BPO FINANCEIRO: como reduzir custos com a terceirização do financeiro das empresas

1 de junho de 2020BPO Financeiro: como reduzir custos

BPO FINANCEIRO: como reduzir custos com a terceirização do financeiro das empresas

Se você nos segue, sabe que temos uma vasta gama de artigos voltados para o BPO Financeiro. E, mesmo sempre falando sobre essa ideia tão vantajosa de terceirização, sempre voltamos para dar uma nova informação – exatamente pelas vantagens que a modalidade proporciona.

Isso porque a ideia do BPO se volta para uma questão de suma importância:

A saúde financeira de sua empresa

Você sabia que, cinco anos após serem criadas, mais de 60% das empresas já fecharam as portas? Isso, usualmente, em decorrência de uma má gestão, primordialmente financeira.

Para manter a saúde financeira, um ponto fundamental para as empresas é o planejamento do fluxo de caixa, bem como de investimentos que podem acontecer a curto, médio e longo prazos, entre outras questões relacionadas à sobrevivência dos negócios.

Agora, pensando em um atual cenário de incerteza econômica no país, é cada vez mais difícil para o empresário pensar em contratar um ou mais profissionais para as tarefas financeiras e operacionais – sim, nós entendemos esse ponto de vista. Dessa forma, muitos aliam o trabalho que sabem fazer, dentro de sua experiência, às tarefas burocráticas que o negócio exige, o que é uma economia sem retorno, pois o conhecimento específico faz toda a diferença para a estabilidade financeira do negócio.

Ou seja, caso você esteja fazendo isso, pode estar pecando de forma cruel com sua empresa.

Exatamente por isso, voltamos, hoje, a falar sobre o BPO financeiro

BPO – sigla em inglês para Business-Process Outsourcing. Esse é um modelo baseado em uso intensivo de tecnologia da informação. O BPO vem sendo demandado crescentemente pelas empresas brasileiras visando a ganhos de produtividade, eficiência e automatização de processos, especialmente durante períodos de crise.

Trata-se, basicamente, de uma terceirização de um determinado setor de sua empresa. Essa terceirização proporciona vantagens que vão além da otimização de recursos em época de crise. Está se comprovando como um modelo de gestão muito efetivo e que pode agregar valor de verdade à sua empresa.

A pergunta, aqui, possivelmente é: “o que eu, enquanto empresário, tenho a ganhar com a terceirização da gestão financeira de minha empresa?”

Você, empresário, terá os seguintes pontos a seu favor

  • Redução de mão de obra interna ao comparar o custo anual da terceirização com o da contratação de um ou mais funcionários para executar as mesmas tarefas, incluindo salários e encargos previdenciários.
  • Foco maior do empresário na melhoria dos produtos e serviços, e do próprio negócio, no lugar de horas submerso em tarefas de gestão operacional e financeira.
  • Acesso maior às tecnologias do mercado, como meios de pagamentos inovadores e praticidades de gestão, próprias das assessorias especializadas no segmento financeiro.
  • Análises de desempenho, além da projeção dos fluxos de caixa, subsídio a decisões mais assertivas para o negócio.
  • Organização do processo de pagamentos a fornecedores, tornando mais previsível o fluxo de caixa.
  • Execução adequada dos contratos com clientes e fornecedores, evitando atrasos, erros ou até duplicidade nos recebimentos e pagamentos.
  • Emissão correta das notas fiscais e em tempo hábil, evitando passivos tributários.
  • Informações corretas e organizadas à contabilidade, melhorando a qualidade da escrituração contábil e fiscal da empresa.
  • Mecanismos de cobrança estruturados possibilitando a negociação de tarifas com bancos e adquirentes (empresas que disponibilizam as máquinas para operações com cartões de crédito e débito).
  • Identificação dos principais grupos de gastos da empresa, permitindo controle e redução de custos.
  • Integração de tecnologias de suporte ao negócio, aumentando a produtividade da empresa.

Processo operacional X Gestão do departamento financeiro

Como dito anteriormente, muitas empresas, principalmente as mais recentes, focam no processo operacional e abandonam parcialmente a gestão do departamento financeiro, dando prioridade ao processo de produção e aumento dos lucros.

Além disso, o custo para manter uma equipe especializada em finanças pode ser elevado, portanto, o BPO financeiro existe com a premissa de controlar a gestão financeira de sua empresa.

Um outro fator interessante é que o BPO financeiro exclui a necessidade de recrutamento de novos funcionários, diminuindo o overhead, embora, ainda assim, mantenha a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das finanças da empresa. Dessa forma, tanto os custos operacionais como os de recrutamento são diminuídos razoavelmente.

“Redução de custos” chega a acalentar seu coração empreendedor

Para empresas grandes e pequenas, o BPO financeiro pode ser a chave para o futuro próspero do negócio. Enquanto as empresas pequenas não possuem, possivelmente, o capital para investir em um departamento financeiro completo, as grandes querem cada vez mais lucro e não ter de se preocupar com a gestão financeira da empresa.

Para ter sucesso em um empreendimento é necessário ter toda a equipe focada em desenvolver o negócio, não em controlar o dinheiro que entra e sai, por exemplo. Essa máxima vale tanto para microempresas como para empresas grandes.

Mas, além disso, quais outros benefícios a terceirização do departamento financeiro de uma empresa pode trazer para o empreendedor?

  • Melhorar o ambiente de governança e controle dentro da empresa;
  • Eliminar ou reduzir a inadimplência por ter um serviço específico e capacitado para controlar as contas a receber;
  • Diminuir a preocupação dos diretores com a contratação de funcionários e gestão de equipe;
  • Aumentar os recursos para giro, haja vista que haverá maior controle do recebimento de vendas e do controle dos vencimentos financeiros.

Gostou das informações adquiridas no texto ou ainda possui dúvidas sobre BPO financeiro? Converse conosco e deixe um comentário.

ONDE encontrar BPO Financeiro?

Por aqui, na Previsa! Temos uma terceirização eficiente das rotinas financeiras da sua empresa. Nossa equipe especializada gera tempo e lucratividade para os empresários absorvendo tarefas operacionais, gerindo processos e implantando tecnologia no seu financeiro.

Por isso, agora, que terminamos essa conversa, chegou o momento de entrar em contato. Estamos aguardando!

Quer saber mais? Leia artigos e assisa aos nossos vídeos com conteúdo rico abaixo:

BPO Financeiro – Como a Terceirização pode ajudar sua PME

BPO financeiro serve para todas as empresas

Contabilidade consultiva – saiba as vantagens deste sensacional serviço

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *