Como abrir PJ de desenvolvedor de sistemas

3 de novembro de 2020 Como abrir pj desenvolvedor de sistemas
Compartilhe

Conversamos, anteriormente, sobre a escolha por uma contabilidade para sua nova empresa de desenvolvimento de software, certo? (Perdeu essa? Clique aqui!). E por isto, agora, vamos esclarecer como abrir PJ de desenvolvedor de sistemas! Isso ficou no ar no último artigo, não é mesmo?

Retomando um pouco do que comentamos em nossa última conversa, é importante mencionar que, infelizmente, você, programador, NÃO PODE SER MEI.

MEI é para profissões mais simples, que não são de cunho intelectual ou científico. Formatar e consertar PC se encaixam no MEI. Criar sites e aplicativos não se encaixam no MEI.

Há desenvolvedores que usam MEI selecionando uma atividade incorreta, por exemplo “Digitador” ou “Manutenção”. Isso, meu amigo, é ilegal!

Os CNAEs para abrir PJ de desenvolvedor de sistemas

Os CNAEs (código da atividade da sua empresa) utilizados para sua empresa são muito específicos e não se enquadram como MEI.

Sendo assim, qual tipo de empresa você pode realmente abrir? Isso depende… Vai depender do seu faturamento anual, se terá sócios ou não, como será a responsabilidade da pessoa física em relação a problemas da empresa etc.

A mais comum de ser aberta é ME (Micro Empresa). Também existe EPP (Empresa de Pequeno Porte), LTDA (Sociedade Limitada), e talvez outras. Seu contador terá essa resposta.

Por falar em contabilidade para desenvolvedores de softwares PJ

Esse é um ponto crucial para a abertura de sua empresa. Isso porque, considerando a sua atividade, você é OBRIGADO a ter uma assessoria contábil (como explicamos no último artigo também – inclusive, chegamos a fazer uma indicação. Corre lá!).

Tendo esses pontos em mente, temos acréscimos a fazer.

O regime de impostos que sua empresa irá se adequar:

Simples nacional, lucro real ou lucro presumido

Ao abrir sua empresa, você deverá escolher um destes regimes para pagar imposto. Cada empresa se encaixa melhor em um deles, visando menos burocracia ou pagar uma % menor de impostos.

Simples Nacional é o menos burocrático, pois junta vários impostos diferentes em uma guia só. Mas talvez tenha uma % maior de imposto que o Lucro Presumido, por exemplo.

Como isso varia de empresa para empresa, converse com seu contador e ele saberá qual a melhor opção para você (sim, novamente, lembre-se que eu contador DEVE acompanhar tais decisões e a presença dele é OBRIGATÓRIA).

“Por falar em impostos, quanto é pago por isso?” Sim, sabemos que essa pergunta surgiu e já te acompanha e embala sonhos e pesadelos. Vamos tentar respondê-la.

O imposto da empresa varia para cada atividade (CNAE)

E depende de qual porcentagem da sua receita é usada para pagar salários.

Caso você faça parte do Simples Nacional e use o CNAE de Desenvolvimento de Softwares sob Encomenda (o mais comum), provavelmente você pagará em torno de 15,5%. Você pagará todo mês através de um boleto chamado DAS que seu contador deverá te enviar.

Além destas guias mensais, uma vez por ano seu contador deverá entregar algumas outras declarações, como o IRPJ e o DEFIS. São parecidos com o IRPF que fazemos, porém sem custos adicionais.

“IRPF”… Sim, você leu e se lembrou de seus impostos de pessoa física. Eles acabam “mudando” um pouco também, uma vez que o lucro da sua empresa deverá ser adicionado nele como Receitas Não Tributáveis, ou seja, os impostos relacionados à sua empresa já foram pagos e você não vai precisar pagar nada em cima disso. Notícia maravilhosa? Pois é, a gente sabe.

Como ficam os pagamentos?

No geral, para cobrar um cliente, você irá criar um Invoice listando o que foi feito, o valor de cada item, o total a ser pago e enviar para seu cliente por e-mail.

Ou seja, esse documento é uma forma de fatura que vai te ajudar na organização.

Se cobra por hora, há ferramentas que fazem isso de forma automatizada – você e seu contador podem selecionar a que será melhor para a sua empresa.

Ao receber o pagamento, você irá gerar uma NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) através do site da prefeitura da sua cidade.

Seu contador (o sistema automatizado dele, na verdade) irá, todo mês, ver as NFS-es geradas e gerar a guia de imposto (boleto DAS) que você deverá pagar no prazo (geralmente dia 20 de cada mês).

Isso tudo já deve estar bem organizado com seu contador e sua equipe antes da abertura de sua empresa. Assim, já na primeira venda, tudo estará funcionando lindamente.

A respeito a sua conta bancária

Após ter seu CNPJ, você precisa abrir uma conta jurídica no banco para a sua empresa.

Não é obrigatório ter uma conta bancária separada para sua empresa, mas é fortemente recomendado. O gasto mensal para manter uma conta jurídica no banco é de aproximadamente R$50,00, porém deixamos o alerta de que podem existir taxas extras semestrais e taxas por serviços específicos como emissão de boleto e cartão de crédito!

Mantenha as transações da empresa e da pessoa física completamente separadas. Caso você precise passar por uma fiscalização, tudo deve estar bem claro e o extrato batendo com o que foi declarado por sua contabilidade. Além disso, esta divisão clara facilita na hora de preencher declarações como o IRPJ.

Sabe quem pode te ajudar nisso, não é?! Sim: SEU CONTADOR.

Ainda não escolheu um? A Previsa Contabilidade tem todo know how para atender sua empresa com maestria e, junto a você, levá-la rumo ao sucesso.

Quer saber mais? Entre em contato!

Quer saber mais sobre abrir PJ de desenvolvedor de sistemas?

Contabilidade Consultiva

Vale do silício Brasileiro: os principais polos tecnológicos do Brasil

BPO FINANCEIRO: como reduzir custos com a terceirização do financeiro das empresas

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: 31 97196-0369

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *