DRE: tire suas dúvidas sobre o assunto

14 de fevereiro de 2019 DRE
Compartilhe

DRE: tire suas dúvidas sobre o assunto

O gerenciamento do setor financeiro de uma empresa envolve uma série de desafios no dia a dia. E, para isso, é essencial dominar conceitos essenciais para conseguir maior excelência no trabalho e evitar dores de cabeça no futuro.

Qualquer tipo de dúvida pode acarretar em erros na gestão financeira e, consequentemente, em prejuízos futuros para a organização. E isso pode comprometer seriamente a rentabilidade a médio e longo prazo.

O post de hoje, portanto, é para ajudá-lo a conhecer um dos demonstrativos fundamentais para a área financeira e contábil da sua empresa: o DRE. Continue lendo e resolva suas questões sobre o tema, garantindo maior confiança na hora de elaborá-lo.

O que é DRE?

O DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) é o documento com as demonstrações financeiras do negócio. Nele contém essencialmente todo o registro contábil do período determinado.

Ele documenta todas as entradas e saídas de finanças. Nele é possível identificar o que entrou e o que saiu, quais são as fontes de receitas e despesas de todas as áreas, seja do operacional, seja do não-operacional.

Normalmente é realizado no final do período de um ano, como uma forma de avaliar os resultados ao longo dos últimos 12 meses e realizar o planejamento para o ano seguinte.

Ele é obrigatório?

Segundo a Lei nº 6.404/1976, sim, todas as empresas devem elaborar o DRE. Porém, a Receita Federal só exige o documento das pessoas jurídicas que, legalmente, devem declarar a Escrituração Contábil Digital (ECD).

Porém, mesmo que a organização não tenha a obrigatoriedade em enviar os dados para a RF, é importante elaborá-lo, pois cumpre uma função estratégica na gestão contábil da empresa.

Qual o seu objetivo?

Um de seus principais objetivos é garantir uma visão mais completa e abrangente do controle contábil da empresa. O DRE permite visualizar, de forma clara, quais foram os principais gastos e ganhos ao longo de 12 meses, incluindo todos os setores da empresa, de forma discriminada e integrada

Ele inclui, também, dado de futuros recebimentos, dívidas parceladas, oferecendo um maior controle das contas da organização a médio e longo prazo, sendo um dos principais demonstrativos contábeis da área.

Qual a sua importância para a empresa?

Devido às informações contidas neste demonstrativo, o DRE é utilizado, principalmente, para demonstrar segurança na solidez da organização para possíveis investidores. Os resultados positivos ali encontrados são uma forma de conquistar a confiança de outras empresas, a fim de conseguir fundos para seu negócio e realizar melhorias a longo prazo.

Outro ponto que demonstra sua importância é que, por apontar os custos operacionais e não-operacionais, é possível identificar onde há gastos supérfluos, conseguindo gerenciar melhor as despesas financeiras.

Por meio disso, é possível também analisar quais os setores necessitam de maior investimento, potencializando os resultados e crescimento do negócio. Isso tudo de forma fácil, integrada e ágil, já que o DRE, devido a sua sequência lógica de informações, facilita seu entendimento.

 

Conclusão

O DRE também é importante pois permite também a verificação da evolução da rentabilidade da empresa ao longo dos anos, podendo avaliar o crescimento ou retração, evidenciando se houve algum tipo de gasto em um período de crise, valorização ou desvalorização de elementos patrimoniais, entre outros.

Ao ter compreensão das questões que abordamos acima, você terá uma melhor capacidade de realizar a elaboração deste documento de forma mais eficiente, prática e conseguir melhores resultados para uma gestão contábil eficaz.

Restou ainda alguma dúvida sobre o assunto? Conte para nós nos comentários.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Baixe o Guia do eSocial Previsa clicando acima no banner ou aqui: https://materiais.previsa.com.br/guia-efd-reinf

 

ebook EFD-REINF

Baixe o Guia do eSocial Previsa clicando acima no banner ou aqui: https://materiais.previsa.com.br/guia-esocial

 

Baixe o guia do eSocial Previsa

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *