Por que contratar uma contabilidade especializada em empresas de tecnologia?

16 de maio de 2019 Contabilidade para empresa de tecnologia

Por que contratar uma contabilidade especializada em empresas de tecnologia?

Se você abriu uma empresa voltada para o ramo de tecnologia e possui dúvidas como “amortização contábil de softwares”, veio ao lugar certo! Vamos conversar um pouco e você irá compreender o quão importante é ter um contador ao seu lado no processo de gestão de seu negócio. Vamos lá?

Demandas de atendimento, de marketing e as contábeis

Para início de conversa, uma empresa de tecnologia, como qualquer outra que pretende desenvolver e gerar bons lucros, precisa de um cuidado muito atento em todos os aspectos de seu funcionamento. Isso abrange o atendimento, o relacionamento com os clientes, a rotina etc… Dentre tantos processos que fazem parte da vida de sua empresa, não podemos deixar de lado aqueles que estão relacionados à contabilidade.

Para muitos proprietários de novos negócios, toda a demanda fiscal, tributária e contábil acaba sendo o “calcanhar de Aquiles” e, de fato, manter a contabilidade em dia vai além dos processos administrativos que muitos estão adaptados, alcançando desde o simples uso de ferramentas de gestão até procedimentos mais burocráticos (e obrigatórios).

Essa gama contempla todo tipo de negócio e, para o seu em específico, não é diferente. Pelo fato das empresas de tecnologia serem o “bum” do momento e, em sua maioria, estarem em territórios ainda de pouco conhecimento da grande massa, acabam surgindo alguns problemas no momento de organização das contas. E, mesmo levando tal afirmativa em consideração, nossa fala permanece: manter a contabilidade em dia livra você de dores de cabeça futuras.

Demandas específicas para empresas de Tecnologia

No caso de empresas de seu ramo, especificamente, existem particularidades que um contador estará preparado para atender. Como, por exemplo, a adequação tributária.

Diversos novos modelos de negócio que envolvem a tecnologia possuem diferentes características (se comparados aos negócios “tradicionais”). Empresas desse ramo costumam ser menos formais, bastante escaláveis e apresentam um grande resultado em pouco tempo. Isso é uma visão muito motivadora, certo?

Porém, por se tratar de modelos mais atuais de negócio, a legislação vigente acaba tendo “brechas” que podem te levar para grandes dúvidas e graves erros. Contratar um contador poderá ser a peça que faltava para atuar dentro da legalidade desde o início. Com o auxílio de uma empresa de contabilidade especializada em empresa de tecnologia, sua empresa terá aptidão a buscar a forma mais adequada de formalização e ficará legalmente autorizada a realizar negócios.

Além disso, é importante ter em mente, inclusive, que a formalização e legalidade de sua empresa são cruciais na busca de investimentos. A contabilidade pode ser utilizada como uma ferramenta estratégica em seu plano de negócios.

Assessoria além de obrigações e relatórios contábeis

Um contador não será apenas um “pagador de impostos” ou “receptor de documentos”. Não! A presença dele, em sua empresa, irá bem além. Hodiernamente, o perfil das contabilidades tem mudado e empresas como a sua podem encontrar, em tais profissionais, as melhores oportunidades de negócio, de investimentos que podem gerar lucros, indicar estratégias de melhor desempenho, subsidiar o processo de tomada de decisão com base em relatórios financeiros e contábeis e tantos outros instrumentos que fornecem informações de alto valor agregado.

Várias empresas de tecnologia, por terem ideias inovadoras e de grande impacto no mercado, podem tentar aporte de recurso dentro e fora do território brasileiro. Quem sabe esse não seria o seu caso? Se for, você precisa de um controle de gestão muito maior do que qualquer outro tipo de investimento pleiteado.

Como estamos em um ambiente de mercado cerceado de incertezas, é fundamental que você, empresário de modelo inovador, tenha consciência de que tudo poderá dar muito certo, porém, um pequeno deslize poderá levar tudo a dar muito errado (primordialmente se sua realidade envolve altos investimentos). Pensando nisso, torna-se mais certa a ideia de ter um contador ao seu lado.

Monitoramento das atividades

Apenas a partir desse profissional você poderá monitorar, sem grandes problemas, os dados de sua empresa e avaliar, por exemplo, se a receita está inferior ao esperado ou se estamos trabalhando com despesas superestimadas.

Fazer uma análise minuciosa da realidade financeira de seu negócio é papel do contador e repassar para você todas as informações fará com que você conheça importantes índices (como faturamento, inadimplência, rentabilidade dentre outros dados financeiros).

Cabe ressaltar, aqui, que ter total conhecimento da situação financeira de sua empresa é de suma importância para ter embasamento para tomada de decisões. Para tanto, demonstrativos financeiros (como balanço patrimonial, demonstrativo de fluxo de caixa, demonstrativo de resultado de exercício etc) podem ser uma “mão na roda”.

Então, chegamos em um ponto crucial para pensar com carinho: vai contratar um contador para chamar de parceiro do negócio?

Uma contabilidade especializada em empresas de tecnologia para chamar de parceira do seu negócio

Caso a resposta ainda não seja positiva, podemos conversar um pouco mais. Sua ideia é reduzir custos? Não acredita que o contador é um investimento? Pois bem, nós também acreditamos que a redução de custos é essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Por isso, sabemos que algumas falhas podem levar a gastos não pensados anteriormente, não planejados e gigantescos.

Declarações fiscais fraudulentas ou errôneas, escolha equivocada do regime de tributação (principalmente se considerarmos que as empresas de tecnologia são o futuro e a novidade do mercado), falta de conhecimento e instrumentos que podem subsidiar a tomada de decisões, problemas com auditoria, inviabilidade em receber investimentos… Etc… Etc… Etc…

Lembrando, ainda, que as alíquotas destinadas às empresas sempre vão variar segundo o tipo, personalidade jurídica e localização da empresa. Ou seja, dados que não são analisados de forma correta podem gerar custos desnecessários. Estamos preparados para enfrentar tudo isso sem um auxílio?

Conclusão

Como um último e derradeiro argumento, precisamos deixar, aqui, a informação extremamente importante acerca da análise e demonstração contábil que envolve o balanço patrimonial de uma empresa. No caso de empresas de tecnologia, é muito importante dar uma atenção mais focada para a amortização de seus softwares (que estão relacionados, nesse caso, nos itens do ativo).

Analisar de forma correta essa parte gera um impacto qualitativo e quantitativo nas contas. Ficou confuso? Pois bem, se a resposta, aqui, foi um sonoro “sim”, você precisa repensar na questão de investir em um contador.

Convencido? O ideal é sempre ser bem assessorado por um contador.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.co

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *