Terceirização Financeira: Conheça as Vantagens

21 de fevereiro de 2022 Terceirização Financeira
Compartilhe

A terceirização financeira é uma prática adotada por diversas empresas. Ela visa não apenas reduzir custos. Ela também garante ter pessoal altamente qualificado à frente da gestão financeira.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a terceirização financeira. Dessa forma você pode decidir optar ou não pelo serviço com mais segurança.

O que é terceirização financeira

A terceirização financeira resume-se em delegar toda a financeira de um negócio a um profissional ou empresa especializada. 

Neste caso, você deixa de se preocupar com fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, contas a pagar ou a receber, folha de pagamento e outros. Todas estas tarefas serão feitas por especialistas, externamente.

Este tipo de serviço também é conhecido como BPO financeiro. BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, ou seja: terceirização de processos de negócios.

A grande vantagem aqui é, sem dúvida, diminuir as suas responsabilidades. Dessa forma, você acaba com uma preocupação a menos. E assim, com mais tempo livre, pode conduzir seu foco para outras áreas da empresa. 

Além disso, com a terceirização do financeiro, você fica livre de diversos gastos. A manutenção de uma equipe de pessoal sempre sai cara. E quando falamos em equipamento para eles e tudo o mais a conta é alta. Na maioria dos casos, a economia financeira com a terceirização é enorme.

Porque terceirizar o financeiro da empresa

Há diversos motivos para delegar a parte financeira de sua empresa para um time de especialistas. E é, inclusive, mais simples do que parece.

Veja bem, hoje em dia é muito comum manter serviços terceirizados. Os mais comumente terceirizados são limpeza, TI, segurança. A terceirização acontece para que você possa ter estes serviços. No entanto, não precisa organizar e manter todos estes funcionários. É realmente muito prático.

No caso do financeiro, as atividades envolvidas são muito complexas. Há uma grande quantidade de documentação e processos envolvidos. Além disso, ele é vital no dia a dia de uma empresa. Portanto, para quem é leigo no ramo, dar conta de tudo é um desafio e tanto.

Quando você opta pela terceirização, delega essa tarefa para uma equipe especializada. Assim, você garante que uma melhor gestão financeira do seu negócio. Ela ganha agilidade, eficiência e otimização. E isso sem tantas falhas como acontece com quem ainda é amador. 

Quando você escolhe uma boa equipe e confia nela, os ganhos são muitos. Você consegue tornar sua empresa competitiva com muito menos desgaste. Dessa forma, se destacar acaba sendo uma tarefa mais simples. É por isso que as maiores empresas estão investindo pesado neste tipo de terceirização.

Outro ponto importante é a redução de custos. Quando você tem seu próprio departamento financeiro, precisa arcar com diversos custos. Nessa conta entra não somente a folha de pagamento em si. Há também todo o material necessário para execução do serviço (computadores, softwares etc). Isso sem falar no desgaste que é gerenciar uma equipe. Dessa maneira, você se vê livre de diversas obrigações. Treinamento, faltas, gestão de férias e tudo o mais ficam a cargo de outros.

Sendo assim, a terceirização gera economia não apenas financeira, mas também de tempo. E essa economia de tempo é excelente. Com ela, você foca no que realmente importa: o core business do seu negócio.

Vantagens da terceirização financeira

Como pudemos ver, a terceirização financeira é muito vantajosa. No entanto, para ter uma visão geral dos principais motivos, veja a lista abaixo.

Dentre as principais vantagens de se terceirizar o financeiro de uma empresa temos:

  • Uma grande redução de custos – Economia com folha de pagamento, mobiliário, tecnologia, treinamento etc.
  • Foco total no seu negócio – Quando você não precisa se preocupar com a parte financeira, sobra tempo. Esse tempo pode ser investido, por exemplo, em planejamento estratégico, relacionamento com clientes, entre outros.
  • Mais capacidade e eficiência – Com relatórios em mão e assessoria, você toma decisões importantes com menor margem de erro. 
  • Informações importantes sempre à mão – Os relatórios fornecidos pela empresa terceirizada permitem que você tenha tudo o que precisa na hora de tomar decisões.

O que um BPO financeiro faz

Você cogita a possibilidade de fazer essa terceirização? Então precisa entender exatamente o que esperar dela. É importante alinhar suas expectativas. 

Dentre as tarefas realizadas por uma equipe de BPO financeiro, podemos citar:

  • Fazer a conciliação bancária
  • Controlar o fluxo de caixa
  • Realizar a emissão de notas fiscais
  • Fechamento de caixa
  • Agendamento de pagamento de impostos e rotinas do departamento fiscal
  • Controlar as contas a pagar e a receber
  • Controladoria em geral
  • Monitorar e analisar os diversos indicadores de desempenho financeiro
  • Elaborar tanto demonstrativos quanto relatórios financeiros

E esta é apenas uma lista preliminar. Você pode fechar um pacote ainda maior. Ele deve ir ao encontro das necessidades da sua empresa. 

Você pode, por exemplo, terceirizar tanto a gestão financeira quanto a contábil. Há inúmeras vantagens nesse combo. Garantir ao profissional especialista uma visão macro das finanças do seu negócio é uma delas.

Através dessa visão macro, ele pode detectar problemas e sugerir melhorias. Da mesma forma, pode fazer otimizações que gerem mudanças positivas diretamente no caixa. Neste caso entra o regime tributário, por exemplo. Uma boa empresa pode te ajudar a optar pelo melhor enquadramento tributário para sua empresa. Assim, você acaba por otimizar a carga tributária, pagando realmente o essencial.

Desse modo, com uma visão completa dada por especialistas, você consegue levar sua empresa adiante com muito mais segurança. Além disso, consegue tomar decisões importantes com mais assertividade e menor margem de erro.

Como fazer a terceirização financeira de uma empresa

Contratar uma empresa de BPO financeiro pode ser mais fácil do que você pensa. O serviço é recente. No entanto, já conta com diversas empresas especializadas. Tudo o que você precisa é fazer uma pesquisa. Assim, poderá encontrar aquela que é ideal para você.

Para isso, recomendamos que você entre em contato com várias empresas. O melhor de uma época como a nossa é as possibilidades. Você não precisa resumir sua busca apenas à sua cidade. Com a tecnologia atual, é possível contratar empresas de outras localidades, que atendam o Brasil inteiro.

A comunicação é muito facilitada com os meios atualmente disponíveis. Além disso, há diversos softwares que garantem a realização de um serviço exemplar mesmo remotamente. Portanto, amplie sua busca também para empresas que façam atendimentos online.

Não tenha medo de questionar, pedir cotações e comparar preços. O serviço precisa ser vantajoso para você. Do contrário, não valerá a pena pagar por ele. Além disso, com uma pesquisa minuciosa, você pode encontrar preços muito mais vantajosos à sua disposição.

No entanto, jamais abra mão da qualidade. Pesquise a reputação da empresa que você pretende contratar. Assim você evita dores de cabeça.

A partir do momento que você escolhe uma empresa de BPO Financeiro, tudo é simples. O que você precisa fazer, então, é agendar reuniões e seguir as orientações desta. Você vai ver que o processo é muito mais simples do que parece. 

No entanto, vale a pena seguir alguns passos simples.

  • Decida o que vai terceirizar – é preciso decidir que sistemas serão terceirizados em sua empresa. Com isso em mente, fica mais fácil buscar profissionais especializados.
  • Busque o fornecedor ideal para você – pesquise, compare e veja qual empresa oferece aquilo que você precisa.
  • Na hora de fechar o contrato, seja detalhista – no contrato precisa estar expresso detalhadamente o que cabe a você fazer e o que cabe à terceirizada.
  • Foque na transição – a transição de um serviço presencial para um terceirizado é um momento muito delicado. Faça essa transição com calma para garantir que tudo vá dar certo.
  • Mantenha-se sempre em contato –  Manter um canal de comunicação estreito é importante para que você e a empresa estejam sempre afinados.

Quanto custa um BPO financeiro

Agora você já entendeu mais a fundo do que se trata a terceirização financeira. Também entendeu as vantagens desse tipo de serviço. Então deve estar se perguntando quanto custa, não é mesmo?

Para avaliar os valores a serem investidos nesse serviço, você precisa colocar diversos pontos na balança. Assim, avalie sempre o custo-benefício de se terceirizar o financeiro da sua empresa.

Antes de mais nada lembre-se de que a contratação deste serviço vai gerar economia não apenas de dinheiro, mas também de tempo. Além disso, você terá os serviços de profissionais especializados. Isso vai diminuir e muito as chances de tomar decisões erradas. Sem contar na economia com tarefas que precisam ser refeitas no caso de erros. E nem falamos dos custos de se manter toda uma equipe empregada e funcionando.

Neste ramo não há valores tabelados. Tudo irá depender da capacidade de cada empresa de contabilidade gerar resultados para o seu negócio, além da estrutura e conhecimento oferecidos. 

A Previsa, por exemplo, oferece um dos melhores serviços de BPO Financeiro do país. Além de toda estrutura que oferecemos para mais de 700 clientes, temos uma equipe com décadas de experiência na gestão financeira de todos os tipos de empresa

Resumo

Neste artigo você pôde aprender muito sobre a terceirização financeira. Vamos relembrar então o que você viu por aqui.

  1. O que é terceirização financeira
  2. Porque terceirizar o financeiro da empresa
  3. O que um BPO financeiro faz
  4. Como fazer a terceirização financeira de uma empresa
  5. Quanto custa um BPO financeiro

Conte com um time de especialistas

Na Previsa, nosso time está sempre atento para buscar as melhores experiências e fornecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato. Nossos profissionais, além de ampla experiência em relacionamento, são proativos, objetivos e estão altamente preparados para atender e encantar.

Fale com um de nossos consultores e descubra como também podemos ajudar a sua empresa a crescer!

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 97196-0369

 

Banner BPO
Compartilhe

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *