Indicadores de desempenho

8 de março de 2021 Indicadores de desempenho
Compartilhe

Qual empresário que não gosta de ver seu empreendimento expandir, vender mais, atrair mais clientes? Aliás, é para isso que se investe uma empresa. Oferecer serviços e produtos de qualidade e obter retorno em forma de lucro com base nos indicadores de desempenho.

O sucesso de uma marca pode ser percebido de várias formas, dependendo do ramo de atuação e das prioridades. Mas, antes de criar inúmeros relatórios, é preciso estabelecer metas que irão direcionar a tomada de decisões dentro da organização.

Para isso, é necessário ter um propósito comercial. Conquistar mais clientes, intensificar a fidelização da marca, aumentar a quantidade de venda, expandir a área de atuação. O que você quer para sua empresa?

É que vamos te ajudar a descobrir com os indicadores de desempenho.

Estratégia para crescer

A forma mais assertiva de melhorar o desempenho da empresa é elaborar um planejamento estratégico. Ou seja, criar metas tangíveis, evidenciando as potencialidades e superando as fragilidades da empresa.

Especialistas em gerenciamento são unânimes em afirmar que, para uma estratégia gerar resultados positivos, é preciso que toda a empresa esteja envolvida no processo. É indispensável que a equipe tenha tarefas bem delineadas, sempre relacionada a sua área de atuação dentro da firma. Ao mobilizar todos os colaboradores – e aqui incluímos os cargos de chefia –, os setores se unem em um único objetivo.

Do contrário, concentrar os esforços somente em determinadas áreas ou profissionais pode ser prejudicial para a empresa, uma vez que certas atividades podem não ser bem executadas, e isso afeta o resultado.

Colocando em prática

Vamos usar como exemplo uma e-commerce de artigos esportivos. Para que os produtos sejam entregues para o cliente no prazo correto, é necessário que os setores de estoque, separação, embalagem e expedição estejam alinhados, assim como o faturamento, que libera o envio da mercadoria.

Vendedores precisam estar preparados para sanar dúvidas e o pessoal responsável pelo pós-venda deve ter conhecimento sobre os produtos. Enquanto isso, presidente, gerente e supervisor precisa fornecer material e suporte necessário aos colaboradores para que eles possam desenvolver a atividade com eficácia.

E como saber se todo o esforço está gerando os resultados esperados? É o que veremos no próximo tópico do artigo.

Key Performance Indicator (KPI)

Conhecidos como KPI’s, os Indicadores-chave de Desempenho, em bom português, são as métricas que irão apontar se o planejamento estratégico está sendo eficiente ou não.

O nível de sucesso do método pode ser medido por diferentes indicadores. Entretanto, não é aconselhável utilizar todos eles para realizar a análise. É preciso saber qual é o mais relevante para seu negócio e, a partir disso, desenvolver relatórios mais esclarecedores. O KPI deve estar em concordância com a meta estabelecida.

Existem várias formas de medir o desempenho da empresa. Hoje, vamos abordar os mais utilizados pelos administradores.

  • Capacidade

Essa métrica diz respeito à produção em relação ao tempo, seja ela manual ou mecânica, individual ou por equipe. A análise da capacidade é simples e pode ser feita identificando a duração de um processo até que seja finalizado.

Um bom exemplo é a fabricação de peças diversas. Quanto tempo é necessário desde a concepção até o produto final? Com essa métrica em mãos, é possível avaliar a possibilidade de reduzir o tempo total com foco no aumento da produção.

Esse KPI pode ser utilizado não só para produtos, mas também, com atendimento – pessoal, telefônico ou online –, entrega de mercadoria, visitas técnicas, entre outros.

  • Produtividade

Enquanto o KPI de capacidade é sobre tempo, o indicador de produtividade tem foco nos recursos utilizados durante o processo. Ele analisa a equipe de modo geral, relacionando a eficiência na entrega com os investimentos feitos para que esta fosse realizada.

O relatório desse KPI é importante para entender os pontos fortes e fracos do planejamento, além de identificar em qual fase do processo existe falha. O relatório de produtividade irá mostrar se houve aumento nas vendas, o nível de comprometimento dos trabalhadores.

A produtividade é essencial para orientar o gestor na tomada de decisões, interferindo pontualmente para corrigir erros e, assim, garantir o sucesso da empresa. Isso por ser feito por meio de feedbacks aos colaboradores, treinamento, entre outras adequações.

  • Qualidade

Ao lado dos KPI’s de capacidade e produtividade está o de qualidade. De nada adianta reduzir o tempo de fabricação, produção sem erros, se o produto final não está dentro dos padrões determinados pela empresa.

Esse indicador é essencial e pode ser percebido através da satisfação dos clientes e percepção de valor do produto ou serviço. O relatório deve mostrar índices de devolução, reclamação e frequência em que os defeitos e irregularidade são identificados.

Ciente da causa do problema, é possível atuar de forma pontual, seja mudando a matéria-prima, substituindo colaboradores ou mesmo desenvolvendo um novo produto. O importante é deixar o cliente satisfeito.

  • Estratégico

O último KPI do artigo é utilizado para realizar comparativo entre a situação da empresa antes de iniciar o planejamento estratégico até o momento atual. É o que permite analisar o cenário e acompanhar o cumprimento dos objetivos para alcançar a meta.

Os índices que regem o indicador estratégico são provenientes do estudo de mercado, como situação da concorrência, novas tecnologias e relacionamento com o consumidor.

A partir dessa métrica, o responsável pelo plano tem a oportunidade de observar se há falhas no processo, rever os procedimentos adotados em cada fase e, se preciso, alterar a estratégia.

Por mais que os indicadores sejam interligados, é preciso escolher o mais adequado para a meta determina para a empresa. Aliás, é possível criar planejamento estratégico a longo prazo, no qual o objetivo é melhorar todos os processos da empresa. Basta priorizar os aspectos mais críticos e implementar as melhorias.

Agora que você conhece as ferramentas adequadas para fazer sua empresa desenvolver, não tem desculpa para não colocar a mão na massa, convocar os colaboradores e trabalhar.

Saiba mais sobre Indicadores de desempenho

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

 

 

 

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *