As vantagens de atender pacientes à distância através da Telemedicina

1 de junho de 2020 As vantagens de atender pacientes à distância através da telemedicina
Compartilhe

As vantagens de atender pacientes à distância através da Telemedicina

A Telemedicina surgiu para ampliar a oferta de serviços da saúde em situações em que pacientes e profissionais da área médica estão em locais distintos.

Com essa tecnologia, é possível realizar consultas e laudar exames à distância. Ela também é útil para a troca de informações entre médicos e agiliza diagnósticos, uma vez que os exames podem ser encaminhados para especialistas localizados em qualquer lugar. As vantagens da telemedicina são muitas, tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes.

Hoje, excepcionalmente, vamos mostrar para você as vantagens de aderir ao mundo da Telemecidina – reunimos neste artigo alguns dos principais benefícios na adoção de um sistema de telemedicina em clínicas de saúde. Esperamos que já tenha separado nossos rotineiros minutos e relaxado… Afinal, vamos conversar.

Health ou “saúde digital”

No exato minuto em que estamos conversando, a telemedicina está inserida em um conceito muito mais amplo, conhecido mundialmente como eHealth ou “saúde digital”. Segundo a HIMSS – Healthcare Information and Management Systems Society, eHealth é qualquer aplicação da internet, utilizada em conjunto com outras tecnologias de informação, focada em prover melhores condições aos processos clínicos, ao tratamento dos pacientes e melhores condições de custeio ao Sistema de Saúde. Ou seja, a saúde digital nada mais é do que inserir a saúde na era digital.

As vantagens da telemedicina também incluem, além do que expomos no início de nossa conversa, a otimização do tempo e a redução de custos operacionais, como compra de papel, impressão de laudos e despesas logísticas. Ela pode ser aplicada em clínicas médicas de diversos tamanhos e especialidades, além de unidades focadas em medicina ocupacional. Interessante, não é mesmo?

Mas, e quanto aos gastos? Em primeira análise, pode parecer necessário um grande investimento de softwares e equipamentos para a adoção do laudo a distância. Porém, adaptar sua clínica à Telemedicina não é um processo complicado. Se a sua clínica já investe em informatização, é possível adaptar os equipamentos existentes e logo começar a usufruir das vantagens da telemedicina. Ou seja, assim como boa parte das atratividades da tecnologia, o baixo custo pode, claramente, ser analisado por aqui. Abaixo, listamos cinco das principais vantagens:

  1. Otimização do tempo

Os dados dos seus pacientes e os resultados de seus exames ficam disponíveis na web, protegidos para que apenas os profissionais e o paciente possam visualizá-los. Dessa forma, o médico e seus colaboradores conseguem acessar o conteúdo rapidamente e de qualquer local. O arquivo é recebido instantaneamente pela central da empresa de telemedicina.

Se esses resultados fossem enviados por correio, por exemplo, o tempo de espera seria de dias ou até semanas. Além disso, os laudos ficam disponíveis 24 horas por dia na nuvem, um tipo de compartilhamento online que permite acessar, guardar e editar arquivos remotamente. Existe uma melhora significativa na organização para encontrar arquivos e fazer a segunda via de laudos. Com a versão na web, é possível ainda pesquisar e consultar informações com muito mais agilidade, otimizando o tempo dos profissionais de saúde.

Um detalhe importante sobre essa questão de laudos é que a mesma já era implementada em boa parte das clínicas – os resultados já eram divulgados online antes mesmo da época de isolamento. O que mostra que a Telemedicina não é tão “nova” quanto muitos pensam.

  1. Aumento da capacidade de serviços

As vantagens da telemedicina também aparecem no aumento da agilidade dos processos.  É possível que os laudos sejam enviados e fiquem disponíveis na web para diferentes equipes e profissionais, como mencionamos anteriormente. Um arquivo eletrônico, diferentemente da versão em papel, pode ser acessado simultaneamente por múltiplos usuários.

O prazo para que os resultados sejam entregues também é menor, pois uma empresa de telemedicina conta com suporte disponível em tempo integral. Ou seja, o empresário que contrata uma empresa para emitir laudos médicos online “contrata” funcionários à distância. Dessa maneira, o conforto para os profissionais de saúde aumenta e a probabilidade de erros médicos diminui.

  1. Maior segurança

Uma das maiores vantagens da telemedicina e do laudo à distância é a segurança das operações. Os arquivos gerados só podem ser acessados por pessoas autorizadas, mediante validação e identificação. Isso é feito por meio de um software ou site que possui login e senha em ambiente seguro, com certificação de segurança e criptografia de conteúdo.

O banco de dados permite que exames e laudos sejam armazenados virtualmente e possam ser acessados a qualquer hora. Documentos físicos são facilmente perdidos ou esquecidos, mas, ao armazenar os laudos em nuvem, o risco de perda ou danos aos documentos é reduzido drasticamente.

Banner Ebook Medico

  1. Custos menores

Para realizar e emitir laudos dos exames sem um sistema online, uma clínica precisa de investimento na infraestrutura, na logística e no quadro de funcionários. Porém, se o centro de documentação estiver localizado fora da clínica, é possível reduzir os gastos consideravelmente. Os profissionais podem usar tablets, computadores e smartphones para analisar exames, dispensando o uso de estações de trabalho para análise. Não é necessário manter um corpo clínico disponível em tempo integral. As clínicas só pagam pelos laudos emitidos, conforme a demanda de pacientes e exames do dia.

Nas emissões de laudos no próprio local, é necessária uma grande estrutura para armazenar todos os laudos físicos e não misturar os resultados de cada paciente, sem contar com os gastos elevados de impressão. Com um sistema online, é possível armazenar os arquivos de todos os pacientes em uma única plataforma, que pode ser acessada de diferentes computadores. Assim, há economia de espaço no consultório e de gastos para impressão e armazenamento.

O investimento tecnológico é compensado pela eficiência e economia de recursos que é gerado a médio e longo prazo. Uma boa empresa especializada em prontuários e laudos eletrônicos pode garantir o bom funcionamento e a segurança do sistema e garantir todas as vantagens da telemedicina.

  1. Maior rapidez no tratamento

Os laudos online são feitos com extrema rapidez e enviados para o paciente, que pode marcar uma consulta com seu especialista. A partir do diagnóstico, o médico pode prescrever um tratamento eficaz para a patologia apresentada.

Se o laudo médico demorasse a ser liberado, o tratamento também demoraria. Quando a situação clínica é de alta complexidade, as diversas equipes podem debater os resultados e chegar a uma conclusão rapidamente. Dessa forma, os laudos on-line são vantajosos, já que são emitidos de forma mais ágil.

A tecnologia evoluiu muito, e, hoje em dia, é possível agilizar diversos processos e evitar deslocamentos desnecessários do paciente entre diversas clínicas e laboratórios com a ajuda de um sistema eficaz.

E aí? Pronto para inserir a Telemedicina em sua clínica?

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsAApp: + 31 97196-0369

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *