Como conseguir clientes usando boa comunicação

18 de março de 2019 Boa comunicação

Como conseguir clientes usando boa comunicação

Para iniciar nossa conversa de hoje, vamos expor uma ideia: suas vendas estão intrinsecamente ligadas ao bom desenvolvimento da expressão de ideias de sua empresa. Nunca tinha reparado nisso? Pois, está na hora de começar a prestar atenção. Afinal, vender é comunicar e, comunicar é vender uma ideia.

Sendo assim, vamos propor um momento, uma pausa do seu precioso tempo, para analisar o quanto a sua comunicação pode interferir no relacionamento de sua empresa com seu cliente. Sabemos o quanto esse ponto é valioso e pode gerar lucros e queremos compartilhar contigo um pouquinho do nosso conhecimento sobre. Vamos lá?

Comunicação, de forma bem simples e objetiva ajudam a conseguir clientes

Para início de conversa, vamos pensar com carinho no que seria a ideia de comunicar: comunicação, de forma bem simples e objetiva, refere-se ao ato de transmitir uma informação a alguém. Logo, temos um processo com pessoas distintas que possuem papéis distintos: uma repassará uma ideia e, a outra interpretará o sentido da informação repassada.

Partindo desse pressuposto, entende-se que fazer essa ação de forma produtiva nada mais é do que conseguir passar um “recado” para frente, sem correr o risco de mudar o seu sentido. Para alcançar uma gama maior de clientes, você precisa desenvolver essa habilidade com maestria!

Desenvolver habilidades, nos dias que correm, é uma tática relativamente simples. Certo? Bem… No que tange a comunicação, não muito. No mundo atual, com o avanço de tantas tecnologias, surge uma característica positiva (e negativa): a diversidade!

A parte positiva está no que diz respeito ao respeito por essa diversidade e ter um mercado que abrange todo tipo de cliente (viva!). A parte negativa, porém, diz respeito exatamente à comunicação. Existe um vasto e diversificado nicho de clientes e, meu caro, eles são muito diferentes. Uma linguagem diferente, um mindset diferente, costumes diferentes… Dessa forma, repassar ideias, sem perder nenhuma parte (mínima que seja) das informações, é um enorme desafio.

Ouvir bem e um bom processo de atendimento

Um ponto importante e estratégico para desenvolver sua habilidade é iniciar de um foco um pouco inusitado e nem sempre utilizado: a audição. Ouvir bem, meu caro, é uma arte a que poucos se dedicam. É necessário ouvir e compreender seu possível cliente para conhecer adequadamente sua “dor” e trazer a solução. Captar um cliente começará a partir desse passo, pois, somente a partir disso, haverá a possibilidade de uma conversação mais assertiva. Conclusão: você alcança a solução exata, ciente feliz, cliente captado.

Em resumo, saber ouvir pode ser seu diferencial no mundo (e no mercado) moderno. Por isso, nossa dica de ouro é: ouça seu cliente! Mas, pensando assim, pode surgir a seguinte dúvida: “basta ser amigo dos meus clientes?”

Meu amigo, obviamente a resposta para tal pergunta é um grande “não”. É necessário que você, e toda sua equipe, desenvolva a arte e cultura da boa comunicação. Para tanto, e retomando tudo que já conversamos até aqui, é primordial entender e se fazer entender. A proximidade com o cliente pode ser um dos pontos importantes para esse processo, mas, não é o ponto chave. Ser unicamente amigo do seu cliente pode não fazer com que ele permaneça (ou volte) a adquirir seus serviços, uma vez que não compreende todo o processo de atendimento. E esse processo fará diferença.

Criação de canais de feedback

Após definir que um ponto importante é ouvir, atentamente, o seu cliente, você notará que é de suma importância criar novas formas de se comunicar com ele. Uma boa metodologia simples e eficaz é criar canais de feedback – possíveis reuniões, call, troca de e-mail, tudo que abra margem para receber todas as possíveis “dores” do cliente e, com essas informações em mãos, conseguir se adequar para as soluções cabíveis.

Ao ouvir seu cliente e criar as formas de feedback, você poderá desenvolver, com maestria, um processo comercial de sucesso que alcance exatamente o que o freguês de sua empresa necessita. Note que, esse ponto, só será alcançado caso você estabeleça uma forma de comunicação em que o cliente se sinta à vontade o suficiente para explicar toda a pendência existente para ele. Além disso, ao ouvir toda a demanda repassada pelo cliente, você poderá analisar a estrutura atual de seu negócio e verificar o que pode ser ajustado.

Ou seja, a base da boa negociação é: escutar, comunicar e otimizar.

É, relativamente, simples e eficaz. Não acha?

“Pois bem, chegamos até aqui… Esse ponto pitoresco em que conseguimos escutar nosso cliente e viabilizar soluções e estratégias. Foi um caminho percorrido com muito zelo e com foco total no cliente. E agora?”

Agora, é simples: chegou a hora de se organizar. Você já deve ter notado que, em cada conversa que temos em nosso blog, usualmente retomamos essa palavra mágica que é “organização”. É importante que você perceba que, em cada parte de seu processo rumo ao sucesso, essa ação de se organizar é necessária. Caso contrário, o caminho do sucesso será mais longo e, possivelmente, não será alcançado. E não é o que queremos, certo?

Pois bem, retomando, você já consegue se comunicar de forma cautelosa e eficaz e sabe definir quais as dificuldades apresentadas pelo nicho alvo de sua empresa. Sabe definir as estratégias pertinentes a cada cliente em específico. Você está indo bem! Agora, precisa organizar sua rotina, cada tarefa, cada função. Trabalhar com uma agenda organizada irá deixar sua vida muito mais tranquila (acredite!). Agende todas as ligações, e-mails, mensagens, reuniões e repasse ao seu cliente (lembra dos canais de feedback?). Essa atitude manterá seu cliente a par de cada ação tomada no que tange a demanda dela e tornará a comunicação, além de bacana, transparente.

Um processo comunicativo, para que seja mais assertivo e alcance o público alvo de forma certeira, precisa ser claro, objetivo, organizado e transparente. Anote isso! Fará toda diferença.

Conclusão para conseguir clientes com uma boa comunicação

Manter uma boa comunicação auxiliará sua empresa no processo de captação de clientes, porém, para tanto, você deverá começar ouvindo o que eles têm a lhe dizer. Faça isso com calma! Sabemos que você não deixará que detalhes atrapalhem o seu sucesso.

Organize-se e comunique-se! Você terá resultados incríveis!

 

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