Contabilidade para Hospital no Brasil: como encontrar a sua

22 de janeiro de 2021 Contabilidade para Hospitais no Brasil
Compartilhe

Se para médicos autônomos e clínicas de saúde a orientação para manter as finanças em dia é contratar uma empresa especializada em contabilidade para Hospital no Brasil, para grandes instituições não seria diferente. Com estrutura robusta, os hospitais requerem um controle mais rígido e constante do fluxo de caixa.

Um dos motivos é a grande movimentação diária de valores, como entrada e saída de montantes que incluem recebimento proveniente dos pacientes e planos de saúde, pagamentos a prestadores de serviços, fornecedores, insumos, entre outras contas.

Se você possui um hospital ou deseja abrir uma instituição de saúde, saiba que a escolha da contabilidade é essencial para o sucesso do seu negócio. É preciso investir em uma empresa contábil que tenha capacidade de atender seu empreendimento em diversos níveis.

Dentre eles, que seja responsável por calcular e realizar pagamento de tributos e taxas aos órgãos, adequar os gastos ao cenário sempre que necessário, indicar estratégias de crescimento e gestão de crise, além de manter folha salarial e outras demandas sob controle.

Entretanto, contratar uma contabilidade vai além das obrigações com a Receita Federal, colaboradores e fornecedores. Com um suporte adequado, gestores poderão dedicar seu tempo à atração de mais clientes, supervisionar o atendimento ao paciente, resolver problemas administrativos e, claro, focar na divulgação do empreendimento e desenvolver ações que garantam serviço humanizado de alta qualidade.

Como encontrar sua contabilidade para hospital no Brasil

Como dissemos anteriormente, diferente das outras duas categorias citadas – autônomos e clínicas –, hospitais possuem uma necessidade maior de ter uma contabilidade especializada no ramo, que tenha em seu quadro de colaboradores profissionais com expertise em gestão financeira hospitalar. São inúmeros cálculos a serem feitos diariamente e diversas análises de mercado a serem avaliadas.

Vamos então detalhar alguns pontos necessários que devem ser levados em consideração na hora de contratar uma boa contabilidade para hospital.

Tecnologia

O planeta Terra pode estar girando na mesma velocidade de sempre, mas o mundo corporativo está cada vez mais acelerado. Isso graças à tecnologia, que permite aos gestores acessar dados instantaneamente e obter informações em tempo real.

E uma contabilidade para hospitais no Brasil, que seja competente, é a que utiliza as ferramentas tecnológicas para dinamizar processos, oferecendo maior agilidade e assertividade aos clientes. Por isso, antes de assinar contrato, verifique se a empresa possui softwares atualizados e eficientes.

Esses programas serão utilizados para manter o controle contábil, programar pagamentos, emitir guias e notas, armazenar informações importantes sobre o hospital, além de outras facilidades.

Mas de nada adiantar ter a tecnologia e não saber usar. O que nos leva ao próximo tópico: os profissionais.

Colaboradores especializados em contabilidade para hospital no Brasil

Para prestar um bom serviço, é imprescindível que a equipe de trabalho esteja preparada e que tenha conhecimento sólido no ramo da saúde, sobretudo na gestão de hospitais. Mas como saber se os colaboradores de uma determina empresa possuem as habilidades necessárias?

Um bom indicativo é atentar para a própria contabilidade. Caso seja reconhecida no mercado e tenha uma grande carta de clientes, você poderá ficar tranquilo quanto à qualidade do serviço prestado. Se quiser conhecer mais, procure saber a experiência da equipe de colaboradores que ficará responsável pela gestão financeira do seu hospital.

Se necessário, faça uma breve análise dos currículos e busque referência com outros clientes.

Assessoria exclusiva

Uma contabilidade comprometida com o sucesso do seu hospital certamente irá oferecer assessoria contábil e financeira voltada unicamente para o seu negócio. Apesar de parecer um serviço básico, muitas empresas não fazem esse tipo de trabalho. E o motivo é simples: é preciso reunir a equipe que atende a conta, discutir o cenário atual, tendência de mercado e traçar um plano estratégico e metas tangíveis. Isso requer tempo e, novamente, profissionais especializados com bom pensamento analítico.

Ou seja, se a contabilidade oferece esse serviço, é certo que se preocupa com a saúde financeira da sua empresa e quer auxiliar no crescimento do hospital.

Localização e tempo

Em geral, empresas com muitos anos de atividade tendem a prestar melhores serviços devido à experiência adquirida e, com isso, conquistam a confiança dos clientes. Quanto mais tempo de mercado tem a empresa, maior a capacidade em atender as demandas.

Banner Ebook Medico

Se a contabilidade é de confiança e tem experiência no mercado, entregar a gestão contábil do seu hospital se torna uma ação fácil. Mas é preciso levar em consideração a distância entre o hospital e a sede da contabilidade.

Por mais que a tecnologia permita a resolução de questões de forma ágil e segura via internet, alguns encontros presenciais serão necessários. Isso porque, vez ou outra, será importante reunir com a equipe responsável pelo controle financeiro do seu hospital para repasse de informações relacionadas ao balanço mensal e anual, alinhar estratégias e mostrar os resultados obtidos.

Ou seja, se a contabilidade estiver “fora de mão”, como dizem, você irá reduzir o tempo útil de trabalho com o deslocamento.

Valor agregado

Chegamos em um ponto importante para os empresários. Todos concordam que o valor cobrado pela contabilidade deve estar de acordo com a quantidade e, principalmente, qualidade dos serviços prestados.

Por isso é preciso estar atento. Não basta pagar pouco e ainda ter que contratar pessoal especializado para fiscalizar um trabalho que deveria ser completo. Se você deseja que sua empresa seja tratada como prioridade, invista em uma contabilidade de renome.

Vamos recapitular

Você já sabe que contar com uma contabilidade especializada e renomada é de extrema importância para manter a saúde financeira do seu hospital. Mas não pode ser qualquer empresa. Dê preferência para a que tem tempo de mercado, experiência e boas indicações. Ou seja, escolha a contabilidade que:

  • tenha experiência sólida na área de saúde;
  • possua uma equipe especializada e pronta para atender;
  • conheça as particularidades das leis tributárias que regem o ramo;
  • proponha alternativas sustentáveis para resolução de problemas;
  • esteja a par das novidades do setor;
  • demonstre compromisso com a sua instituição de saúde;
  • oriente em caso de crise;
  • e que seja de fácil acesso.

Última dica: Não é preciso ir longe para encontrar essa contabilidade. A Previsa faz tudo isso para você e muito mais. Entre em contato!

Clique aqui ou na imagem e baixe e-book para médicos:

Guia de sucesso para clínicas médicas

Quer saber mais sobre Contabilidade para hospital no Brasil?

Contabilidade para MÉDICOS: Como funciona a cobrança da Telemedicina

Benefícios do BPO Financeiro para médicos e clínicas

Saiba como trocar de contabilidade

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *