A importância de realizar a calibração de equipamentos hospitalares com frequência

26 de fevereiro de 2020 Contabilidade para empresas de equipamentos médicos
Compartilhe

A importância de realizar a calibração de equipamentos hospitalares com frequência

Sua contabilidade para empresas de equipamentos médicos, te convida para entender ainda mais sobre delicado assunto. Vamos falar sobre a importância em se calibrar os equipamentos hospitalares com a frequência adequada. Interessado?

A ação de calibrar nada mais é que “ajustar” algo. Parece algo bem simples, e… Realmente é. Talvez por ser tão simples, trata-se de um ato, em alguns momentos, desvalorizado por muitos.

Então, separe um espaço em sua agenda e relaxe…. Vamos conversar!

Equipamentos Hospitalares e sua calibração

Como tantos outros equipamentos, para o funcionamento correto e adequado, precisam de frequente calibração. Mas, como funciona isso?

A calibração de equipamentos hospitalares é um conjunto de atividades que devem ser realizadas para garantir o desempenho satisfatório dessa tecnologia. Conforme mencionamos, ela deve ser executada frequentemente, de acordo com as características determinadas pelo fabricante do produto.

De uma forma geral, esse processo de calibragem vem a beneficiar uma série de procedimentos e profissionais envolvidos no ambiente hospitalar, como médicos e enfermeiros. Mas é, sobretudo, entre os pacientes que os benefícios serão mais acentuados. Tanto por inibirmos riscos operacionais, quanto por conta da maior precisão com que trabalhamos para monitorar a saúde destes indivíduos.

Esse processo de calibração é dividido em suas etapas: aquisição e processamento de dados

Aquisição

Primeira etapa da calibração de seus equipamentos hospitalares e que consiste nas medições com o rigor metodológico que o equipamento precisa. Nessa fase deve-se observar a normatização preconizada, ou seja, especificações, intervalos entre medidas, padrões aceitáveis de funcionamento e recomendações técnicas.

Processamento de dados

Segunda etapa da calibração de seus equipamentos hospitalares, onde são utilizados os dados adquiridos na primeira etapa. Dessa forma, são empregados cálculos estatísticos definidos pelos órgãos fiscalizadores para processamento dos dados. Nessa fase se observa a porcentagem de distanciamento dos parâmetros normais aceitáveis.

Para o processo de calibração, realizado por empresas que seguem os preceitos do INMETRO o (Instituto Nacional de Metrologia) e ISO ABNT 17025 é importante utilizar padrões rastreáveis pela Rede Brasileira de Calibração. Esses padrões são instrumentos de medidas determinados pelo INMETRO para o cumprimento das exigências de calibração de cada equipamento, os mesmos também precisam de ser calibrados com certas frequências.

E, por qual motivo, circunstância ou razão, isso é importante?

A calibração de seus equipamentos hospitalares garantirá que os mesmos funcionem atendendo às especificações do fabricante. E esse é o primeiro ponto muito importante a ser analisado para que você mantenha os equipamentos calibrados. Tanto para os equipamentos críticos, que podem causar danos ao paciente, quanto os menos críticos, todos devem ser calibrados frequentemente.

Além disso, outro tópico relevante é o pensamento voltado à segurança. Um equipamento calibrado garante que os resultados obtidos são muito mais próximos às alterações reais nas condições do paciente. Nesse sentido, a identificação do diagnóstico, os parâmetros laboratoriais e as imagens obtidas provenientes dos equipamentos poderão ser interpretados pelos profissionais de saúde com mais certeza.

Ou seja, mais um ponto crucial para manter sus equipamentos com a calibração em dia, certo?

Se esses dois pontos ainda não convencem, podemos continuar…

Você sabe que, de qualquer forma, você precisa fazer a manutenção preventiva de seus equipamentos hospitalares, certo?

Então, vamos pensar com calma: caso a calibração desses equipamentos seja feita com periodicidade, você encontrará mais uma linda vantagem para seu hospital, uma vez que fará um rastreamento dos equipamentos que estejam aptos para funcionar, e os demais serão encaminhados para o serviço de manutenção. O resultado disso: redução de custos com as possíveis manutenções corretivas.

Menos gastos e mais felicidade aos ouvidos (e bolsos) de empresários que, como você, investem tempo e dinheiro em hospitais.

Por último, mas, não menos importante, se o seu estabelecimento hospitalar está buscando acreditação, que consiste em um conjunto de procedimentos para certificar os serviços em saúde, todos os equipamentos devem estar calibrados. Além disso, é importante manter o certificado de calibração dos equipamentos hospitalares em local de fácil acesso para eventual solicitação dos órgãos fiscalizadores.

Segurança gerada pela organização e gerenciamento

A calibração dos equipamentos hospitalares é uma atividade muito importante e deve ser realizada frequentemente para evitar danos ao aparelho ou à segurança do paciente.

É importante, também, que o estabelecimento hospitalar elabore um plano de calibração contendo informações referentes aos equipamentos, os padrões de normalização e a periodicidade dessa atividade. Além disso, deve haver treinamento contínuo dos colaboradores para identificar necessidades de aferição, verificação ou calibração.

Banner Ebook Medico

Lembrando que a ideia que vai fazer com que tudo isso funcione é: organização no seu gerenciamento. Fazer o correto gerenciamento será o ponto chave para manter tudo em ordem no ambiente hospitalar (primordialmente no que diz respeito aos equipamentos que ali estão). Alguns equipamentos hospitalares possuam uma complexidade maios e maior motorização – sendo assim, a periodicidade, fatalmente, torna-se mais frequente (uma vez que os equipamentos depreciam com maior agilidade).

Já foi convencido?

Lembre-se que, até mesmo as menores falhas de equipamento, acabam por influir negativamente nas atividades médicas. Pois, os comprometimentos afetam a qualidade de atendimento, o funcionamento de leitos e podem apresentar consequências graves.

A calibragem, então, minimiza impactos que possam ser causados por erros e é também um meio para lidar com questões legais – uma vez que os procedimentos de verificação são estruturados de modo a garantir que os equipamentos estejam adequados a legislação e normas vigentes.

Inclusive, entidades como a ONA (Organização Nacional de Acreditação) tratam os planos de gerenciamento de equipamentos eletromédicos como obrigatoriedade. Por conta disso, as instituições de saúde precisam apresentar planos bem estruturados para lidar com a questão.

Aposto que isso foi “a cereja do bolo” para que você já comece a se organizar para que todos os equipamentos hospitalares sobre sua responsabilidade já possam ser calibrados adequadamente, certo?

Ah… Lembre-se que os equipamentos atuam no suporte a inúmeros procedimentos e tarefas. A grande variedade e vasto escopo de aplicação fazem com que essas ferramentas estejam em diversos níveis do acolhimento, seja para os cuidados emergenciais ou nas salas de cirurgia. É por conta disso que o engenheiro clínico é um profissional-chave para cuidar da incorporação tecnologia no ambiente de saúde.

Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!

Não se esqueça de compartilhar o presente artigo e de nos seguir nas redes sociais!

Já se sente preparado para se organizar por aí? Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente!

Saiba mais:

Empresas de Tecnologia: Gerenciando Riscos e Promovendo o Crescimento

Quer ter diferenciais de mercado? Entenda nos vídeos a seguir:

Ainda não possui uma contabilidade para empresa de equipamentos médicos? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 97196-0369

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *