5 benefícios imperdíveis do Certificado Digital

3 de maio de 2019 Certificado Digital

5 benefícios imperdíveis do Certificado Digital

O Certificado Digital faz parte da gama de entregas obrigatórias ao Governo e, por sua obrigatoriedade, já faz parte da rotina de muitas empresas. Isso, muito provavelmente, você, empresário, já tem ciência. Conhecer o Certificado Digital já é um grande passo que você, e muitos empresários brasileiros, já alcançaram com certa “maestria”. Mas, o que muitos de vocês não sabem, é que essa certificação tem muitos outros benefícios a ser explorados (e que são tão pouco utilizados).

Quer saber um pouco mais sobre?

Continue conosco e tenha acesso a 5 benefícios básicos que todo empresário que adota o Certificado Digital possui.

Vamos lá?

Bom, primeiramente, é muito importante que você saiba que adotar a certificação resulta em segurança, redução de custos, sustentabilidade, comodidade e economia (5 lindos benefícios). Mas, a consequência desses benefícios traz uma “implicação bônus”: a probabilidade de firmar qualquer tipo de documento com legitimidade jurídica.

Mas, calma, não vamos passar a carroça na frente dos bois… Vamos analisar os 5 benefícios base do presente artigo.

1 – SEGURANÇA

A adoção do Certificado Digital possibilita a integração, em sua empresa, de mecanismos que possibilitem o uso de uma assinatura digital com o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita. Isso é muito bom para sua empresa, uma vez que permite a autenticidade de todos os seus documentos eletrônicos (e a modernidade atual nos faz ter cada vez mais documentos de tal porte).

Para entender esse processo de maior segurança, é interessante conhecer um pouquinho a constituição do Certificado Digital. Essa certificação trata-se, como você já deve saber, de um documento eletrônico que apresenta informações de uma empresa (ou pessoa), uma chave pública (associada à respectiva chave privada da pessoa que se refere) e a assinatura digital de uma Autoridade Certificadora confiável.

Já a assinatura digital trata-se, unicamente, do resultado de um conjunto de operações criptográficas aplicadas a um determinado documento eletrônico. A assinatura digital comprova que o documento/transação não foi alterado e que foi assinado pela entidade ou pessoa que possui a chave privada correspondente ao Certificado Digital.

A junção de tudo isso gera uma segurança impressionante para seus documentos virtuais. Entendeu?

2 – REDUÇÃO DE CUSTOS

Aqui, trata-se de um raciocínio lógico bem simples: a partir do momento que o Certificado Digital passa a ser adotado para assinar documentos, algumas etapas do processo de negócio são eliminadas: compra, impressão e manuseio de papel, autenticação, deslocamentos para o envio de documentos e armazenamento. O conteúdo passa a ser produzido, assinado e enviado eletronicamente. Com apenas alguns cliques e total validade jurídica.

Ao “pularmos” as etapas supracitadas, automaticamente, reduzimos os gastos que estão vinculados a elas. Sua empresa não terá o custo referente a compra de papel para tais documentos e muito menos com a impressão dos mesmos, não precisará reconhecer firma, não precisará de um funcionário que cuide do manuseio/ armazenamento/ acesso de tais documentos (uma vez que eles não existem de forma física) etc… Já parou para pensar quanto papel é gasto com documentos em sua empresa? E quanto dinheiro está vinculado a isso? Pois bem, meu caro, você pode reduzir isso com poucos cliques.

3 – SUSTENTABILIDADE

Vinculado a ideia de transformar o que era físico anteriormente em algo completamente digital, você pode já analisar o presente benefício. O Certificado Digital possibilita que você não desperdice muito papel (viva as árvores!) na emissão de documentos (que serão digitais).

Pense no quanto você, e sua empresa, estão gerando um impacto positivo no meio ambiente adotando a certificação!

O Certificado Digital consente a ausência de impressão de papel, sem autenticação suplementar e com legalidade jurídica, tudo de forma simples e inteiramente digital. São costumes como esses, realizados conjuntamente a outras mudanças simples de hábitos, que vão (aos poucos) restabelecendo o bem estar do meio ambiente. Que é exatamente o que queremos, certo? Um bom exemplo é o uso da nota fiscal eletrônica que, até 2018, economizou 76 bilhões de folhas de papel, isso significa uma economia de quase 165 bilhões de litros de água.

Viva quem pensa no planeta!

4 – COMODIDADE

Outro benefício importante para toda a população atual é a questão da mobilidade. Assinar digitalmente não exige que você e seus parceiros estejam no mesmo local, ao mesmo tempo. Pense: você pode fechar um contrato via Skype e vocês podem assinar o documento, naquela hora, digitalmente. Você pode, nessa mesma reunião, estar no carro, no Uber, no aeroporto, na praia… Não importa! Sendo o titular da certificação, não precisará se deslocar até seu atual (e novo) parceiro para assinar nenhum documento. Tudo pode ser feito virtualmente. Em poucos minutos, utilizando a tão amada internet para acessar uma das plataformas de assinatura, um negócio é fechado.

Aqui, é muito importante você ter em mente que a tecnologia evoluiu e, agora, o Certificado pode ser armazenado no celular ou tablet por meio da modalidade “mobileID”. É exatamente isso que permite que você esteja na praia, fechando um acordo perfeito para sua empresa, sem precisar sair do sol, usando seu celular. A versão mobile também é mais conveniente, porque não exige a instalação de drivers. A emissão e o armazenamento são feitos diretamente no dispositivo.

Pensando em tecnologia, já parou para pensar em como sua empresa será bem vista ao ser considerada a par de toda essa inovação?

5 – ECONOMIA

Você pode estar cometendo um erro ao utilizar o Certificado Digital somente quando ele é exigido para a comunicação com os órgãos do Governo. “O Certificado Digital pode ser usado para assinar documentos sem papel e caneta, como contratos, procurações, recibos, aceites, entre outros. Isso porque a cada uso é gerada uma assinatura digital com valor jurídico semelhante ao da assinatura manuscrita”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign. Ou seja, retomando a ideia de redução de custos, sua empresa está economizando gastos impressionantes ao adotar a certificação.

Basta fazer as contas!

E aí? Pronto para adotar o Certificado Digital com olhos que vão além da obrigatoriedade?

Se tiver dúvidas, nossa equipe está preparadíssima para lhe auxiliar. Entre em contato conosco!

Leia também:

Dicas sobre certificado digital e contabilidade para clínicas

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.co

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *