Contabilidade interna x Contabilidade Externa (Terceirizada)

5 de agosto de 2020
Compartilhe

Contabilidade interna x Contabilidade Externa (Terceirizada)

Você, enquanto gestor de uma empresa que pleiteia o sucesso, precisa de alguém em que possa confiar os dados contábeis da sua empresa e por isto sempre vem a dúvida entre Contabilidade interna x Contabilidade Externa. E, como bom seguidor das nossas conversar de blog, você já tem ciência disso, certo?!

O que ainda permanece como dúvida é a ideia do que é “melhor”: contratar um colaborador ou ter um contador terceirizado? Contabilidade interna x Contabilidade Externa?  Pois é… Como sempre, seus problemas, aqui, se acabaram. Hoje, vamos sanar essa dúvida de uma vez por todas.

Em primeira instância, é necessário que a gente tenha em mente que um profissional contábil deve transmitir confiança e qualidade das informações para que você, enquanto administrador, possa tomar as decisões corretas sobre o futuro da sua empresa.

Para ajudar você, preparamos uma lista de vantagens e desvantagens sobre o serviço de um contador interno e externo e os fatores a serem considerados na hora da escolha.

Vantagens da Contabilidade terceirizada

1. Economia

A empresa não precisará investir em softwares contábeis, pois o serviço será realizado por terceiros. Além disso, a contratação do serviço muitas vezes é mais barata do que a de um contador interno, pois você deixa de pagar os encargos trabalhistas envolvendo a Previdência Social, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o aviso prévio em casos de demissões, entre outros.

2. Foco na atividade da empresa

Ao contratar um serviço terceirizado o administrador e os demais funcionários conseguem focar a atenção no produto da empresa, pois a responsabilidade de orientar sobre o pagamento de impostos e o regime tributário é do contador externo. Desse modo, ninguém da equipe precisa parar as atividades do cotidiano para pesquisar mudanças nas leis e na cobrança de impostos.

3. Serviço especializado

Geralmente, ao buscar um serviço terceirizado acaba-se contratando um escritório especializado. Nesse caso, há diversos profissionais contábeis disponíveis para atender os clientes. Ou seja, você indiretamente contrata uma bagagem maior de conhecimento e experiência. Assim, se surgirem dúvidas em algum procedimento, os contadores conseguirão conversar e encontrar a melhor solução para sua empresa. Isso dá mais agilidade para as resoluções do dia a dia e evita a perda de tempo com discussões internas que não fazem parte do foco da empresa.

4. Melhor estrutura

Por atuar diretamente na área contábil, o serviço terceirizado terá uma estrutura melhor para desempenhar as atividades. Isto é, já terá contratado os softwares específicos para fazer a integração entre documentos, o lançamento das notas fiscais e os balancetes. Desse modo, você não precisa investir em ferramentas que são pouco utilizadas pela sua empresa porque não fazem parte da atividade principal.

Desvantagens da Contabilidade Externa (Terceirizada)

5. Sua empresa não é exclusiva

Ao contratar um serviço terceirizado é preciso ter consciência que você não será o único cliente. Sendo assim, o contador não terá as 8 horas do dia disponíveis para você. Nesse caso, é sempre importante solicitar os dados com antecedência ou avisar quando precisar de informações urgentes.

A contabilidade externa implica na contratação de um escritório de contabilidade para gerenciar toda a área contábil e fiscal do seu negócio. Em outras palavras, terceirizar o serviço deste setor específico. Em geral, empresas de pequeno porte tendem a contar com a contabilidade externa por julgarem um processo mais rápido e simples, já que não precisam aprender sobre leis e normas em geral.

O grande problema é que, a maioria dos escritórios de contabilidade trabalham de forma impessoal e atendem à uma grande demanda vinda de seus muitos outros clientes, ou seja, nem sempre existe a atenção ideal para uma série de detalhes fiscais e contábeis ligadas à empresa, como é o caso da escolha do Regime Tributário, por exemplo, que é realizada uma vez por ano e pode impactar negativamente nos números da empresa caso seja mal escolhido. Em contraponto, aqui na Previsa, possuímos uma forma especial de atendimento, com vários diferenciais como: Gerentes de Sucesso, Unidades de atendimento por perfil da empresa, temos unidades segmentadas para nichos de mercado, além de diversas técnicas que a contabilidade consultiva permite.

Acredite se quiser… A desvantagem para por aqui.

Vantagens da Contabilidade Interna

1. Atendimento Exclusivo

Ao contratar um funcionário para o setor contábil você possui uma pessoa dentro da empresa para desempenhar a função. Sendo assim, sempre que tiver alguma dúvida ou urgência ela estará disponível para esclarecimentos dentro do horário de trabalho.

Desvantagens da Contabilidade Interna

1. Custos dos Encargos Trabalhistas

A contratação de um funcionário requer o pagamento de tributos que podem onerar os custos da empresa. São eles:

  • INSS — Previdência Social;
  • FGTS — Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • multa rescisória nos casos de demissão sem justa causa;
  • férias remuneradas;
  • décimo terceiro salário.

2.Gastos com softwares contábeis

Para que o profissional contábil possa desempenhar bem as suas funções, é preciso adquirir softwares contábeis. Isto é, existe a necessidade de investir na estrutura para ele trabalhar, gerando gastos para a empresa.

Contratação: saiba os cuidados necessários Contabilidade interna x Contabilidade Externa

Após comparar Contabilidade interna x Contabilidade Externa, é preciso fazer a escolha certa.

Pesquise a idoneidade do profissional, as experiências anteriores e as referências que ele possui de outros empregos ou serviços. No caso da terceirização, considere também a avaliação de antigos clientes, a estrutura oferecida e leia bem o contrato antes de assiná-lo.

Gostou de conhecer mais sobre as vantagens da contratação de um contador terceirizado e de um funcionário? Já sabe o que seria melhor para a sua empresa?!

Então, que tal já entrar em contato para agendarmos um café e discutir as melhores propostas para seu negócio?

Ficamos no aguardo!

Saiba mais sobre Contabilidade interna x Contabilidade Externa

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: +31 97196-0369

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *