Contabilidade para cervejaria: como escolher seu novo contador?

3 de janeiro de 2020Contabilidade para Cervejaria

Contabilidade para cervejaria: como escolher seu novo contador?

Abriu sua empresa no ramo das cervejas artesanais, buscando sucesso e ainda não tem um contador para chamar de seu e auxiliar nesse caminhar? Pois bem… “Seus problemas se acabaram-se”! E nem mesmo se trata de um marketing barato, vamos mostrar o caminho das pedras. Vamos lá?

O mercado de Cervejarias Artesanais está em ebulição

Hoje, vamos conversar um pouco sobre como definir quem será esse profissional que irá acompanhar a vida (e a saúde) de sua cervejaria. Interessado? Então, separe uns minutos de sua agenda de hoje e relaxe… Vamos conversar!

Como você bem sabe, a cerveja é, de longe, a bebida alcoólica mais consumida (e vendida) em nosso país. Contextualizando um pouco o produto que é a base de seu novo negócio, a trata-se de uma história longínqua, datada de 1637 – quando o alemão Maurício de Nassau trouxe, alegremente, uma novidade para Recife: a deliciosa cerveja. Graças a ele, hoje, podemos degustar essa bebida refrescante.

Porém, sua cerveja não é “qualquer uma” (sem desmerecer as demais, viu?!). Sua cerveja é uma cerveja artesanal – e, claramente, a melhor da região. Certo? Cervejarias artesanais, como a sua, ganharam os brasileiros através dos anos e, hoje, esse número cresceu (e continua crescendo). Quem experimenta a derivação possivelmente optará por frequentar Cervejarias com rótulos artesanais a comuns. Ou seja, um ponto positivo para a sua escolha de mercado.

A gestão da cervejaria necessita de acompanhamento

O ponto relativamente estressante disso é que, tal expansão do mercado gera, gradativamente, maior interesse de cada vez mais empresários – o que torna a concorrência gradativamente maior. Porém, sempre com o foco em cervejas ditas como exclusivas, de fermentação única e servidas em espaços que venham a proporcionar ao cliente uma experiência sem igual – diferente de qualquer experiência que ele já tenha se envolvido.

Por essa razão e para os lucros sobressaírem ao investimento, a contratação de uma contabilidade para cervejarias é de extrema importância para o sucesso do negócio. Chegamos, então, ao ponto que trouxe você para o presente artigo.

A contabilidade especializada em cervejarias será aquela pequena parte do negócio com a grande responsabilidade de apresentar tudo que for referente a exigências legais, correta mensuração da carga tributária (uma vez que existem inúmeras variáveis que influenciam na tributação da cerveja artesanal), para evitar pagamentos altíssimos, e indevidos, de tributos, entre outras informações para que o estabelecimento esteja regularizado e, uma vez que inaugurado, auxiliar em toda a sua logística.

Ou seja, ter um contador especializado em cervejarias como seu braço direito não é apenas algo “que ajuda”, trata-se de um dever frente à saúde financeira de sua cervejaria.

Compreenda a relevância de em uma contabilidade especializada em cervejaria

A ação desses profissionais contempla, de forma bem abrangente, uma participação ativa no dia a dia financeiro de sua cervejaria. Por isso, não se assuste com o fato de seu novo contador se mostrar extremamente interessado em sua empresa – isso faz parte do serviço dele e faz com que ele preste um serviço de qualidade.

Ele deverá apresentar a você, empresário cervejeiro, uma atualização de dados que demonstrem se o negócio está superando as expectativas quantitativas, se está na média ou se é necessário tomar outra ação para que o negócio possa manter-se em funcionamento.

Ok… Conseguiu compreender, até aqui, a relevância desse profissional? Ótimo!

Vamos entender como selecionar alguém que se enquadre nessa função!

Primeiramente, faça uma minuciosa pesquisa! Nada cairá em seu colo de mãos beijadas (e você já deve ter notado isso). Lembre-se que, para um empreendedor que tem como foco o crescimento de sua cervejaria, é necessário ter um conhecimento profundo sobre a situação econômico-financeira da mesma.

Sendo assim, você JAMAIS poderá entender a contabilidade como uma obrigação chata, mas, sim, como um recurso valioso de gestão. Que tal iniciar com a boa e velha busca pelo Google? Acredite: é um passo válido! Mas, lembre-se de que o escritório não precisa ser localizado na mesma cidade que a sua cervejaria.

Indicações de bons serviços são geralmente úteis. Uma opção é solicitar ao escritório uma breve relação de clientes para procurar referências. Verificar se o escritório de contabilidade que você está pesquisando tem know how no ramo de cervejarias etc. É possível, também, buscar indicações de empresários conhecidos que estejam satisfeitos com o trabalho de suas empresas contábeis.

Você deverá empregar tempo, papel, caneta, paciência e atenção nessa pequena, mas, importantíssima, parte da missão!

Quando você separar alguns escritórios em uma listinha, será necessário analisar algumas particularidades

A primeira delas será a afinidade que os mesmos possuem com a tecnologia.

Meu amigo cervejeiro, estamos vivendo uma era onde a contabilidade digital reina plenamente, o que significa dizer que, sem os recursos tecnológicos, não é possível que as contabilidades selecionadas se mantenham em sua listagem – uma vez que a análise de seus documentos, entrega de demandas, análise de juros etc poderá não ser tão assertiva quanto a de escritórios que vivenciam a era digital com maior maestria.

Além da aceleração das rotinas, a contabilidade que está mais engajada tecnologicamente, possivelmente, poderá visualizar melhor toda a saúde financeira da sua cervejaria e de todos os números que a movem.

Um outro ponto relevante a ser analisado nos que estão ainda em sua lista diz respeito à comunicação

Embora não seja um aspecto mandatório, a capacidade de se comunicar e fornecer feedbacks constantes é bastante desejável. Contadores que mantêm canais de comunicação sempre abertos e ativos mostram-se muito mais eficazes em relação às suas atribuições estratégicas. Planejar significa antecipar, e onde não há diálogo, não se pode prever nada, concorda?

Verifique se o atendimento é feito por e-mail, WhatsApp ou telefone, e procure se informar se os empreendedores que já trabalham com esses escritórios contábeis conseguem falar com o responsável pela contabilidade da empresa sempre que necessitam. Afinal, se algo importantíssimo precisar ser resolvido de forma ágil, será necessário que você tenha acesso rápido ao seu contador.

Ao selecionar o que melhor irá lhe atender em sua lista, cheque se ele tem protestos, se está registrado no CRC e se ele está apto para atender sua cervejaria com presteza e qualidade. Você não precisará ser um especialista em contabilidade, mas, claramente o seu novo contador necessita! Dúvidas? Entre em contato!

Leia mais artigos sobre o assunto:

As particularidades da contabilidade de associações de proteção veicular

Como escolher uma contabilidade para Associação de Proteção Veicular?

Como abrir uma associação de proteção veicular

Ainda não possui um contador para chamar de seu? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *