Benefícios comprovados da terceirização do financeiro para pequenas empresas

13 de agosto de 2021 terceirização do financeiro para pequenas empresas
Compartilhe

No mundo corporativo, muitos empreendedores temem que informações sensíveis da empresa sejam compartilhadas com terceiros. A preocupação é válida e, para que isso não ocorra, é importante que o gestor tenha uma equipe financeira e administrativa fiel e capacitada, ainda mais na terceirização do financeiro para pequenas empresas.

Contudo, nem sempre é possível contratar profissionais com o nível de comprometimento necessário. Além disso, nem todas as empresas dispõem de verba suficiente para arcar com custos trabalhistas e previdenciários de uma grande equipe, sobretudo as empresas de pequeno porte.

Nesse caso, existe uma saída viável que tem atraído empresários de todos os ramos: a terceirização do financeiro para pequenas empresas. Delegar a gestão para uma empresa especializada pode ser a solução mais acertada para controlar os gastos, fazer a gestão do caixa e ainda criar um planejamento estratégico.

O Business Process Outsourcing, é uma ferramenta que está sendo cada vez mais usada por empreendedores que desejam investir seu tempo no desenvolvimento de estratégias que irão impulsionar o seu negócio. O BPO também está sendo procurado como forma de organizar os setores vitais da empresa, sobretudo após momentos de recessão, quando os empresários precisam colocar ordem para voltar a crescer.

Para desmistificar de vez a terceirização do setor financeiro vamos explicar como funciona o BPO e apresentar cinco benefícios comprovados para pequenas empresas.

O que é BPO 

Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócios em bom português, é quando uma empresa transfere para outra, no caso uma contabilidade especializada em BPO, a gestão de setores vitais do negócio.

Dessa forma, todo o controle financeiro é realizado fora da empresa contratante. A contabilidade fica responsável por gerenciar todo o fluxo de caixa, organizar contas a pagar e receber, e emitir relatórios de desempenho.

Todas as movimentações são realizadas de acordo com a legislação vigente e respeitando as boas práticas administrativas. Ao proprietário da empresa fica a tarefa de focar no desenvolvimento do negócio, contribuindo para seu crescimento no mercado.

5 benefícios comprovados da terceirização do financeiro para pequenas empresas

Mesmo as empresas que não contam com uma estrutura robusta e grande fluxo de caixa podem se beneficiar do BPO. Contratando uma contabilidade idônea, os serviços irão corresponder às reais necessidades do negócio, tornando o custo-benefício justo.

Inclusive, apostar no BPO é a forma segura de investir no fortalecimento da marca, uma vez que o empresário terá a certeza de que a gestão está sendo feita de forma adequada. Mas para ter essa garantia, é preciso contratar uma contabilidade com know-how em BPO.

Setor financeiro organizado

Em geral, empresas de pequeno porte contam com equipes multidisciplinares, que se revezam entra as diversas atividades rotineiras. E esse acúmulo de funções é uma das causas dos erros administrativos que comprometem a saúde financeira da empresa.

Já com o BPO, uma equipe especializada será responsável por manter as contas a pagar e receber em dia, fazer o balanço financeiro, armazenar comprovantes, atualizar documentos importantes, entre outros.

Todos os processos relativos ao setor financeiro serão padronizados, reduzindo as possibilidades de falhas. Com conhecimento das leis que regem o mercado e a legislação, esses profissionais se irão se encarregar de manter a empresa regularizada.

Produtividade e eficiência

Com os processos sendo realizados em outra empresa, os colaboradores irão reduzir o tempo gasto com sistematização, organização e burocracia, podendo focar no aprimoramento das suas atividades primárias. Esse dinamismo irá promover benefícios para os demais setores da empresa, garantindo maior produtividade da equipe.

Mais eficiência é sinônimo de crescimento, que por sua vez leva a uma melhora nos indicadores financeiros. Ou seja, é bem provável que a empresa se desenvolva e ganhe destaque no mercado.

Investimento

Não há dúvidas de que investir em BPO é mais vantajoso do que contratar uma equipe completa para gerenciar o setor financeiro. O processo de admissão é lento e ainda é preciso contar com o prazo de adaptação do colaborador.

Além disso, é preciso considerar os gastos com questões trabalhistas que irão onerar a empresa, como salários, FGTS, impostos, benefícios e, alguns casos, cursos de qualificação.

Ao contratar o BPO, todos os serviços serão realizados por profissionais capacitados que não estão diretamente ligados à empresa. Ou seja, o valor empenhado será baseado no escopo determinado no contrato e pelos serviços prestados e não na quantidade de funcionários.

Outra vantagem é que, com uma gestão descentralizada, é possível ter uma equipe alocada mais enxuta, reduzindo os gastos com pessoal.

Tecnologia

Montar uma estrutura completa, com softwares atualizados, nem sempre é uma alternativa viável, principalmente para empresas de pequeno porte. Com o BPO, os dados da empresa serão analisados por programas de eficiência garantida, diminuindo as chances de erros e agilizando os processos.

Além disso, contabilidades que atuam com softwares de pontas são capazes de oferecer ao empresário o gerenciamento das informações que são produzidas sobre a empresa, proporcionando confidencialidade e controle de acesso aos dados. De forma fácil, é possível obter os relatórios gerados e visualizar as análises mercadológicas.

Assessoria especializada

Contratar uma contabilidade que tenha serviço de BPO de qualidade pode ajudar a empresa a prosperar mais rapidamente. Em uma frequência a ser combinada com a prestadora de serviços, o empresário irá receber os relatórios detalhados das movimentações financeiras, entrada e saída do caixa, tendências de mercado, entre outras informações pertinentes.

Toda a análise terá como base as informações da empresa contratante, o que torna o relatório exclusivo e determinante. A partir dos dados apresentados, a tomada de decisão se torna mais ágil e assertiva com a correta identificação de possíveis problemas e oportunidades.

O serviço é seguro. Basta escolher uma contabilidade com know-how para implementar o sistema na sua empresa, desburocratizar processos e apresentar possibilidades de melhoria.

Assista a um Vídeo sobre terceirização do financeiro para pequenas empresas

Saiba mais sobre terceirização do financeiro para pequenas empresas

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Banner BPO
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *