O que faz uma empresa de desenvolvimento de software

30 de junho de 2021 o que faz uma empresa de desenvolvimento de software
Compartilhe

Fazer compras, pedir comida, agendar horário no médico, consultar saldo bancário. Tudo pelo smartphone ou computador. Essas atividades que já fazem parte do cotidiano de grande parte da população só é possível graças à internet e, também às pessoas que se dedicam a criar os aplicativos em empresas de desenvolvimento de software para que essas tarefas possam ser concluídas remotamente.

E o trabalho de um desenvolvedor profissional não se limita a criar programas. Existe muito trabalho envolvendo o ofício. Além disso, o processo de elaboração de softwares exige a participação de outros colaboradores qualificados, como designer, analista de teste, desenvolvedor back e front-end, entre outros.

A rotina de uma empresa desenvolvedora de software é não ter rotina. Isso porque surgem diversas demandas relacionadas aos programas, exigindo que as companhias abram o leque de serviços prestados, seja com colaboradores fixos ou contratados temporariamente.

Mas afinal, você sabe o que faz uma empresa desenvolvedora de software?

É o que vamos te explicar neste artigo. Mas antes, um pouco de informação para falar do cenário econômico para essas empresas.

Mercado de desenvolvedores

O setor de desenvolvimento de software está crescendo exponencialmente em todo o mundo, impulsionado pelo aumento da demanda por novas soluções. No Brasil, o cenário é ainda mais promissor.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Softwares (Abes), as companhias que atuam com projetos relacionados a aplicativos foram responsáveis por movimentar mais de R$ 161 bilhões em 2019. Os dados incluem números do mercado de software, serviços, hardware e exportações do segmento.

Com isso, o setor apresentou um avanço até então inédito para o país, de 10,5%. Para efeito de comparação, a média mundial foi de 5%. A nível global, o Brasil representa 1,8% do mercado de Tecnologia da Informação e 40,7% na América Latina.

Atualmente, o país conta com mais de 21 mil empresas atuantes no setor, divididas em três grupos:

  • Prestação de serviço de software (41,7%);
  • Distribuição e comercialização de software (32%);
  • Desenvolvimento e produção de software (26,3%).

Segundo a Abes, quase metade das empresas do setor estão enquadradas no porte micro – aquelas que possuem menos de dez funcionários –, representando 48,2% de todo o mercado. Em seguida estão as de pequeno porte – com até 99 colaboradores – com 47,1%. Médias e grandes são responsáveis por 4,2% e 0,5% das corporações do setor respectivamente.

Mais crescimento no horizonte

A tendência é que o setor continue crescendo nos próximos anos, sobretudo com a evolução, e popularização, da chamada da Internet das Coisas (IoT), que transforma aparelhos de uso diário em dispositivos inteligentes, também conhecidos como smart.

Como exemplo, é possível citar os relógios que monitoram a saúde do usuário, autofalantes capazes de entender e executar comandos, e os dispositivos domésticos conectáveis, como lâmpada, ar condicionado, fechadura de porta, entre outros.

O que faz uma empresa de desenvolvimento de software?

As informações apresentadas tornam mais óbvia a multidisciplinaridade das empresas de tecnologia. Não se trata de criar aplicativos, mas oferecer experiência aos usuários.

E no dia a dia, uma empresa do ramo de software atua em diversas frentes para proporcionar agilidade e comodidade. Para isso, ela possui uma equipe formada por diversos profissionais, como:

  • Desenvolvedor back-end: responsável por criar a estrutura dos aplicativos e softwares, conectar o banco de dados e organizar as informações necessárias para o bom funcionamento da aplicação.
  • Desenvolvedor front-end: atua diretamente na experiência do usuário, transformando o trabalho do back-end em estrutura funcional e intuitiva.
  • Designer: responsável por tornar os produtos mais atraentes para os usuários.
  • Analista de testes: profissional que realiza os testes possíveis para garantir que o aplicativo está funcionando sem erros.
  • Gerente de projetos: que mantem contato direto com cliente; negocia prazos, verifica o andamento do projeto e repassa demandas aos demais profissionais.
  • Suporte: depois que o produto é entregue ao cliente, o responsável pelo suporte deve oferecer consultoria e resolver problemas que possam surgir.

Em uma empresa com estrutura maior, a formação da equipe ainda possui profissionais de comunicação, marketing, recursos humanos, financeiro e do setor comercial.

Quanto aos serviços oferecidos

Uma empresa desenvolvedora de software pode atuar com a criação, implementação, ativação, inclusão de dados e até customização de programas e aplicativos. Dentre eles podemos destacar:

Fábrica de software

Função mais conhecida do público. É a criação das aplicações para uso em larga escala, que podem ser voltadas à smartphone, computadores e outros dispositivos. Esse serviço também pode ser ofertado sob encomenda para um único usuário ou um grupo em comum.

Integração de sistema

Os serviços oferecidos são interligados e abrangem desde o planejamento e design até a implementação e gerenciamento dos aplicativos.

Outsourcing

A empresa que oferece esse serviço fica responsável pelo gerenciamento da estrutura de TI da companhia do cliente. Cuida das redes, realiza manutenção e operação de sistemas.

Customização de produtos

Empresas nesse ramo adaptam os softwares para atender às expectativas dos clientes. Em geral, os programas saem de fábrica sem muitas características visuais e com pouco volume de informações no banco de dados. Com isso, a empresa contratada modifica de acordo com as necessidades do usuário. Importante salientar que nem todos os programas podem ser alterados. É preciso que a desenvolvedora autorize a customização.

Consultoria

Companhias que prestam assessoria à outras empresas com o intuito de auxiliar e aconselhar os clientes em questões relacionadas à tecnologia.

Treinamento

Como o próprio nome indica, os profissionais atendem os clientes que precisam de auxílio em um aplicativo novo, seja na utilização ou administração dos dados que o software gera.

Serviços

Apesar do termo genérico, as empresas oferecem serviços técnicos que incluem adição de informação no banco de dados, desenvolvimento de conteúdo e manutenção das páginas dos aplicativos.

O que não falta a uma empresa desenvolvedora de software é demanda para liberar e prazo para cumprir. E, mesmo que a companhia não tenha todos os colaboradores necessários, ela ainda pode oferecer os serviços contratando funcionários temporários.

Quer saber mais sobre mercado de desenvolvedores de software?

Contabilidade Consultiva

Vale do silício Brasileiro: os principais polos tecnológicos do Brasil

BPO FINANCEIRO: como reduzir custos com a terceirização do financeiro das empresas

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 43 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: 31 97196-0369

 

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *