Academia de Negócios: Educação Corporativa

4 de abril de 2019 Academia de Negócios

Academia de Negócios: Educação Corporativa 

Atualmente, bem no meio de um cenário de extrema competitividade, diversas empresas se destacam ao investir em seus funcionários (não somente em seus produtos / serviços). É exatamente nesse ponto que se embasa a educação corporativa: preparar adequadamente (ou até mais) os colaboradores para que eles façam a diferença do negócio no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre? Continue conosco! É sobre isso que iremos abordar.

Profissionais capacitados se sente valorizados

Pois bem, todo empreendedor sabe (ou deveria saber) que um profissional capacitado se sente valorizado e acaba gerando um lucro maior para a empresa (uma vez que a educação empresarial colabora de forma eficaz no crescimento profissional do mesmo). Além disso, esse mesmo profissional, ao passar pela capacitação, consegue discernir melhor todos os processos internos que lhe são empregados (o que auxilia imensamente para o clima organizacional).

Ao notar os pontos positivos, e o diferencial que os mesmos podem gerar para as receitas do negócio, cada vez mais os empresários focam na capacitação de suas corporações.

Para comprovar tal fato, convidamos você a acessar uma página da web destinada a cursos livres (qualquer uma). Note que, em sua maioria, os cursos são destinados ao ambiente corporativo. Sabe o motivo disso? Com o advento da internet, buscar uma capacitação online é prático e resulta em um engajamento tecnológico do profissional (o que também acaba sendo ótimo para a empresa).

Convença-se a investir em seus colaboradores

Com a internet, há a possibilidade de transmitir ao colaborador uma gama de informação acerca de temas distintos (de acordo com seu foco empresarial). Sendo assim, o empreendedor pode auxiliar na capacitação, colaborar nesse processo de “construir o saber” e motivar o profissional. Tudo isso com presteza, agilidade e baixo custo.

E aí? Convencemos você a investir em seus colaboradores? Se a resposta foi positiva, parabéns! Essa decisão já te coloca alguns passos a frente de muitos. Porém, antes de começar esse processo, você necessita compreender de forma abrangente quais são os seus objetivos. Qual seu foco? O que pretende alcançar implemento a educação empresarial?

Para responder essas questões, é essencial conhecer plenamente seu negócio (pontos fortes e fracos). Quando você tem conhecimento mais abrangente de suas forças e de suas fraquezas, consegue (de forma mais fácil) entender que tipo de capacitação sua empresa precisa.

Mas, afinal, o que é “Educação Corporativa”?

A educação corporativa nada mais é que uma forma de aprimorar o desempenho de seus profissionais dentro de sua empresa. Isso é feito com foco em uma possível vantagem no mercado tão competitivo. Porém, tal fato não é feito “de qualquer maneira”. Esse tipo de processo é realizado com base no aprendizado.

É a partir da educação empresarial que você, empresário, consegue idealizar as capacitações que os seus funcionários necessitam, objetivando a atualização dos mesmos (sempre analisando e embasamento todo o procedimento nas rotinas de sua empresa).

A ideia, aqui, é trabalhar com foco em um planejamento. A partir do mesmo, serão desenvolvidas ações com os profissionais do seu negócio (podendo ser palestras, cursos, workshops etc). Tudo de acordo com os seus valores e objetivos. Assim, seu funcionário “cresce” e sua empresa, consequentemente, também.

Benefícios em adotar essa postura em sua empresa

Entendeu tudinho? Já está realmente convencido? Ainda não? Pois bem, vamos listar alguns benefícios em adotar essa postura em sua empresa:

  1. Resultados

    Quando um funcionário possui capacitação interna, ele produz mais e, consequentemente, possui melhores resultados. Acredite! Para que você possa vislumbrar com maestria tal afirmação, idealize a seguinte cena: uma loja de sapatos. O empreendedor dessa loja mantém cursos de capacitação para seus funcionários no decorrer do ano. O motivo pelo qual essa loja que você está imaginando ter um resultado melhor e mais satisfatório em relação às outras é exclusivamente o fato de seus vendedores trabalharem de uma mesmo forma, com objetivos semelhantes, com um foco em comum. Isso porque o empresário ensinou essa mensagem no decorrer de todo o ano para seus vendedores, e esses se sentem motivados a seguir tal linha de raciocínio (uma vez que sentem que o empregador se preocupa com a profissionalização deles).

 

  1. Satisfação

    Partindo do descrito no item anterior, tem-se, ainda, a satisfação do funcionário. Lembra que mencionamos que o empregado se sente motivado com o ato de proporcionar a ele uma capacitação? Pois bem, essa satisfação que você gerou nele irá fazer com que ele produza mais e, consequentemente, o levará a uma gama maior de resultados (uma pequena bola de neve, não é mesmo?). Diversas pesquisas mostram que não é somente uma recompensa salarial que satisfaz o colaborador, mas, também, recompensas sociais. Auxiliar no crescimento profissional de alguém pode ser tão importante quanto qualquer outra recompensa. A realidade é que, capacitando seu funcionário, você irá gerar resultados positivos na vida profissional e pessoal do mesmo (uma vez que há o encontro da satisfação no trabalho).

 

  1. Eficácia

    Quando você capacita seus funcionários, todos os processos que ocorrem nas ações do seu negócio passam a ser realizados de forma otimizada. Isso ocorre pois os papéis de cada um acabam ficando mais bem definidos no decorrer das capacitações. Sendo assim, cada funcionário sabe exatamente como desenvolver suas funções (a ideia da ação de engrenagens). Se as ações são otimizadas, o trabalho da empresa funcionará de forma mais eficaz (o que irá gerar mais resultados).

Notou como tudo aqui acaba sendo, realmente, uma “bola de neve”…. Ou, um belo ciclo:

Educação com foco em resultado

A sensação de satisfação irá criar resultados, que otimizarão o processo, criando vantagens para o empregador e para o empregado. Todos saem ganhando!

Mas, para que seja um processo realmente benéfico, é necessário saber que a educação corporativa é contínua (e não pontual). Você irá planejar etapas que ocorrerão sempre e reciclarão os conhecimentos dos profissionais, continuamente. Caso contrário, estará focando apenas em treinamentos pontuais.

Sendo assim, pense com carinho em cursos de capacitação, workshops, palestras (você pode ir além, de acordo com os seus objetivos). Pense no que mais você pode fazer para motivar sua equipe e para levar à mesma mais conhecimento.

Ah, muito importante: divirta-se com essa atitude! Bom trabalho!

 

Academia de Negócios

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

 

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *