Consultoria Financeira Pessoal: o que é e como funciona?

6 de maio de 2021Consultoria Financeira Pessoal

Insônia, irritação, ansiedade, falta de apetite. Poderíamos descrever diversas doenças que apresentam esses sintomas, mas estamos falando de dívidas. A inadimplência é um dos problemas que mais tira o sono dos brasileiros. E não é por menos. Cada dia que passa é um acréscimo nos juros, fazendo que o valor a pagar aumente e, com isso, reduza as chances de quitar o débito sem contrair outra dívida com empréstimo. E aí que tal entendermos sobre Consultoria Financeira Pessoal?

Sabemos que a educação financeira não é uma matéria muito valorizada no Brasil. E por educação, falamos mais do que entender que é preciso gastar menos do que se ganha. Prova disso é que a forma de lidar com o dinheiro não está entre os assuntos abordados nas escolas ou mesmo nas universidades.

Por causa disso, muitos aprendem a administrar o próprio capital quando já estão endividados, o que representa um risco para vida financeira. Isso porque cada consumidor possui um histórico de pagamentos vinculado ao CPF, chamado Score.

Quando uma pessoa deixa de pagar alguma conta, o fato é registrado, reduzindo a pontuação no mercado de crédito. Esses pontos são essenciais para ser considerado um “bom pagador” e, assim, conseguir cartões de crédito, financiamentos, empréstimos, até mesmo alugar um imóvel.

Brasileiros com nome sujo na praça

Se você está passando por isso, não está só. Milhares de brasileiros acordam com essa preocupação diariamente e, muitos deles, nunca tiveram a intenção de dever a quem quer que seja. Isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles o desemprego e gastos emergenciais.

O Brasil tem hoje cerca de 24,5% da sua população com idade acima de 18 anos com dívidas registradas em empresas de recuperação de crédito, como Serasa e Boa Vista. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável pelo levantamento, desde 2020 esse percentual está apresentando queda. Contudo, a taxa ainda é considerada alta.

Já a fatia da população endividada, ou seja, aquela que possui compromisso com prestações futuras – além das contas em atraso – chega a 66,7% dos brasileiros. A incidência é maior em famílias cuja renda não ultrapassa 10 salários mínimos.

A pesquisa considera inadimplente os brasileiros que estão devendo às instituições financeira o pagamento de cartão de crédito, cheque pré-datado, prestações de automóvel e imóveis, apólices de seguro e empréstimo pessoal. Também entra na lista os débitos em aberto com lojas varejistas que vendem por meio de carnê próprio.

Consultoria financeira pessoal

Mas não é preciso entrar para a lista de inadimplentes para começar a cuidar das finanças. Melhor ainda se o controle estiver nas mãos de um profissional qualificado que, além de manter a conta bancária no azul, irá evitar a falência. Sim, pessoa física também pode falir.

A Consultoria é oferecida por contadores especializados e apresenta diversos serviços. Entre eles podemos citar:

  • Organização de contas a pagar;
  • Adequação dos hábitos de consumo;
  • Estratégia para quitação de dívidas;
  • Análise do perfil de investidor;
  • Estudo de investimentos rentáveis;
  • Organização de herança;
  • Segurança financeira.

Ou seja, ter uma consultoria financeira pessoal é saber que está fazendo sempre as melhores escolhas para aumentar o Score, manter uma reserva financeira e ainda ter poder de compra para realizar o sonho da casa própria, do carro ou mesmo deixar patrimônio para herdeiros.

Como funciona a consultoria financeira pessoal

O objetivo da consultoria é garantir que a relação do cliente com o dinheiro esteja de acordo com a sua realidade. Para isso, o profissional precisará ter acesso a alguns dados para, então, realizar um estudo financeiro completo. Entre eles estão:

  • Renda mensal;
  • Gastos fixos e variáveis;
  • Lista de bens e patrimônios;
  • Histórico de pagamentos;
  • Financiamentos e empréstimos;
  • Reservas econômicas;
  • Perfil consumidor.

É importante que todas as informações sejam repassadas para que o profissional possa desenvolver estratégias personalizadas e assertivas. Lembrando que o consultor irá reorganizar a vida financeira e não julgá-la.

Assim como ocorre com pessoa jurídica, o profissional irá verificar os pontos positivos e negativos, identificar oportunidades e estruturar o plano de ação. Entre os pontos a serem desenvolvidos está o planejamento tributário, que determina o quanto o cliente irá pagar de imposto, e gestão de riscos, afastando possíveis problemas financeiros no futuro.

Com todos os dados em mãos, o profissional será capaz de alinhar as estratégias às metas definidas pelo cliente, como aumento de rendimentos, aplicação em ações, investimento em previdência privada, entre outros objetivos.

Importante salientar que o consultor irá apontar os caminhos e acompanhar a execução da estratégia, ficando a responsabilidade de seguir o planejamento à cargo do próprio cliente.

A consultoria é um serviço individualizado e se adequa aos acontecimentos na vida do cliente. Qualquer mudança, como troca de emprego, nascimento de filho, entre outras ocorrências que podem acontecer devem motivar estudos para readequar as ações ao novo momento.

Vantagens de uma consultoria financeira pessoal

Ter uma consultoria financeira pessoal vale a pena, mesmo que o cliente não tenha muitos bens para administrar. Dentre os principais motivos, podemos citar a organização das finanças, redução de gasto com itens supérfluos, além de obter autonomia financeira e garantir uma vida mais tranquila, sabendo que questões ligadas ao dinheiro não vão atrapalhar uma noite de sono.

Com as contas em ordem, é possível não só manter o nome limpo, sem restrições, como facilita na hora de solicitar financiamentos para aquisição de bens, como imóvel e carro. Ter crédito também é útil para fazer uma viagem, investir em cursos de especialização e, quem sabe, até abrir a própria empresa.

Mesmo que o cliente não tenha o hábito de investir em ações na bolsa, com a consultoria financeira pessoal é possível adquirir cotas com o mínimo de risco e ainda garantir uma aposentaria digna.

Por último, e não menos importante, com a consultoria o cliente não terá problemas em comprovar rendimentos e solicitar a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, compromisso anual que todos os contribuintes brasileiros têm com a Receita Federal.

BPO Financeiro tem total potencial para ser seu aliado

 

Saiba mais sobre BPO Financeiro

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *