Contabilidade EAD (Ensino a distância) e Contabilidade para Edtech

5 de junho de 2020Contabilidade para ead ou contabilidade para edtech

Contabilidade para EAD (Ensino a distância) ou Contabilidade para Edtech estratégica para a gestão

Você, eu e boa parte do mundo já conhece a importância da contabilidade. Esse setor se tornou um ponto essencial para que a gestão dos negócios se faça de forma mais ativa – podendo ajudar em assuntos tributários e de fins gerenciais, além de fornecer informações que auxiliam ativamente na tomada de decisões, e não é diferente para quem precisa de Contabilidade EAD (Ensino a distância) ou Contabilidade para Edtech.

A aprendizagem já possui muito do ecossistema das startups educacionais ou edtechs. O futuro é de transformação da educação com a evolução tecnológica superando fórmulas tradicionais implantando a gamificação, a IA (inteligência Artificial), robótica e o e-learning.

Neste primeiro ano da década, já eram previstos globalmente, 252 bilhões de dólares em investimentos no setor, esta cifra tende a se exponencial. Este crescimento é exemplificado com muito sucesso em 5 edtechs brasileiras: Descomplica, Witseed, Niduu, Mundo 4D e Brain Academy. E também em instituições internacionais como: Coursera, OpenClassrooms, Coorpacademy, Photomath, CodeMonkey.

Para entendermos a evolução do setor, vamos entender como o ensino chegou aqui!

Primórdios do EAD e das EDtech

Caso seja um empresário do ramo, claramente saberá definir de forma clara e exemplar. Mas, vamos esclarecer:

Nesse minuto, tente voltar sua memória aos tempos remotos em que estávamos todos na escola! Conseguiu? Ok! Consegue visualizar a sala de aula tradicional, com uma série de alunos (nossos nostálgicos colegas de classe) enfileirados anotando tudo que o professor estava escrevendo em um quadro (dependendo da sua idade – um quadro negro ou branco).

Isso é bem simples de idealizar, certo?

Retornando aos dias atuais, podemos notar que cada vez mais o método tradicional vai ficando obsoleto – em tempos de isolamento social, mais do que nunca esse método é, praticamente, inexistente. Enquanto isso, novas e mais atualizadas formas de ensino surgem como um “upgrade” do formato antigo.

A contabilidade para EAD ou EDtech é uma ferramenta essencial

Que já conhecemos a mais tempo, uma modalidade de ensino online que tem a tecnologia como grande aliada e pré-requisito para que a mesma aconteça de maneira eficiente) e Edtech (uma forma de “junção” entre educação e tecnologia – com a utilização de aplicativos, plataformas de educação digital, cursos online, gamificação de ensino etc).

Fácil de entender? Claramente é mais tranquilo porque, apesar de não sermos fruto dessa modalidade de ensino, estamos inseridos em todos os ambientes virtuais possíveis e imagináveis. Pois bem, e, como seria a Contabilidade para EAD (Ensino a distância) ou Contabilidade para Edtech? É exatamente sobre isso que vamos conversar hoje!

Depois dessa longa introdução, separe nossos rotineiros minutos e relaxe! Vamos conversar!

Empresas de EAD (Ensino a distância) ou Edtech são instituições de ensino

Primeira coisa que precisamos ter em mente para a contabilidade para Edtech e Ead é que, além dos tramites virtuais a que estão envolvidas, nós estamos trabalhando com instituições de ensino. Dessa forma, trata-se de uma forma de “mesclar”, em uma única empresa, o nicho de educação e tecnologia.

Pensando em uma instituição educacional, precisamos ter em mente que há uma movimentação financeira relativamente alta. Isso significa que a contabilidade, nesse caso, permite, dentre tantas outras questões, que o controle financeiro do que entra e sai seja mais eficaz, sempre visando a saúde financeira da instituição.

Uma contabilidade eficaz, para instituições Edtech e EaD, evita falhas na administração e gestão da empresa e, dessa forma, garante que alunos (e usuários das plataformas envolvidas para o ensino) e funcionários (que, consequentemente, também são usuários das plataformas) tenham um atendimento de qualidade. Retomando a ideia de que, você, enquanto gestor, terá uma visão clara de todos os gastos, o que ajuda (e muito) a evitar gastos desnecessários.

Um bom contador zelará pela saúde financeira da empresa

Além de sempre estar de olho na parte burocrática, cuidando das obrigações acessórias, documentos de escrituração contábil, além de poder desenvolver um planejamento tributário adequado para que a instituição de ensino a distância continue em pleno desenvolvimento.

Ok! Nos atemos, pois, ao fluxo de caixa (movimentação financeira) – ponto muito importante da gestão contábil. Mas, existem mais ações para a contabilidade no ramo que estamos abordando aqui. Até o presente momento, você pode ficar com a sensação de que um contador tem o mesmo papel, independente da empresa que o contrata, certo?!

Mas, em verdade vos digo: há várias especializações contábeis relacionadas ao ramo de atividade das empresas.

Uma contabilidade para instituições Edtech e EaD precisam de um know how diferenciado

Isso porque, conforme mencionamos anteriormente, trata-se de uma empresa que trabalha com educação e tecnologia – ou seja, não se encaixam nos modelos contábeis e tributários convencionais. Sendo assim, o serviço contábil prestado a tais empresas atende ao exigente setor da tecnologia de informação e as necessidades particulares da educação.

O intuito da contabilidade para tais empresas é contribuir com o planejamento, gestão administrativa e financeira e adequação tributária, além de buscar manter o controle de impostos de forma adequada.

Pensando em todo esse processo de gestão

É importante manter em mente que todo o planejamento poderá ser auxiliado pela contabilidade. Em instituições educacionais, de uma forma geral, existem diversos casos de falta de planejamento, ou quando se tem, é pró-forma. O planejamento estratégico deve estar associado a capacidade financeira da empresa, quer a nível de expansão física, compra de equipamentos ou mesmo a demissões e contratações,  as tradicionais questões fiscais, tributárias,  contábeis e trabalhistas, porém, com olhar em um ramo relativamente novo.

No caso de instituições Edtech e EaD, há de se contabilizar aqui, também, a aquisição de tecnologia, ou seja infra-estrutura e hardware, e mesmo aplicativos e softwares,  adequados para dar suporte à plataforma de ensino. Ou seja, trata-se de um investimento para que a “sala de aula” funcione de forma satisfatória ao aluno e de forma adequada aos profissionais.

Pensando no planejamento tributário, a necessidade de orientação contábil e de legalização para abrir um cnpj para ead ou cnpj para Edtech, também, muito comum. Dessa forma o enquadramento da empresa nos regimes do Simples, Lucro Presumido e Lucro Real deve ser feito com técnica e com o devido cuidado legal.

É importante a consulta a profissionais especializados em tributação

Para a análise de cada caso em particular, pois muitas vezes, paga-se mais tributos do que o necessário, em virtude do enquadramento inadequado da instituição de ensino a distância.

Pense, como uma forma de conclusão, que não há mais espaço, no mercado educacional e no ramo de tecnologia, para empresas que atuam desconectadas de um profissionalismo mais latente em processos administrativos e financeiros.

Ou seja, a contabilidade para esse ramo é evidentemente essencial para que a instituição cresça de forma saudável. Esse tipo de serviço oferece uma equipe com habilidades específicas e que pode auxiliar e orientar você em relação a todos os procedimentos contábeis do seu negócio, garantindo, assim, que tudo esteja em conformidade com a lei.

Tudo entendido? Deixe, aqui nos comentários, como tem sido sua vivência com Edtech e com EaD. Vamos bater um papo sobre esse “futuro” tão presente!

Até!

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *