Oportunidades em tempo de crise

12 de maio de 2020 Oportunidade em tempo de crise
Compartilhe

Oportunidades em tempo de crise

Pois é, meu caro, estamos vivendo uma crise de âmbito mundial. No fim de 2019, como todos já sabemos, um vírus começou a se manifestar. Hoje, em 2020, passamos por um período de quarentena, com foco em evitar que uma quantidade maior de pessoas seja infectada e que, assim, o sistema de saúde entre em colapso. E onde encontrar uma oportunidade em época de crise?

Com a quarentena e o isolamento social, muitas empresas tiveram uma redução drástica na receita. A crise sanitária do coronavírus (Covid-19) e seus efeitos econômicos deixarão marcas profundas na sociedade.

Já caminhava em ritmo acelerado, agora aumenta de velocidade à medida que um quinto da população mundial vai tendo sua mobilidade restrita. Assim, as empresas que nasceram com olhos voltados para o futuro estão desfrutando um momento único de oportunidades. Esse é o nosso assunto em pauta de hoje. Interessado em saber mais sobre as oportunidades que o tempo de crise pode proporcionar? Então, separe nossos minutos rotineiros e relaxe! Vamos conversar!

Transição nos modelos de negócios, causada pela digitalização dos serviços

Conforme comentamos, em diversos momentos de nosso blog, inclusive, estamos vivendo uma era digital. Nessa nova onda, empresas como a Rappi surfam na crise. No início deste ano, a demanda por serviços da companhia colombiana de entregas rápidas cresceu 30% em relação ao mesmo período de 2019. E as projeções mostram que, em período de pandemia, tais números estarão em constante crescente, pois os executivos da companhia confiam que o hábito de pedir as compras e pagar por elas por meio de aplicativo se incorporará à rotina dos novos clientes.

Na plataforma focada no mundo corporativo, o Glassdoor, o novo coronavírus tem refletido na criação de postos de trabalho inéditos, diretamente ligados à doença, e em uma série de publicações, onde funcionários de diferentes países comentam sobre como suas empresas vêm lidando com a situação.

Dentro das ofertas de trabalhos (centralizadas nos Estados Unidos), são dezenas de vagas de emprego para profissionais das áreas de saúde, ciência e análise de dados para tratar de questões envolvendo o surto. Além dos profissionais de saúde, contratantes também buscam especialistas do setor da comunicação e consultores para abordar esse assunto com o público, de forma segura e sem alarmismos.

O Digital traz oportunidades e posicionamento digital

Ou seja, em meio ao caos, muitas oportunidades digitais vem surgindo. Isso exatamente porque, com a impossibilidade de estar nas ruas, o mundo digital tornou-se a forma como as pessoas realmente se conectam e geram tais possibilidades de negócios.

Evidentemente, perspectivas apontam para uma crise que será economicamente degradante para nosso país. As oportunidades não serão para o crescimento das finanças de forma extraordinária. Mas, são possibilidades de se manter no mercado (e, até mesmo, com um certo nível de lucratividade) em meio ao caos.

É importante ter em mente que, de acordo com as avaliações postadas por profissionais no Glassdoor mencionando a epidemia, diversos funcionários relatam uma série de desafios que incluem a interrupção das operações de negócios, entrevistas canceladas e falta de políticas para trabalho remoto. Além disso, algumas avaliações citam consequências econômicas, incluindo piores perspectivas de negócios ou cortes nos salários. Isso é real e claramente negativo. Mas, é uma perspectiva que não deve alarmar a ponto de não abrir os olhos dos profissionais para a possibilidade de se manterem no mercado – voltados para o posicionamento digital.

A crise favorece os negócios online

Geralmente crises prejudicam todos os negócios do mundo e em todas as modalidades, mas desta vez é diferente. Com as pessoas em quarentena e a obrigatoriedade de fechar os comércios, não se extinguiu, no entanto, a necessidade de as pessoas consumirem itens que são importantes para a manutenção de seu estilo de vida.

Logo essa é a grande oportunidade dos negócios online e o momento em que empresas que ainda não estão no mercado digital e no e-commerce devem investir tudo nisto. A gente não sabe quanto tempo vai durar essa questão do coronavírus e por isso cada vez mais as pessoas estão consumindo produtos online. Então agora chegou o momento de investir pesado em marketing digital, em e commerce etc.

A crise favorece pagamentos online

Da mesma forma, companhias que operaram carteiras de pagamento digital investem em um novo ciclo de expansão. Elas comemoraram o fato de ter entrado, inclusive, na lista de recomendações de combate ao vírus da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nos países que enfrentam surtos da Covid-19 é preferível que se opte por pagamentos por smartphone”, alertou o órgão. Motivo: as cédulas são um agente de transmissão em que o vírus sobrevive por até três dias.

No Brasil, a empresa PicPay, com cerca de 14 milhões de contas, estima um crescimento de 20% no número de transações em março em relação ao mês de fevereiro, com mais de 1 bilhão de operações feitas pelo aplicativo. “Com as pessoas isoladas em casa, o dinheiro de papel não tem muito sentido”, diz o CEO, Gueitiro Genso.

E, com mais gente pagando via celular, as consultorias que contabilizam o tráfego pelos servidores dos bancos, como a International Data Corporation, revelam que o volume de transações já congestiona as redes de comunicação. Como dizem na China, origem da epidemia: onde há crise, há oportunidades.

Empresas de serviços estão se adaptando para o meio virtual

Desta forma, assim como diversas outras empresas que já estão fazendo seu nome no mercado digital a um tempo, você pode utilizar a mesma estratégia. Prestadores de serviço e profissionais liberais podem começar a atender online, dar consultoria, cursos, etc. Esta é uma oportunidade parar tornar digitais todos os tipos de negócios.

A ideia, agora mais do que nunca, é inovar. Lembrando que, em toda crise, uns choram e outros vendem lenços. Com o online, estaremos do lado dos que vendem lenços e assim transformaremos a crise em oportunidade para sermos melhores, mais eficientes e muito mais digitais.

Mantenha-se calmo, firme e na ativa! Tenha em mente que não está sozinho nessa e que, juntos, passaremos com maior tranquilidade por essa tempestade.

Juntos somos mais fortes!

Até a próxima!

Quer saber mais? Leia artigos e vídeos com conteúdo rico abaixo:

Como será o futuro das pequenas empresas após COVID-19

Como atrair clientes em época de crise

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *