Balanço Patrimonial e DRE: Saiba a diferença entre eles

5 de agosto de 2022 Balanço Patrimonial e DRE
Compartilhe

Ao contrário do que muitas pessoas do ramo empresarial acreditam, Balanço Patrimonial e DRE não são as mesmas coisas. Sabemos das semelhanças nos processos, e entendemos que pode gerar dúvidas sobre estes relatórios. Se você é gestor e quer realmente estar a par de tudo o que acontece na sua empresa, precisa conhecer e perceber essa diferença.

Ambos os documentos permitem ao gestor visualizar a situação financeira da empresa. Cada um deles faz isso através de um conjunto de variáveis diferentes.

Para ajudar você a entender as diferenças entre ambos os documentos, trouxemos neste artigo muitas informações para que você entenda que cada um deles tem um papel importante no financeiro da empresa – mas não o mesmo.

O que é Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial, sem dúvida, é o principal demonstrativo contábil. Ele também é conhecido por outros nomes: balanço contábil, balanço financeiro. Esse relatório faz praticamente um Raio-X da empresa, ao final do exercício.

O Balanço Patrimonial é um demonstrativo contábil e deve seguir a regulamentação dada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Esse demonstrativo é feito, geralmente, de forma anual sendo considerado extremamente relevante para se ter um retrato fiel da situação econômica de uma empresa.  

Para isso ele faz um levantamento de ativos, passivos e patrimônio líquido. Estes elementos, além de retratar a saúde econômica do seu negócio, mostram quais são os elementos que compõem não apenas o patrimônio, mas também suas obrigações. Dessa forma, é possível entender o valor de uma empresa e sua situação patrimonial através do que ela possui (bens e direitos) e suas obrigações. E, através destes dados, é possível chegar a um equilíbrio entre os ativos e passivos – por isso o termo balanço.

Mesmo as empresas optantes pelo Simples Nacional são obrigadas a fazê-lo. Já no caso das Sociedades Anônimas (S.A.), por comercializarem ações na bolsa, elas devem apresentar esse relatório trimestralmente. Quem é MEI está desobrigado a fazê-lo, contudo,  se desejar participar de licitações de órgãos governamentais, torna-se  obrigados a fazê-lo também.

O que é DRE

DRE é a sigla para Demonstração de Resultado do Exercício. Através desse relatório a gestão consegue avaliar se a empresa está sendo lucrativa, ou somando prejuízos em um período determinado. O DRE atua como um complemento ao Balanço Patrimonial – e é aí que começam as diferenças. Para avaliar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo, o DRE apresenta uma relação das receitas e despesas da empresa em determinado período.

Ao ser elaborado, o DRE precisa obedecer ao princípio do Regime de Competência. É uma forma de garantir que as receitas e despesas sejam lançadas já no período em que acontecerão e não apenas depois de recebidas ou pagas. Resumindo: o DRE demonstra o resumo financeiro tanto dos resultados operacionais quanto dos não operacionais de um negócio.

Normalmente o DRE é elaborado anualmente, abrangendo o chamado período de exercício financeiro, que vai de janeiro a dezembro. No entanto, é possível elaborá-lo mensal ou trimestralmente. Inclusive essa é uma ótima forma de analisar e entender os resultados da empresa no decorrer de todo o período, e não apenas ao final dele.

As leis nº 6.404/76 e 11.638/07 determinam que, exceto MEI, todas as demais empresas são obrigadas a elaborar o DRE anualmente, sempre depois do encerramento do ano-calendário. Já no caso das empresas de Capital Aberto, que operam na Bolsa de Valores, o DRE precisa ser feito trimestral ou semestralmente.

Diferenças entre Balanço Patrimonial e DRE

Como pudemos ver, apesar de semelhantes à primeira vista, Balanço Patrimonial e DRE fazem análises diferentes de uma empresa. Ambos são obrigatórios por lei, e extremamente importantes dentro de uma gestão eficiente. Unidos, os dois relatórios permitem uma visão muito completa da empresa. Inclusive, o DRE pode ser feito em períodos menores, permitindo um acompanhamento muito mais preciso do histórico financeiro de um negócio. Vejamos as principais diferenças entre ambos:

 

Balanço Patrimonial DRE
Abrange todo o histórico empresarial Abrange um período específico 
Revela a situação do patrimônio líquido Demonstra o resultado 
Tem como prioridade as contas patrimoniais (contas futuras e bens) É estruturado pelas contas de resultado (receitas, custos e despesas)

 

Com estes dados em mãos, um bom gestor é capaz de planejar melhor suas ações, seja na busca de novas receitas, reduções de custos e despesas , ou decidir investir mais em determinado setor da empresa. Além disso, através dos dados fornecidos pelo Balanço Patrimonial e DRE, é possível elaborar alguns KPIs (Key Performance Indicators, em tradução livre Indicadores-chave de Performance) muito importantes como, por exemplo:

  • EBITDA
  • Retorno sobre ativos (ROA)
  • Retorno sobre
  • Margem líquida

Resumo

Neste artigo você pôde ver mais detalhadamente as semelhanças e as diferenças entre o Balanço Patrimonial e o DRE. Abordamos os seguintes pontos:

  • O que é Balanço Patrimonial
  • O que é DRE
  • Diferenças entre Balanço Patrimonial e DRE

É fácil perceber que para elaborar estes relatórios é necessário um profissional tecnicamente capacitado, atualizado, com olhar atento e organizado. . Para que as informações cheguem da forma correta e fiel, você pode contratar um profissional da área  ou terceirizar esse serviço e deixá-lo nas mãos de quem tem experiência suficiente para elaborá-los com tranquilidade.

Conte com um time de especialistas

Na Previsa, nosso time está sempre atento para buscar as melhores experiências e fornecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato. Nossos profissionais, além de ampla experiência em relacionamento, são proativos, objetivos e estão altamente preparados para atender e encantar.

Fale com um de nossos consultores e descubra como também podemos ajudar a sua empresa a crescer!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *