Fazer compras, pedir comida, agendar horário no médico, consultar saldo bancário. Tudo pelo smartphone ou computador. Essas atividades que já fazem parte do cotidiano de grande parte da população só é possível graças à internet e, também às pessoas que se dedicam a criar os aplicativos em empresas de desenvolvimento de software para que essas tarefas possam ser concluídas remotamente.
E o trabalho de um desenvolvedor profissional não se limita a criar programas. Existe muito trabalho envolvendo o ofício. Além disso, o processo de elaboração de softwares exige a participação de outros colaboradores qualificados, como designer, analista de teste, desenvolvedor back e front-end, entre outros.
A rotina de uma empresa desenvolvedora de software é não ter rotina. Isso porque surgem diversas demandas relacionadas aos programas, exigindo que as companhias abram o leque de serviços prestados, seja com colaboradores fixos ou contratados temporariamente.
Mas afinal, você sabe o que faz uma empresa desenvolvedora de software?
É o que vamos te explicar neste artigo. Mas antes, um pouco de informação para falar do cenário econômico para essas empresas.
Mercado de desenvolvedores
O setor de desenvolvimento de software está crescendo exponencialmente em todo o mundo, impulsionado pelo aumento da demanda por novas soluções. No Brasil, o cenário é ainda mais promissor.
De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Softwares (Abes), as companhias que atuam com projetos relacionados a aplicativos foram responsáveis por movimentar mais de R$ 161 bilhões em 2019. Os dados incluem números do mercado de software, serviços, hardware e exportações do segmento.
Com isso, o setor apresentou um avanço até então inédito para o país, de 10,5%. Para efeito de comparação, a média mundial foi de 5%. A nível global, o Brasil representa 1,8% do mercado de Tecnologia da Informação e 40,7% na América Latina.
Atualmente, o país conta com mais de 21 mil empresas atuantes no setor, divididas em três grupos:
- Prestação de serviço de software (41,7%);
- Distribuição e comercialização de software (32%);
- Desenvolvimento e produção de software (26,3%).
Segundo a Abes, quase metade das empresas do setor estão enquadradas no porte micro – aquelas que possuem menos de dez funcionários –, representando 48,2% de todo o mercado. Em seguida estão as de pequeno porte – com até 99 colaboradores – com 47,1%. Médias e grandes são responsáveis por 4,2% e 0,5% das corporações do setor respectivamente.
Mais crescimento no horizonte
A tendência é que o setor continue crescendo nos próximos anos, sobretudo com a evolução, e popularização, da chamada da Internet das Coisas (IoT), que transforma aparelhos de uso diário em dispositivos inteligentes, também conhecidos como smart.
Como exemplo, é possível citar os relógios que monitoram a saúde do usuário, autofalantes capazes de entender e executar comandos, e os dispositivos domésticos conectáveis, como lâmpada, ar condicionado, fechadura de porta, entre outros.
O que faz uma empresa de desenvolvimento de software?
As informações apresentadas tornam mais óbvia a multidisciplinaridade das empresas de tecnologia. Não se trata de criar aplicativos, mas oferecer experiência aos usuários.
E no dia a dia, uma empresa do ramo de software atua em diversas frentes para proporcionar agilidade e comodidade. Para isso, ela possui uma equipe formada por diversos profissionais, como:
- Desenvolvedor back-end: responsável por criar a estrutura dos aplicativos e softwares, conectar o banco de dados e organizar as informações necessárias para o bom funcionamento da aplicação.
- Desenvolvedor front-end: atua diretamente na experiência do usuário, transformando o trabalho do back-end em estrutura funcional e intuitiva.
- Designer: responsável por tornar os produtos mais atraentes para os usuários.
- Analista de testes: profissional que realiza os testes possíveis para garantir que o aplicativo está funcionando sem erros.
- Gerente de projetos: que mantem contato direto com cliente; negocia prazos, verifica o andamento do projeto e repassa demandas aos demais profissionais.
- Suporte: depois que o produto é entregue ao cliente, o responsável pelo suporte deve oferecer consultoria e resolver problemas que possam surgir.
Em uma empresa com estrutura maior, a formação da equipe ainda possui profissionais de comunicação, marketing, recursos humanos, financeiro e do setor comercial.
Quanto aos serviços oferecidos
Uma empresa desenvolvedora de software pode atuar com a criação, implementação, ativação, inclusão de dados e até customização de programas e aplicativos. Dentre eles podemos destacar:
Fábrica de software
Função mais conhecida do público. É a criação das aplicações para uso em larga escala, que podem ser voltadas à smartphone, computadores e outros dispositivos. Esse serviço também pode ser ofertado sob encomenda para um único usuário ou um grupo em comum.
Integração de sistema
Os serviços oferecidos são interligados e abrangem desde o planejamento e design até a implementação e gerenciamento dos aplicativos.
Outsourcing
A empresa que oferece esse serviço fica responsável pelo gerenciamento da estrutura de TI da companhia do cliente. Cuida das redes, realiza manutenção e operação de sistemas.
Customização de produtos
Empresas nesse ramo adaptam os softwares para atender às expectativas dos clientes. Em geral, os programas saem de fábrica sem muitas características visuais e com pouco volume de informações no banco de dados. Com isso, a empresa contratada modifica de acordo com as necessidades do usuário. Importante salientar que nem todos os programas podem ser alterados. É preciso que a desenvolvedora autorize a customização.
Consultoria
Companhias que prestam assessoria à outras empresas com o intuito de auxiliar e aconselhar os clientes em questões relacionadas à tecnologia.
Treinamento
Como o próprio nome indica, os profissionais atendem os clientes que precisam de auxílio em um aplicativo novo, seja na utilização ou administração dos dados que o software gera.
Serviços
Apesar do termo genérico, as empresas oferecem serviços técnicos que incluem adição de informação no banco de dados, desenvolvimento de conteúdo e manutenção das páginas dos aplicativos.
O que não falta a uma empresa desenvolvedora de software é demanda para liberar e prazo para cumprir. E, mesmo que a companhia não tenha todos os colaboradores necessários, ela ainda pode oferecer os serviços contratando funcionários temporários.
Quer saber mais sobre mercado de desenvolvedores de software?
Vale do silício Brasileiro: os principais polos tecnológicos do Brasil
BPO FINANCEIRO: como reduzir custos com a terceirização do financeiro das empresas
Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!
Como trocar de contabilidade passo a passo
Sobre a PREVISA CONTABILIDADE
Criada há mais de 43 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.
Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!
www.previsa.com.br + 31 3244-3100 WhatsApp: 31 97196-0369