As quatro tendências das TIC que vão pautar o mercado de tecnologia da informação e comunicações

12 de setembro de 2019 Tendências dos TIC
Compartilhe

As quatro tendências que vão pautar o mercado de tecnologia da informação e comunicações

Olá, empresário! Preparados para 2020? Acha um pouco cedo para essa pergunta? Então, vamos começar nossa conversa de hoje com uma pergunta um pouco diferente: como anda seu investimento em tecnologia atualmente? Nós que somos uma Contabilidade para TIC, apostamos muitas de nossas fichas que esse investimento tem sido relativamente alto (uma vez que, conforme já comentamos em artigos anteriores, estamos vivendo uma tempestade digital).

É importante ressaltar que algo em relação a tal investimento precisa ser analisado com um pouco mais de carinho dos seus olhos empreendedores atentos: investir em tecnologia não é apenas um diferencial de mercado, mas uma questão de sobrevivência. Existe, hodiernamente, uma competitividade crescente em diversos setores do mercado brasileiro, o que faz com que a inovação seja algo essencial para a rotina de qualquer empresa – incluindo a sua.

Pensando exatamente nisso, o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pauta, anualmente,  diversas tendências tecnológicas e inovadoras. Isso acaba sendo muito prático, uma vez que a listagem repassada pelo TIC acaba por manter todo o mercado atualizado (o que nos permite uma maior organização ao adotar soluções adequadas às nossas necessidades) além de facilitar a manutenção de um portfólio de serviços inovador.

Quer saber um pouco mais sobre as tendências para 2020? Continue lendo o presente artigo!

Bom, antes de começarmos a listar grandes (e fortes) tendências que devem estar dando as caras em nosso mercado no próximo ano, é importante te manter atualizado sobre a posição do nosso país frente à tecnologia: o Brasil ocupa uma posição respeitável no Top 10 do mercado de TIC mundial, com perspectiva de crescimento em torno de 1,8% até 2020.

O setor de Serviços de TI nacional também tem expectativa favorável no período, com evolução ao redor de 7,0%, de acordo com dados da International Data Corporation – IDC. Ou seja, mantemos nosso coração cheio de orgulho frente à tanta inovação que sai do território brasileiro.

Algumas das apostas para 2020 estão sendo trabalhadas, testadas e retestadas a alguns anos e, por hora, são uma previsão bastante aceitável de estarem prontas para o mercado do próximo ano. Algumas que vamos listar aqui podem não parecer grandes novidades, mas, é importante dizer que a forma que estão sendo aplicadas é completamente inovadora. Deixando de ser ficção, tecnologias que existiam somente no papel agora são reais e com uma amplitude antes difícil de ser imaginada. Vamos tomar conhecimento de algumas agora.

1 – Inteligência Artificial

A alguns anos, a android Sofia já animava (e assustava) muitos internautas dando uma entrevista um tanto quanto peculiar.

Essa android foi uma das apresentações que fez com que a ideia de “inteligência artificial” não fosse bem uma novidade aos nossos olhos. Porém, tudo está sendo aprimorado com muito empenho. Sistemas inteligentes que aprendem, adaptam-se e agem potencialmente de forma autônoma serão um dos principais campos de batalha para os fabricantes de tecnologia até 2020.

Utilizar a Inteligência Artificial para melhorar a tomada de decisões, reinventar modelos e ecossistemas de negócio e melhorar a experiência do consumidor será o grande diferencial para as empresas e vai começar a compensar as iniciativas digitais até 2025.

2 – Aplicações inteligentes

Durante os próximos anos, virtualmente, todas as aplicações, fixas ou móveis, além dos serviços, vão incorporar algum tipo de Inteligência Artificial – vinculando, assim, a primeira tendência apresentada. Um adendo importante é: algumas das aplicações não poderão sequer existir sem a inteligência artificial, já outras serão suas utilizadoras mais discretas (como se atuassem em seus bastidores).

As ditas “aplicações inteligentes” serão as responsáveis por criar uma nova forma de interação entre pessoas e sistemas, com o potencial de transformar a natureza do trabalho e a estrutura do local de trabalho.  Com esses sistemas que aprendem com o usuário, as plataformas poderão ser personalizadas para cada pessoa, conforme necessidade, criando processos inteligentes e uma experiência avançada do usuário. É o tipo de investimento tecnológico que só agrega valor ao seu negócio.

A dica da sua contabilidade para TIC: já separe uma reserva de seu caixa para investir nestes sistemas quando os mesmos estiverem disponíveis no mercado.

3 – Plataformas de conversação

Sim! Elas já existem e nós temos conhecimento disso. Mas, calma! A responsabilidade de traduzir intenções passa do usuário para o computador e vem sendo trabalhada com muito afinco para 2020. A partir de muitos estudos, as interfaces de conversação bem desenhadas serão um dos principais objetivos na produção de aplicações, para melhorar a interação com o seu cliente.

Aliado à inteligência artificial, a tecnologia pode, inclusive, aprender como ele se comunica e propiciar uma experiência única para o usuário.

Ou seja, fazer uma conferência será algo muito mais tranquilo (e rápido).

4 – Experiência imersiva

Segundo o site de tecnologia TechCrunch, o mercado de realidade virtual e realidade aumentada deve movimentar cerca de US$90 bilhões até 2020. Representações virtuais têm um valor enorme para diversas áreas, possibilitando imersão em filmes e games, simulações de qualquer tipo de treinamento e, claro, hologramas. Pokémon GO, o game de Realidade Aumentada da Nintendo, foi um dos apps mais baixados de 2016 e tornou-se um fenômeno mundial.

Cativando o coração dos inovadores de mercado para dar continuidade em realidades virtuais imersivas como o game. Porém, muito mais tecnológicas.

Enquanto as interfaces de conversação mudam a forma como as pessoas controlam o mundo digital, as Realidades Virtual, Aumentada e Misturada mudam a forma como as pessoas entendem e interagem com o mundo digital. Caçar pokemons pode ter sido apenas um detalhe frente a tudo que os programadores se dedicam a colocar no nosso mercado.

Experiências imersivas podem ser tendências utilizadas no mercado de trabalho, em laboratórios de pesquisa etc…

Essas são apenas algumas das promessas de TIC para o próximo ano. Sabe de mais alguma que não consta na listagem desta contabilidade para TIC? O seu negócio já conta com o apoio de alguma dessas tecnologias? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários. Vamos trocar ideias sobre toda inovação que cada negócio pode usar como um diferencial a seu favor.

Quer saber um pouco mais? Continue seguindo nossos bate papos aqui no blog.

 

ebook TELECOM

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 9 9954 0537

Leia também:

5 passos essenciais ao abrir empresa de Telecom

Telecom: contratar um contador ou começar a empresa sem auxílio?

Contabilidade especializada em Telecom X Contabilidade convencional: qual a melhor opção para sua empresa?

Como devo trabalhar SVA X SCM na minha empresa de Telecom?

Seleção de fornecedores: 8 critérios que vão ajudar a sua empresa de Telecom

 

Se você gostou deste artigo e quer saber como a Previsa Contabilidade também pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco.

Blog: http://previsa.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNnAbF8ms6SzsW6oxr9ufBw
Twitter: https://twitter.com/previsa

  Whatsapp: 55 31 99967-7662

Solicite um orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *