Contabilidade especializada em Cervejaria responde o que é Brewpub

6 de janeiro de 2020 Contabilidade especializada em cervejaria
Compartilhe

Contabilidade especializada em Cervejaria responde o que é Brewpub

Você é um apaixonado por cerveja e precisa encontrar novos locais para saborear? Ou, melhor ainda, você pretende empreender no ramo? Então, seja muito bem-vindo à nossa conversa de hoje! Como contabilidade especializada em Cervejaria precisamos dizer que você precisa compreender um pouco um termo muito promissor no ramo: o brewpub.

Pensando nisso, separe alguns minutos da sua agenda e relaxe… Vamos conversar!

Independente de ser apenas um apreciador ou desejando dar continuidade empresarial nessa paixão, é necessário que você visite, ao menos uma vez, um brewpub de qualidade. É importante saber que você nem mesmo precisa sair do país para visitar um de qualidade, aqui mesmo, no Brasil, existem diversas ótimas casas que você pode (e deve) conhecer.

Ok! Mas, você deve estar pensando: o que é, exatamente, um brewpub.

E nós, da equipe Previsa, ficamos muito felizes que você esteja buscando saber, pois, trata-se de um local que vai cativar seu coração cervejeiro.

Então, vamos, finalmente, explicar um pouco: um brewpub nada mais é que um bar (isso mesmo, meu caro) com um grande diferencial: o processo de produção de cerveja é no próprio estabelecimento. Isso significa que o seu cliente terá um chopp fresco direto da fonte, ou seja, com a qualidade que o consumidor merece.

Inclusive, o próprio nome já denota exatamente isso: “brewpub” é um termo em inglês que designa um estabelecimento que fabrica sua cerveja com foco no consumo e esse consumo seria no mesmo local da produção, geralmente em conjunto com a estrutura de um restaurante para a venda de alimentos.

Invista na experiência e nos diferenciais de um brewpub

Ao escolher frequentar (ou abrir) esse tipo de estabelecimento, é interessante que você saiba que o diferencial de um brewpub para os demais bares é, também, sua maior vantagem: esse é um modelo de negócio que permite ao consumidor provar a cerveja “zero quilômetro”, ou seja, sem ter sofrido o desgaste inerente ao transporte do produto até as prateleiras. Satisfação para você, caso seja o cliente… Mas, também, para você, caso seja o cervejeiro empreendedor.

Vale ainda ressaltar que esse tipo de local ainda pode ser um verdadeiro celeiro de novas (e saborosas) experiências. Isso porque a produção geralmente é realizada em pequena escala – fator que permite muito mais versatilidade e uma dinâmica mais livre para a elaboração de novos rótulos.

Se o conceito desse ramo empresarial chamou sua atenção, nossa dica é que você visite alguns estabelecimentos para sentir o clima e provar alguns rótulos. Nós garantimos, você vai adorar! Depois que fizer isso, não esqueça de vir aqui contar pra gente o que achou da casa e, claro, do sabor da cerveja artesanal.

Agora, se você tem o desejo que consome seu espírito de abrir o seu próprio brewpub, nós precisamos ter uma conversinha contigo.

Para ter um brewpub para chamar de seu

É necessário ter todos os equipamentos de uma micro cervejaria (cozinha cervejeira, tanques fermentadores etc), além da estrutura de bar e eventualmente cozinha, caso o estabelecimento sirva alimentos. Ou seja, você precisa fazer um bom investimento para que seu cliente tenha acesso a todas as regalias que um brewpub de qualidade tem a oferecer.

Além disso, para ingressar no mercado cervejeiro, você, meu caro empreendedor, deve ter um conhecimento um pouco mais aprofundado acerca do processo produtivo, pois a qualidade do produto e a criatividade na elaboração das receitas, nesse nicho de mercado, são essenciais. Caso você ainda não detenha tal conhecimento, atualmente, muitas instituições dão cursos para que você possa se especializar.

Lembre-se que o seu consumidor, cervejeiro que ama cerveja artesanal, é exigente, por isso você deve investir em produtos que proporcionem experiências sensoriais diferenciadas junto a esse consumidor.

De uma forma geral, você precisa preparar seu coração e seu bolso

Ao menos no princípio: são muitas burocracias, altas cargas tributárias, a legislação de trabalho também recebe muitas críticas, e além disso todas as regras são um tanto confusas.

Mas, nem só de tempestade é feito esse caminhar. As vantagens de se abrir um brewpub são grandes. Primeiro, corta-se custos com intermediários, assim como logística e até mesmo envase. Pode-se servir a cerveja direto dos tanques maturadores. Além disto, ele te permite inovar sempre, e ir testando novas fórmulas e estilos ao longo do tempo, devido à menor escala de produção, se comparada a uma micro cervejaria.

Passa também, por esse ponto, uma grande vantagem financeira do brewpub: a eliminação da viagem que a cerveja faz da fábrica até a mesa do consumidor acaba suprimindo o gasto logístico para distribuição e venda das cervejas, tornando o processo mais barato e, consequentemente, beneficiando o produtor e o consumidor.

Um sonho a ser realizado que merece um bom planejamento

A cerveja, mesmo em fórmulas mais “comuns” e sem o glamour acrescido pela sua versão artesanal, com sua fórmula tradicional de malte, lúpulo e cevada, é hoje consumida por consumidores de diferentes paladares (desde os mais conservadores – que voltam realmente para as cervejas artesanais -, até os mais ousados – que buscam sabores diferenciados e inusitados).

Pesando nisso, encontramos mais uma vantagem para o mercado, as cervejarias artesanais têm grande destaque e estão se tornando um mercado cada dia mais promissor, seja com a tradicional fórmula milenar da cerveja ou com as audaciosas misturas.

Neste modelo de negócio, você tem a oportunidade de imergir de cabeça totalmente no maravilhoso universo cervejeiro (que, afinal, foi o que te trouxe até aqui, certo?) e em toda a cadeia de produção, desde os insumos nobres (malte, lúpulos e leveduras) até o final da cadeia com a entrega do produto aos consumidores finais: os clientes do seu pub.

Por último, mas, não menos importante, mesmo a questão da carga tributária sendo alta, do ponto de vista legal, as micro cervejarias estão enquadradas no simples nacional desde outubro de 2016, o que reduz a carga tributária na comercialização da mesma e amplia sua margem de faturamento anual.

De toda forma, após vencer todos esses obstáculos, o segredo é soltar a criatividade e criar rótulos saborosos e que vão chamar a atenção dos cervejeiros de plantão. Quem sabe o seu brewpub não entra em algum dos nossos cases de sucesso?

Leia também:

Contabilidade para cervejaria ensina como montar sua empresa

Contabilidade para cervejaria: como escolher seu novo contador?

Precisa de ajuda para realizar seu sonho?

Ainda não possui um contador para chamar de seu? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: + 31 97196-0369

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *