BPO Financeiro no Paraná e o melhor tipo de planejamento orçamentário

29 de setembro de 2020 BPO Financeiro no Paraná
Compartilhe

Todo empresário do Paraná sabe – ou deveria saber – que para manter a saúde financeira do empreendimento em dia é preciso organização e planejamento. Não basta imprimir um relatório mensal com valores de entrada e saída do caixa se você não sabe quais fatores geraram o montante e quais estratégias tomar para conter os prejuízos ou aumentar os lucros. Uma delas é o BPO Financeiro no Paraná, vamos entender melhor!

É preciso manter uma análise regular dos índices e rever o resultado das ações periodicamente. Contudo, não existe uma regra que valha para todas as empresas. Cada gestor deve identificar as necessidades do seu negócio e, a partir disso, definir como será seu planejamento orçamentário.

Se você achou que é uma tarefa difícil de cumprir – e certamente será – com tantos compromissos empresariais, lembre-se que é possível terceirizar esse estudo com o chamado BPO.

Nos acompanhe nesse artigo que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a contratação de BPO Financeiro no Paraná e os melhores tipos de planejamento orçamentário.

O que é Business Process Outsourcing

Primeiro, vamos explicar o que e como funciona o BPO financeiro no Paraná. A Terceirização de Processos de Negócios, em tradução livre, é a prática de demandar à outra empresa parte do trabalho contábil, financeiro, pessoal e/ou tributário.

Por causa da aprovação da Lei Federal n. 13.439, sancionada em março de 2017, a prática de terceirização foi flexibilizada. Se antes a empresa só podia repassar a uma outra funções relacionadas à atividade-meio, ou seja, aquela que não está diretamente ligada à atividade principal do negócio, após a Lei o cenário mudou, aumentando o leque de possibilidades.

Ou seja, você mantem o planejamento orçamentário da sua empresa em dia e ainda sobra tempo para focar na implementação de

estratégias de crescimento.

Planejamento Orçamentário

Não é possível prever o futuro, isso sabemos. Mas conseguimos, por meio de análise de mercado, projeções e histórico, elaborar planos para situações positivas e negativas. Isso nada mais é que o planejamento orçamentário.

Especialistas em contabilidade indicam criar diferentes cenários e períodos para que você possa ter mais controle e assertividade na tomada de decisões. Ou seja, você planeja, por exemplo, um contexto positivo para os próximo 12, 24 ou 36 meses, incluindo possibilidade de expansão, aquisições, entre outros. E faz o mesmo para um cenário desfavorável.

Importante é que o planejamento aborde todos os aspectos financeiros, como receitas, despesas e metas. Além disso, os planos deve ser revistos e, se for necessário, adaptados.

Existem 5 tipos de planejamentos orçamentários que podem servir de base para seu plano. São eles:

  • Orçamento flexível

Como o próprio nome indica, esse modelo de orçamento prevê atualização constante de projeção a curto e médio prazo. É ideal para empresas que atuam em mercados onde a variação de preços é grande, como as possuem participação no exterior e dependem do câmbio.

Em geral, são adotados para monitorar despesas com atividades operacionais e de fabricação. Esse tipo permite que todo o planejamento seja revisto, independente do período estipulado.

  • Orçamento Estático

Diferente do anterior, o tipo estático permanece o mesmo por todo o período planejado. Se as projeções foram para 12 meses, somente após esse período que o plano será revisto e um novo cenário, baseado nos dados anteriores, deverá ser criado.

O modelo estático é útil para determinar o valor a ser distribuído para os gestores. Com um plano rígido, o empreendedor consegue identificar com mais presteza possíveis desvios no plano.

  • Orçamento Contínuo

O planejamento orçamentário é revisado periodicamente, possibilitando a rápida tomada de decisões e mudança de estratégia. O intervalo – se mensal, bimestral, trimestral, semestral – é determinado pelo próprio empresário, levando em consideração o tipo de movimentação financeira da empresa.

O orçamento contínuo é muito utilizado por empresas que atuam com produtos de ciclo de vida curtos.

  • Orçamento Beyond Budgeting

Muito aplicado em grandes instituições, como bancos e fábricas, o principal objetivo desse modelo é fomentar o autogerenciamento. O plano “além do orçamento”, em bom português, busca motivar os gestores a superarem as metas estipuladas no plano.

O planejamento Beyond apresenta projeção para 18 meses, sendo analisado somente após esse período. Os planos subsequentes visam aumentar a projeção do período anterior.

  • Forecast

O modelo se assemelha ao orçamento flexível por ser editável. A diferença é que, no plano Forecast, a revisão é realizada mensalmente. A base de análise e tomada de decisão é o período anterior. Dessa forma, as projeções podem ser alteradas sempre que necessário.

O Forecast é ideal para gestores que atuam em mercados dinâmicos e desejam identificar oportunidade assim que surgem.

  • Orçamento Base Zero

Esse modelo exige mais proatividade e capacidade de análise dos gestores, uma vez que todos os planejamentos são revisados e, caso apresentem alterações, é necessário iniciar do zero o plano.

Qual relação entre BPO e Planejamento Orçamentário?

Depois de conhecer as formas de estruturar sua empresa para manter a saúde financeira, você deve pensar o que uma coisa tem a ver com a outra. É simples! Depois de escolher o tipo de orçamento que melhor se encaixa na sua empresa, basta contratar uma contabilidade com know-how para executar o planejamento.

Isso mesmo. Sabemos que analisar o planejamento requer tempo e dedicação. Por isso, sugerimos que conte com profissionais qualificados para fazer por você.

Com a terceirização sua empresa terá mais chances de prosperar, já que a contabilidade fará o acompanhamento necessário do planejamento. Enquanto isso, você poderá focar em ações de crescimento, vendas e divulgação.

Saiba mais se o BPO Financeiro no Paraná

Contabilidade Consultiva

BPO Financeiro é confiável

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: 31 99954-0537

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *