Contabilidade especializada em Telecom X Contabilidade convencional: qual a melhor opção para sua empresa?

25 de fevereiro de 2019 Telecom
Compartilhe

Contabilidade especializada em Telecom X Contabilidade convencional: qual a melhor opção para sua empresa?

“Tomei a decisão de abrir meu próprio negócio. Sou especializado em Telecom e decidi abrir meu CNPJ voltado para SMP, onde eu pretendo explorar o serviço de telecomunicações móveis terrestres de interesse coletivo que podem vir a possibilitar a comunicação e acesso a diferentes redes de comunicações. Minha escolha é audaciosa e, como tenho um foco bem específico, abrirei uma StartUp de Telecom. Para evitar falhas, optei por utilizar assessoria contábil desde o início de tudo. Desde o momento de abertura. Minha dúvida é: o ideal, no meu caso, é procurar uma assessoria especializada em Telecom ou posso iniciar com algo mais convencional?”

Essa situação hipotética lhe serviu como uma luva? Seria esse, também, o seu caso atual? Então, continue lendo este artigo. Vamos analisar as melhores opções para sua empresa de Telecom ser assertiva desde o início de seus “dias de vida”. Vamos lá?

Assertividade na solução de problemas é valioso para você?

Bom, primeiramente, queremos ressaltar que não existe uma regra sobre focar em uma contabilidade especializada ou uma convencional. Porém, tomamos a liberdade de fazer uma pequena analogia para melhor visualizar o quadro exposto: se a nossa empresa tem um pequeno problema com a transmissão de dados e imagens (na rede interna), o melhor seria procurar auxílio de um técnico especializado em redes ou um técnico em informática (sem especialização em uma área específica)? Na verdade, provável que ambos têm conhecimento suficiente para chegar a um apoio conclusivo para nossa empresa, certo? Mas, provável que o especializado em redes fosse mais assertivo na metodologia de solução. Concorda?

Então, partindo dessa analogia, vamos a uma resposta mais objetiva da situação apresentada no início do artigo. Contabilidade especializada em Telecom ou Contabilidade convencional: qual seria a melhor para o seu negócio? A resposta: depende. As duas soluções podem funcionar, mas, a verdade é que cada uma delas é ideal para um perfil de usuário diferente.

A tecnologia pode até ser a mesma – a grande maioria das empresas tradicionais de assessoria contábil faz uso de tecnologia de ponta. E a contabilidade também é a mesma – uma ciência que existe há mais de 2.000 anos.

Pessoas que já possuem experiências  na solução de problemas de Telecom x pessoas que não conhecem o caminho das pedras

O que diferencia, logo, seria a forma como o trabalho é desenvolvido pelos profissionais. Enquanto a contabilidade convencional terá como foco um trabalho mais “enxuto” e com grande participação do cliente (inserindo todos os dados que servirão para produzir as informações, dando maiores noções à equipe de contabilidade acerca do tipo de atividade realizada e com base em MUITA pesquisa por parte de todos), já a empresa contábil especializada em Telecom atenderá de forma personalizada.

Mas, “personalizada”… Como assim? Simples! A empresa especializada possui diversas pessoas com capacitações distintas (porém, com um foco em comum – a legislação que envolve os CNAEs de Telecom). Dessa forma, elas avaliam a sua empresa como um todo e atuam como consultores, participando da gestão do negócio e com orientações que vão além do cumprimento de obrigações fiscais. Legal, não é? Mas, vai além de “cool”… Trabalhar com uma equipe especializada é prático e deixa com que você foque no que você domina: tecnologia… Assim, seu negócio terá maiores chances de decolar de forma mais rápida e com uma menor quantidade de dores de cabeça para você.

Obviamente, que esse atendimento personalizado possuirá um valor diferenciado em relação ao anterior (onde você terá uma participação maior, em função de todo o exposto acima). Afinal, no mercado, a contabilidade pode lhe auxiliar com seu plano de negócios e você próprio estabelecer suas metas. E na maioria das vezes, um profissional pode auxiliá-lo de forma mais genérica, ou você mesmo buscar cases que sejam alinhados para a sua meta. E que podem dar certo ou não. Levando isso em consideração, optar pela empresa contábil especializada acaba tornando um INVESTIMENTO (e investir é sempre a cereja do bolo de qualquer negócio).

Contratar uma contabilidade especializada em Telecom é investimento para alcançar sucesso!

Pensando pelo viés de investir em seu novo negócio, procurar assessoria contábil especializada pode ser muito vantajoso em todos os aspectos jurídico-contábeis, uma vez que tais empresas podem já possuir profissionais especializados em Direito das Telecomunicações, Empresarial, Trabalhista, Tributário, Administrativo, Consumerista e Civil. Esse modelo de atuação tem um foco perfeito para sua empresa: tornar a administração dos empreendedores de Telecomunicações mais qualificada e eficiente, além de prevenir passivos financeiros, riscos e demandas.

Além disso, é sempre importante ter em mente que a área de Telecom possui uma demanda muito específica (como, por exemplo, a elaboração e análise de contratos com os consumidores finais, link dedicado, co-location, transporte de dados, locação e permuta de infraestrutura de telecomunicações, compartilhamento de postes, termos de responsabilidade, notificações extrajudiciais, dentre outros; procedimentos Administrativos na Anatel, Ancine, Procon´s e PTA´s; ajuizamento e defesas em processos judiciais relacionados aos Provedores…. UFA!) e que, de uma forma geral, pode ser melhor atendida com profissionais especializados e com maior know-how da área.

Aqui, vale ressaltar que a nossa equipe já tem um conhecimento de causa para a área de Telecom de, aproximadamente, 40 anos. Sendo assim, conseguimos notar que, ao optar por uma assessoria especializada, o novo empreendedor consegue se dedicar de forma muito mais produtiva ao seu negócio e acaba possuindo uma margem de erros menor. Lembrando que, em um negócio (independente da área) uma falha pode dar um pequeno “rombo” no orçamento da empresa. O que NUNCA é o ideal.

Mas, é sempre importante lembrar que não há nada de errado entre os dois modelos apresentados (especializado ou convencional). Você, enquanto empresário, só precisa analisar com cautela, avaliar e decidir qual deles funciona melhor para o seu estilo de trabalho, gestão e fase do seu negócio. Afinal, todas as decisões primordiais devem partir, a priori, de você.

Em resumo, nós acreditamos que a grande maioria dos gestores “funcionam” melhor quando possuem mais tempo disponível para manter total atenção em outros pontos relevantes da empresa e podem confiar que a especialização de nossos profissionais irá elucidar os pontos fiscais (dentre outros que nos competem) com maestria. Esperamos tê-lo ajudado a se decidir. Até a próxima!

 

ebook TELECOM

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

Leia também:

5 passos essenciais ao abrir empresa de Telecom

Telecom: contratar um contador ou começar a empresa sem auxílio?

Contabilidade especializada em Telecom X Contabilidade convencional: qual a melhor opção para sua empresa?

Como devo trabalhar SVA X SCM na minha empresa de Telecom?

Seleção de fornecedores: 8 critérios que vão ajudar a sua empresa de Telecom

 

Se você gostou deste artigo e quer saber como a Previsa Contabilidade também pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco.

Blog: http://previsa.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNnAbF8ms6SzsW6oxr9ufBw
Twitter: https://twitter.com/previsa

  Whatsapp: 55 31 99967-7662

Solicite um orçamento
Compartilhe

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *