniões apenas para puxões de orelha

Antes de ser empreendedor, você já passou por um patrão que só reunia a equipe para dar más notícias e sermões?

Se a resposta for positiva, você sabe muito bem como isso desmotiva uma equipe. Em contrapartida, fazer reuniões para dividir bons resultados, boas notícias, parabenizar pelo trabalho que está sendo feito motiva. Cabe ressaltar que as reuniões de puxão de orelha são importantes, mas, é preciso equilibrar bem a medida. Mesmo as pequenas conquistas devem ser elogiadas. Tenha em mente que qualquer forma de reconhecimento já é um incentivo.

Além disso, tente inserir seus funcionários nos processos de planejamento. Isso aumentará o bem-estar de sua empresa, uma vez que engaja, desde os primeiros atos de cada um dos funcionários. Consulte, peça opiniões, reúna a equipe para debater. Mostre ao time que sua opinião é importante e que a empresa confia neles.

3 – Conheça seus funcionários

Reserve um pouco da sua agenda para conhecer as pessoas que fazem parte de sua equipe. Esse ato não vai custar seu dinheiro, apenas o seu tempo. Funcionários que se sentem mais ligados aos seus gestores, tendem a trabalhar de forma mais positiva.

Entender os desafios pessoais e profissionais, separar um momento para conversas, desatar nós que possam existir entre vocês. Lembre-se que você também precisa estar engajado para que o trabalho possa fluir de forma agradável e produtiva.

4 – Proponha desafios e recompensas

Oferecer pequenos desafios é uma ótima forma de incentivar o trabalho e tornar a rotina mais leve.

Exemplo: buscar a solução para um problema antigo do negócio ou para bater a meta proposta. Quem resolver um desses desafios recebe um prêmio simples, como um vale-presente ou um produto da própria empresa.

5 – Capacite (ou estimule a capacitação)

Na mesma linha, é preciso estimular o desenvolvimento intelectual e técnico constante dos funcionários. Isso porque quem está estagnado também fica desmotivado. E não é preciso desembolsar muito para capacitar a equipe.

Existem centenas de cursos, palestras e eventos de graça e online. Sua empresa pode fazer essa pesquisa e trabalhar com esse tipo de estímulo. Além disso, podem ser capacitações internas, realizadas por profissionais da empresa. Pequenos encontros para compartilhar conhecimentos das áreas que envolvem a empresa, por exemplo.

Lembrando que tornar os funcionários valiosos é importante para a empresa também.

6 – Seja parceiro de estabelecimentos próximos

É comum empresas fazerem acordos com academias, restaurantes e escolas próximas, com o objetivo de oferecer descontos aos funcionários. Essa é uma parceria que não costuma sair muito cara e pode ser uma via de mão dupla. Seus funcionários ficarão felizes por terem a disposição uma “regalia” e o parceiro ficará feliz por fidelizar novos clientes.

Ah, um ponto importante quanto a isso: hoje em dia, os benefícios estão extremamente arraigados na cultura empresarial e, muitas vezes, funcionários mudam de empresa por causa de alguns reais a mais em um ticket ou um plano de saúde melhor. Fique atento a isso!

7 – Tenha um novo espaço em seu escritório

Um ambiente alegre e organizado fará seus funcionários acordarem mais dispostos. E oferecer um espaço para isso dentro do seu negócio não significa, necessariamente, gastar mais.

Você pode, por exemplo, estimular os funcionários a decorarem suas mesas, estabelecer um dia para roupas mais casuais, promover um encontro semanal na própria empresa, dar prêmios simbólicos e reservar um pequeno espaço do local para relaxar e tomar café.

Lembre-se que incentivar sua equipe deve ser uma de suas prioridades. Mesmo que você não tenha realizado demissões atualmente, o clima de ansiedade acaba se instaurando e a equipe começa a não produzir da melhor forma (ou da forma esperada). Exatamente por isso, é importante realizar táticas que motivem e deixem sua equipe feliz. É importante ser prazeroso trabalhar para você, para que você continue produzindo com maestria.

Além disso, se não houver uma equipe engajada, você perde também a única forma viável de sair de uma crise econômica como a que vivemos em nosso país hodiernamente. Isso não significa que o empreendedor tenha que gastar rios de dinheiro para fazer uma boa gestão de pessoas. Os incentivos não são apenas premiações e bônus, como costuma passar pela cabeça das pessoas. Dinheiro é relevante sim, mas, como conseguimos ver nessas 7 dicas propostas no presente artigo, não é a única forma de estimular.

 Conclusão

A chave para conseguir incentivar seus funcionários é pensar no que você pode fazer para deixá-los felizes. Motivar funcionários envolve saber integrar reconhecimento, recompensa, desafio, clima organizacional positivo e exemplo.

Tenha em mente o seguinte: pessoas motivadas alcançam o impossível. Sendo assim, motivar a equipe é muito importante para qualquer empreendedor.

E aí? Preparado para motivar sua equipe hoje?

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *