Contabilidade empresarial: o que é e porque sua empresa precisa

8 de julho de 2022 Contabilidade Empresarial
Compartilhe

Todas as pessoas que desejam se aventurar no ramo do empreendedorismo, cedo ou tarde estarão cara a cara com a contabilidade empresarial. Todo gestor precisa ter um bom controle sobre o financeiro do seu negócio. E, neste caso, não importa se você tem uma microempresa ou é o cabeça de uma multinacional.

Manter um controle íntimo de tudo o que entra ou sai da empresa, de seus compromissos financeiros, e tudo o mais é essencial. Segundo dados do SEBRAE, 30,2% das empresas fecham as portas antes de completarem 5 anos.

Um dos fatores que levam a essa situação é, sem dúvida, a falta de um bom controle das finanças do negócio. Dessa forma, a contabilidade empresarial é uma necessidade vital para todo tipo de empresa. 

Neste artigo você poderá conhecer um pouco mais de perto a contabilidade empresarial. E, depois de entender mais sobre ela, provavelmente entenderá sua importância também. 

O que é contabilidade empresarial

Ao contrário do que muitos pensam, a contabilidade empresarial vai muito além de organizar os pagamentos das obrigações da empresa. A contabilidade, na pessoa do contador, é responsável por analisar diversas informações financeiras da empresa, a fim de avaliar os rumos da mesma. Algumas informações que fazem parte dessa análise:

  • Quitação de parcelas de empréstimos;
  • Entradas de receitas oriundas da venda de produtos ou serviços;
  • Nível de endividamento;
  • Valor patrimonial;
  • Bens adquiridos;
  • Regime tributário;
  • Etc.

A análise dessas informações e outras além delas, permite ao contator fazer um diagnóstico completo da saúde financeira da empresa. A partir dessa análise minuciosa, os gestores podem tomar decisões mais assertivas baseadas na real situação. Através desse diagnóstico, por exemplo, a gestão pode decidir ampliar os negócios. Também pode decidir por um plano de contingência a fim de economizar recursos. Ou mesmo, pode montar uma estratégia para gerar mais lucratividade. 

Dessa forma podemos entender o quanto uma boa contabilidade empresarial é vital para qualquer empresa. Ela precisa ser feita de forma minuciosa e muito responsável, pois erros podem ser fatais para o seu negócio.

Quais as vantagens da contabilidade empresarial

Manter a contabilidade da sua empresa pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Este controle de gastos e receitas, quando bem executado, garante que você tenha informações que facilitam muito negociar com fornecedores, por exemplo. 

Da mesma forma, é possível pôr em prática promoções ou projetos que tenham como foco principal manter seus produtos em alta mesmo em tempos difíceis. Assim, é possível manter um bom patamar de lucratividade durante o ano todo. 

Outro ponto importante é que com informações contábeis precisas à mão, é possível tomar decisões de grande porte para a empresa. Fusões, aquisições, ampliações, expansões, empréstimos. São todas decisões que ficam mais fáceis de se pôr em prática quando você tem um bom diagnóstico do seu negócio.

Rotinas da contabilidade empresarial

A contabilidade empresarial tem diversas rotinas, que são informações que são atualizadas constantemente. Além disso, há processos que se repetem diariamente, semanalmente, mensalmente, semestralmente, anualmente e assim por diante.

No entanto, algumas rotinas são básicas e comuns a todas as empresas. Conheça algumas delas a seguir. 

1 – Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa nada mais é que o registro das despesas e receitas de sua empresa. Quando a empresa ganha mais do que gasta, seu saldo é positivo. Se, por outro lado, gasta mais do que recebe, o saldo acaba sendo negativo. 

2 – Contas a pagar

A gestão das contas a pagar é muito importante. O setor de contabilidade precisa evitar ao máximo gastos desnecessários como multas por pagamentos em atraso, por exemplo. Por isso, a organização é essencial. 

3 – Contas a receber

O monitoramento de contas a receber ajuda a ter uma noção da movimentação do caixa. Nesta conta entram valores a receber, faturas pendentes ou mesmo cobranças que precisam ser feitas. 

4 – Folha de pagamento

Este é um dos pontos mais sensíveis da contabilidade. É preciso garantir o pagamento pontual e o recolhimento adequado de todos os encargos. 

5 – Relatórios e demonstrativos financeiros

São os relatórios gerados pelo cruzamento das informações contábeis que ajudam a empresa a planejar seu futuro. Por isso todos os dados precisam estar sempre atualizados. 

6 – Acompanhamento de receitas e despesas

Outra tarefa de suma importância dentro da contabilidade é o cuidado na hora do preenchimento de formulários. Estas informações precisam estar corretas não apenas para a geração de relatórios, mas também para cálculos de pagamento de tributos, por exemplo. Além disso, todos os dados precisam estar bem divididos e setorizados, para facilitar na hora da geração dos mais diversos tipos de relatórios. 

Quando uma empresa precisa procurar por serviços de contabilidade

O Brasil é um país ainda muito burocrático de forma geral. Quando se fala em empresas então, a burocracia é, muitas vezes, desanimadora. 

Por isso é importante buscar a ajuda de um especialista desde os primeiros momentos da abertura de uma empresa. Dessa forma, você já sai na frente com diversas vantagens. Uma delas, por exemplo, é a escolha do regime tributário ideal que vai te ajudar a manter uma lucratividade melhor. 

Os impactos de uma contabilidade malfeita

Quando o setor de contabilidade não funciona adequadamente, a empresa sofre muito. Algumas chegam inclusive a fechar as portas por conta dos problemas gerados por esta má gestão. Veja alguns dos impactos que um serviço mal feito pode trazer para a sua empresa:

  • Informações incorretas no registro da empresa podem sofrer com multas e altas taxas após auditoria da Receita Federal;
  • Atraso na folha de pagamento por falta de recursos, que gera ainda mais custos;
  • Dificuldade na hora de tomar decisões importantes, por falta de informações;
  • Falta de organização na hora de arquivar documentos dificulta a reunião de informações para a tomada de decisões importantes;
  • Informações desencontradas de receitas e despesas por registros feitos de forma inadequada.

Como a terceirização da contabilidade empresarial pode salvar a vida do seu negócio

Realmente, gerir uma empresa pode ser muito difícil. A contabilidade, por exemplo, é repleta de papelada que pode gerar grande confusão se não for feita por um profissional realmente capacitado. 

No entanto, muitos gestores atrasam ao máximo a contratação desse profissional. O motivo é que sai muito caro ter um especialista na sua folha de pagamento. Isso porque mantê-lo vai além de pagar seu salário: é preciso separar um espaço, seja uma mesa ou um escritório, com mobiliário, computador, softwares e outros. Se você perceber que precisa de uma equipe então, o valor é ainda maior.

No entanto, a terceirização financeira pode dar aquele fôlego que faltava para seu negócio. O único e principal cuidado que você precisa ter é escolher uma empresa que te ofereça uma equipe de profissionais altamente qualificados para poder te ajudar ao máximo.

E, acredite, essa terceirização acaba saindo mais em conta do que o pagamento de um funcionário ou, mais ainda, de uma equipe toda. Por isso, vale a pena investir!

Com uma empresa terceirizada você consegue um serviço de contabilidade organizado e completo. Dessa forma, você tem acesso a relatórios sempre que precisar. Além disso, vai contar com a visão da sua empresa pelos olhos daqueles que estão por dentro de tudo nela.

Esse tipo de facilidade garante a você tranquilidade na hora de tomar decisões importantes. Sem contar na maravilha que é não precisar ficar gerenciando uma equipe contábil. Dessa forma, você pode focar naquilo que mais importa: o sucesso do seu negócio!

Resumo

Neste artigo você aprendeu mais a fundo do que se trata a contabilidade empresarial. Pudemos ver os seguintes temas:

  1. O que é contabilidade empresarial
  2. Quais as vantagens da contabilidade empresarial
  3. Rotinas da contabilidade empresarial
  4. Quando uma empresa precisa procurar por serviços de contabilidade
  5. Os impactos de uma contabilidade malfeita
  6. Como a terceirização da contabilidade empresarial pode salvar a vida do seu negócio

Conte com um time de especialistas

Na Previsa, nosso time está sempre atento para buscar as melhores experiências e fornecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato. Nossos profissionais, além de ampla experiência em relacionamento, são proativos, objetivos e estão altamente preparados para atender e encantar.

Fale com um de nossos consultores e descubra como também podemos ajudar a sua empresa a crescer!

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *