Quais as vantagens de uma contabilidade para Pet Shop?

3 de janeiro de 2020 Contabilidade para Pet Shop
Compartilhe

Quais as vantagens de uma contabilidade para Pet Shop?

Possui um pet shop e ainda não contratou um contador? Sabe qual a relevância que esse profissional pode ter para a sua empresa? Não? Pois a nossa conversa de hoje é contigo!

É muito comum, principalmente com tanta informação disponibilizada, que alguns empreendedores acreditem conseguir cuidar de todas as etapas de seu negócio sozinhos e, com isso, acabam optando por não contratar um contador no pet shop.

Porém, em verdade vos digo que, esse pode ser um erro fatal, pois, mesmo que não seja obrigatório por lei, a presença desse profissional é imprescindível para o crescimento da empresa.

Contabilidade trata-se do mais procurado pelos empresários

De acordo com uma pesquisa apresentada pelo Sebrae, o serviço prestado pelos digníssimos contadores trata-se do mais procurado pelos empresários, além de ser o segundo mais importante (“perdendo”, apenas, pelos conhecedores de mercado). O mesmo estudo mostra que quase metade das empresas fecham até dois anos após a abertura. Os principais motivos são falta de capital de giro, escassez de clientes e problemas financeiros.

Você pode, nesse instante, estar se perguntando o que, exatamente, seu pet shop tem de relação com tais dados. Pois bem… Para evitar que seu pet shop tenha o mesmo destino, é que entra o contador. Ele contribui para o desenvolvimento da empresa, verifica registros na Junta Comercial ou no cartório civil e faz a regularização em vários órgãos, como Receita Federal, INSS e Prefeitura, por exemplo.

Também organiza a estruturação e planejamento fiscal e financeiro e mapeia o lucro do seu pet shop. Acreditamos, realmente, que você teria capacidade de fazer tais funções, mas, o contador é especializado nisso e cuidará da saúde financeira de seu pet shop como ninguém.

Uma contabilidade especializada em Pet Shop pode ajudar a gestão da empresa

A partir de relatórios mensais feitos com base nas informações do controle financeiro do pet shop, o contador fornece dados dos custos, giro de capital, encargos e tributos do seu empreendimento. Como magia, porém, real.

E essa magia não para por aí – as funções do contador ainda abrangem:

  • Auxiliar no planejamento estratégico financeiro
  • Planejamento tributário
  • Definir de preços de produtos e serviços
  • Calcular a margem de lucro
  • Fazer a gestão econômica do pet shop
  • Calcular impostos
  • Fazer a gestão de riscos de investimento

Tendo alguém que cuide de cada uma dessas etapas, você poderá cuidar da sua especialidade: o pet shop e seus clientes. Isso também garantirá que sua empresa prospere, uma vez que você, enquanto empreendedor, não estará “preso” às burocracias que fazem parte da rotina contábil de seu estabelecimento.

A contabilidade para Pet Shop será um parceiro para acompanhar seu negócio

Para que isso ocorra de forma assertiva, é importante que você e seu contador tenham um relacionamento baseado na confiança – não poderá haver informações escondidas entre vocês (obviamente, estamos falando de informações que dizem respeito ao seu pet shop, ok?!). O contador é muito importante para o caminhar de um pet shop, mas, para que isso ocorra, esse profissional precisará lidar com dados importantes e confidenciais da empresa.

Para tanto, a confiança também deve ser transmitida para todos os setores do pet shop, já que o contador atuará em conjunto com outros departamentos para elaborar um planejamento estratégico financeiro que faça o pet shop crescer como um todo.

Ok… Mas, o contador fará tudo sozinho? Claramente NÃO. É importante entender que, mesmo que o contador cuide da maior parte do trabalho financeiro da empresa, você deve acompanhar todos os procedimentos para entender mais sobre o assunto e evitar que irregularidades ocorram. Ou seja, não estamos “tirando” as responsabilidades de você, empreendedor. Apenas estamos adequando uma rotina contábil que trará maiores benefícios ao seu pet shop.

O contador tem grandes responsabilidades

A verdade é que o empresário responde por possíveis atos irregulares. Isso acontece porque o contador faz análises financeiras a partir dos dados que a sua empresa fornece e eles passam por você antes de chegar nele – ou seja, sua responsabilidade se mantém e é de suma importância para que o trabalho do contador seja feito com maestria.

Lembrando que, em caso de irregularidades, penalidades previstas por lei podem ser aplicadas. Tais penalidades podem variar de 5 a 6 anos de reclusão e multas altíssimas para ambos os lados. Além disso, consequências para a imagem de seu pet shop e, possivelmente, a “morte” do estabelecimento. Nenhum desses vislumbres parece interessante para o futuro de sua empresa, certo? Então, o ideal é ter um contador fazendo parte de sua rotina.

Conseguiu compreender o motivo desse profissional ser tão importante para o seu pet shop? Então, que tal começar a procurar por um para acompanhar sua empresa?

Dicas para escolher uma contabilidade para pet shop

Converse com profissionais do seu ramo e verifique escritórios que já atendem pet shops com qualidade. Muitos escritórios de contabilidade oferecem planos mensais com diferentes funcionalidades. Saiba quais serviços você precisa que o contador faça no seu pet shop – isso tornará sua escolha fica mais fácil e você não gasta mais do que necessário.

Atente-se aos valores adicionais pelos serviços que não estão no contrato. Também pesquise os honorários e planos de várias empresas de contabilidade.

Sim… Tudo começará em uma boa pesquisa – o que demandará tempo e paciência – mas, lembre-se: isso é o melhor para seu pet shop crescer e continuar o caminhar rumo ao sucesso!

Procure contabilidades com um histórico positivo

Ah… Procure pelo histórico profissional do contador que você selecionar e veja onde ele já trabalhou. Como comentamos anteriormente, converse com clientes desse profissional e verifique a satisfação dos mesmos quanto aos serviços prestados. Além disso, converse com os próprios contadores (ou responsáveis pelos escritórios de contabilidade) e pergunte quais são as características dele e como ele trabalha. Se possível, visite o escritório e colete mais informações.

É importante saber se ele possui total conhecimento sobre regras e cálculos que mudam frequentemente no Brasil, como tributos e impostos, por exemplo.

Um última dica: atente-se às formas de comunicação de seu novo contador! Atualmente, é difícil que alguém tenha tempo de marcar encontros presenciais e diversas questões são resolvidas online. Descubra se seu contador é acessível e pode te responder sempre que você precisar por e-mail ou redes sociais.

No mais, não mantenha seu pet shop sem contador! Você tem potencial para ser uma empresa muito maior, mas, isso significa que precisa de um profissional de contabilidade próximo, ok?!

Até a próxima!

Ainda não possui um contador para chamar de seu? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100 WhatsApp: +31 97196-0369

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *