BPO FINANCEIRO: como esta ferramenta é uma ajuda para não falir 

3 de dezembro de 2020 BPO Financeiro: ajuda para não falir
Compartilhe

Toda empresa nasce do sonho de um empreendedor em ter o próprio negócio. Para tornar realidade, o empresário assume a administração e, no seu ritmo, constrói algo sólido e rentável e possui, até estabilizar, ajuda para não falir.

À medida que a empresa cresce, o proprietário pode perder o controle de determinados processos, sobretudo financeiros, que precisam estar alinhados ao crescimento da empresa. Isso pode acontecer porque é preciso manter um acompanhamento rígido e diário do fluxo de caixa e do mercado econômico e, se dividindo em diversas funções, algumas podem não receber atenção necessária.

Ao não conseguir gerir a empresa como um todo, o empresário coloca a existência do seu negócio em risco. E ao ter que decretar falência, ele prejudica funcionários, fornecedores e até o patrimônio pessoal.

Gestão financeira e econômica do negócio

A receita, tanto para micro, pequenas e grandes empresas é a mesma: manter a gestão financeira e econômica do negócio sob controle. Como conseguir isso? Contratando um serviço de Business Process Outsourcing (BPO), ou Terceirização de Processos de Negócios, em bom português.

Ao investir em BPO, o empresário transfere a administração dos setores vitais do empreendimento, como departamentos de recursos humanos, tributação e financeiro, para uma contabilidade especializada. Dessa forma, terá a certeza de que profissionais qualificados estarão controlando e contribuindo para desenvolvimento da empresa.

Mas antes de falar sobre como o BPO pode livrar empreendimento da falência, é preciso entender como está o mercado econômico brasileiro.

Dados no brasil

No Brasil, até o final do primeiro semestre de 2020, quatro a cada 10 empresas fecharam as portas devido a pandemia. Pedidos de falência aumentaram 34,2% e cerca de 716 mil CNPJ’s que deixaram de existir.

É fato que a crise sanitária mundial contribuiu para o fechamento de empresas. Entretanto, antes do vírus, o cenário nacional já não estava tão favorável ao empreendedorismo. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de 2014 a 2018, foram registrados mais pedidos de encerramento do que de abertura de empresa, o que está deixando o saldo negativo. Nesse período de cinco anos, mais de 328 mil estabelecimentos foram fechados.

Segundo a análise da Dieese, o setor mais afetado foi o de comércio, sendo as empresas de pequeno e médio porte as mais prejudicadas pela estagnação da economia brasileira.

Também é preciso mencionar que 58% das empresas fecham as portas antes de completar cinco anos, segundo o Sebrae. E o principal motivo é a gestão financeira ineficiente. Sem conseguir manter as contas em dia, os empreendimentos estão fadados ao fracasso.

Medidas emergenciais e paliativas

Para as empresas que chegaram ao nível de cogitar insolvência, existem algumas alternativas para tentar a recuperação. Os empreendedores podem solicitar um financiamento e, dessa forma, quitar as contas com os credores e se livrar da falência. Por outro lado, irão contrair uma dívida que, se não for bem planejada, também levará a empresa a fechar as portas.

A recuperação judicial é outra opção dos proprietários para evitar a falência. Esse tipo de recurso permite a suspensão temporária do pagamento de credores. Enquanto isso, o empresário ganha tempo para organizar as contas, adquirir verba e planejar a retomada. Contudo, não são todas as empresas que conseguem na justiça o direito à concordata.

Essas opções nos mostram que a burocracia, perda de dinheiro e falta de credibilidade no mercado só aumentam a dor de cabeça. O ideal é evitar os caminhos que levam à falência.

BPO financeiro como solução efetiva e ajuda para não falir

Como foi citado no início do artigo, a forma mais segura de evitar o fechamento precoce da empresa é manter as contas em dia. Por isso, o BPO é a alternativa mais acertada para os empreendedores e essencial ajuda para não falir.

Com uma equipe especializada nos setores tributário, administrativo, financeiro e de pessoal, o empresário terá a certeza de que nenhum detalhe irá comprometer a saúde financeira da empresa. Caso algo saia do planejado, a contabilidade irá analisar o caso específico e já propor um plano de ação. Na pandemia, por exemplo, diversos clientes foram alertados e tomaram as medidas necessárias para manter a empresa ativa.

O BPO também é útil para aqueles que desejam uma expansão duradoura e ordenada. O empresário poderá contar com assessoria específica para seu negócio, planejamento a longo prazo e acompanhamento dos índices de crescimento.

Muito do sucesso de uma empresa está em sua regularização. Manter impostos e taxas em dia e de acordo com a atividade do negócio não só evitam pagamento de multas como podem reduzir os gastos com tributação. E os profissionais da contabilidade acompanham as constantes mudanças na legislação brasileira e podem readequar o modelo do empreendimento, se necessário.

O mesmo ocorre com a documentação legal da empresa

Contratando o BPO, o empreendedor não irá se preocupar, por exemplo, comprovante de obrigações acessórias, renovação de alvará e licença de funcionamento. Essa tarefa será acompanhada pelos profissionais da contabilidade.

O processo realizado no BPO passa por eficientes softwares qualitativos e quantitativo, que analisam dados e geram gráficos ricos em informação. Essa é mais uma vantagem, ter uma base consistente para ajudar na tomada de decisões.

Para aqueles que ainda não estão convencidos, dentre os muitos benefícios do BPO é quanto a verba empenhada. Entre contratar uma contabilidade – que já conta com todos os profissionais necessários – e admitir um funcionário para gerir cada setor de forma dedicada, a primeira opção é comprovadamente mais vantajosa. Além disso, o relatório mensal será unificado, com as informações essenciais para a saúde financeira e projeção para o futuro.

O BPO pode ser implementado em empresas novas ou que já tenham tempo de atividade. O importante é que, com o serviço, o empreendimento tem mais possibilidade de prosperar, reduzindo as chances de falência.

Saiba mais sobre como usar BPO Financeiro como ajuda para não falir

Contabilidade Consultiva

BPO Financeiro é confiável

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: 31 99954-0537

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *