Contabilidade integrada ao coworking facilita o seu negócio

8 de junho de 2020Contabilidade integrada ao Coworking

Contabilidade integrada ao coworking facilita o seu negócio

Hoje, vamos falar um pouco sobre Coworking. Sabe o que é? Sabe qual a importância para o seu negócio da contabilidade integrada ao coworking?

Se você tem em mente que inovação, criatividade e troca de experiências faz parte do crescimento de seu negócio, então, você precisa conhecer um coworking, espaço corporativo compartilhado que também é confundido com escritório virtual (vamos falar disto adiante).

Esta ferramenta serve para profissionais liberais ou autônomos, porém, vem sendo muito usado por empresas de pequeno, médio e grande porte. Vamos primeiramente ao conceito:

Vamos começar deixando claro “o que é um coworking” e o que é um “escritório virtual”

Coworking

Para uma ideia resumida, curta e direta do que seria um coworking, podemos dizer o seguinte: Coworking é um espaço com toda a infra-estrutura necessária para a funcionalidade de pessoas para agir como empresas, desenvolver seus negócios em espaço compartilhado, que crescem de forma mais rápida e colaborativa por horas, dias, semanas ou meses! Esse espaço é um coworking.

Escritório Virtual

O escritório virtual funciona bem para empresas que precisam receber correspondências, atendimento telefônico, realizar reuniões de negócios, em geral. Neste caso pode optar por endereço comercial ou fiscal. Para quem possui uma empresa com fins comerciais, é muito utilizado. Falaremos sobre isso logo mais.

Ps.: O mesmo espaço serve tanto para Coworking quanto Escritório Virtual, usualmente, diversas empresas distintas passarão o dia e darão continuidade em seus negócios – trabalhando em seus projetos e, concomitantemente, fazendo networking.

“Networking”… Foque nessa palavra!

Isso porque esse é um método de marketing de baixíssimo custo e muito eficaz para você desenvolver oportunidades e contatos de negócios. E o coworking pode proporcionar isso à sua empresa.

No coworking é possível ter várias facilidades para ter contato com o mercado, o próprio ambiente normalmente dispõe de vários players. A estrutura é composta por salas privativas, auditórios, salas de reunião, posições de trabalho, salas para networking, possibilita palestras com coffebreaks corporativos, treinamentos e eventos para tracionar o público de interesse da sua empresa, sejam fornecedores, clientes, parceiros, sociedade ou governo.

Mas, não é somente pelo networking que um coworking pode ser vantajoso para sua empresa.

Vamos pensar em questões de contabilidade integrada ao coworking

1 – REDUÇÃO DE CUSTOS

Você sabe o quão oneroso pode ser abrir o seu próprio negócio, certo? Exatamente por isso, é necessário estabelecer quais são as prioridades e cuidar para economizar no máximo possível.

Imagine o tempo necessário para ter um escritório completo? Muitas vezes nem é necessário ter um local fixo de trabalho. O coworking pode te oferecer isso! Você paga, única e exclusivamente, pelo tempo em que está utilizando o espaço sem perder a qualidade de um escritório completo e qualificado.

Ah, e ainda economiza uma graninha que pode ser investida no próprio negócio, né?

2 – PROFISSIONALISMO

Você pode até pensar que sim, mas, um coworking pode te ajudar a passar uma imagem mais profissional sim – e, consequentemente, ajudar em suas finanças.

Isso porque ao marcar reuniões com fornecedores, colaboradores e investidores em um coworking, você demonstra seriedade e profissionalismo, deixando claro que está liderando um negócio sério e confiável. Sem contar que você mostra que sabe MUITO sobre economia – uma vez que a terceirização do espaço é algo muito rentável e econômico para sua empresa.

3 – GESTÃO DE TEMPO

Se você já trabalha de casa, já tem ciência de como é comum desorganizar a agenda e deixar que o trabalho invada horários de descanso.

Um coworking te ajuda a “evitar” isso – exatamente por obrigar que toda a equipe trabalhe em horário comercial (o horário em que o coworking funciona). Isso auxilia na qualidade de vida e no foco dentro do intervalo de tempo que você tem disponível para trabalho. Ou seja, maior produtividade, maior rentabilidade.

4 – ENDEREÇO FISCAL

Um ponto contábil que pode ajudar ainda mais é esse: o endereço fiscal. Em escritórios virtuais, muitas vezes chamado de endereço comercial, com vantagens contábeis ou fiscais, e também, de mercado ao aumentar percepção de valor quando o cliente entende que a empresa tem um endereço fixo.

A utilização escritório virtual, em um coworking, seria, basicamente, utilizar o espaço apenas para fins tributários e formais – como a abertura de sua empresa.

Nesse caso o endereço constará em documentos oficiais, como cartão de CNPJ, contrato social, alvará de localização, inscrição estadual e municipal, entre outros. Tudo assim: simples, fácil e prático! Aqui é preciso lembrar da importância da contabilidade no suporte de legalização da sua empresa, e na regularização do endereço para o funcionamento do negócio.

5 – EMPRESAS COM DEPENDÊNCIA DE INSCRIÇÃO ESTADUAL

A Inscrição Estadual (IE) é a definição de que a empresa é comercial, tecnicamente é o registro formal do negócio, e por isto recolhe ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Os órgãos de fiscalização exigem que as empresas que vendem produtos físicos tenham endereço de funcionamento. Empresas deste tipo podem utilizar o espaço físico do coworking como escritório virtual, com a necessidade de que tenham sala exclusiva. Hoje em dia, muitas empresas de e-commerce utilizam os serviços de coworking.

6 – CONTABILIDADE INTEGRADA AO COWORKING

Por último, mas, não menos importante, existem alguns espaços de coworking que disponibilizam uma vantagem maravilhosa – uma consultoria contábil.

Em alguns casos, ainda há a viabilidade da primeira hora ser gratuita (para que você verifique se tudo está “ok” para a sua utilização e o crescimento de sua empresa. Dessa forma, você consegue tirar todas as dúvidas e se orientar com a parte fiscal e tributária que, sinceramente, muita gente bate cabeça.

Sob um viés contábil, são muitas as vantagens da utilização de um coworking. Isso porque sabemos que todas as tramitações e todos os passos de uma empresa sempre geram despesas e, em um coworking, essas despesas podem ser drasticamente reduzidas. Além de melhorar a vida do empresário, no caso, você.

7 – BPO FINANCEIRO

BPO Financeiro é a terceirização das rotinas financeiras da sua empresa de forma eficiente, muitas contabilidades oferecem estes serviço que facilita muito a vida do empreendedor para que dedique seu tempo ao core business (razão de existir) da empresa.

Devido ao fato da Contabilidade possuir profissionais especializados em departamento financeiro, a realização das tarefas por método mais modernos economiza tempo e aumenta a lucratividade, além de diminuir retrabalhos e deixar as decisões mais precisas devido aos relatórios e acompanhamentos do fluxo de caixa.

Este tipo de Contabilidade oferece plataformas financeiras on line, e sendo assim, você consegue ter acesso a todas as informações financeiras em tempo real pela núvem, além do que, só você pode aprovar pagamentos. Então, a parte burocrática e morosa fica com a equipe do BPO Financeiro, as decisões de pagamento ficam com o empresário.

Vale a pena experimentar uma um coworking integrado a uma contabilidade

Quer dados que comprovem? Vamos lá: no Censo Coworking Brasil, realizado em 2018, aponta que há mais de mil espaços compartilhados no país, nos quais circulam 214 mil pessoas mensalmente. Cada coworking abriga uma média de 21,2 residentes. Desses, mais de 60% indicaram melhora na saúde, vida social, networking profissional, organização pessoal e produtividade no trabalho.

Em resumo, não se trata de um custo extra para sua empresa, mas, sim, de uma economia. Colocar sua empresa em um coworking acaba sendo, pois, um investimento. Você (e sua empresa) terão estrutura melhor para trabalhar e receber seus clientes e fornecedores, ampliará sua rede de contatos e irá trabalhar de forma mais eficiente ao separar sua vida profissional da vida pessoal.

Isso retorna em um valor/hora de trabalho maior em um curto/médio prazo.

Vale a pena experimentar!

 

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *