Como abrir uma associação de proteção veicular

9 de dezembro de 2019Abrir associação de proteção veicular

Como abrir uma associação de proteção veicular

Hoje, vamos falar um pouco sobre como abrir uma associação de proteção veicular. Já pensou em abrir uma?

Podemos te dar algumas dicas de como fazer. Então, separe alguns minutos da sua agenda e relaxe… Vamos conversar!

Primeiro, é importante que você saiba “onde está pisando”

Hodiernamente, as associações de proteção veicular têm crescido exponencialmente no Brasil. Importante pensar que se trata de um mercado novo, mas, que já cativa o coração do público que tem maior necessidade de proteção contra furto, roubo, colisão etc.

Dados podem fazer com que sua mente se expanda um pouco. Você sabia que, hoje, existem cerca de 84 milhões de veículos registrados no nosso país?

Pois é, meu caro. Desse grande montante de veículos circulando em nossas vias, apenas ¼ possui seguro ou proteção veicular. Ou seja, há muito que ser explorado carinhosamente nesse nicho (principalmente porque, nesses dados, não encaixamos tratores, motos ou implementos agrícolas).

Em resumo: em sua maioria, a frota brasileira não está segurada.

Nesse ponto, você pode estar pensando: “ok, equipe! Mas, o que é uma proteção veicular em associação?”

Simples, uma proteção veicular, oferecida dentro de associações, nada mais é que um simples (mas, bem elaborado) sistema de rateio.

Nesse sistema, há a divisão dos custos do sinistro dos associados. Isso fará com que, caso algum dos associados venha a ter algum problema com seu veículo, o mesmo será solucionado de forma ágil, em menor tempo, e sem burocracias desnecessárias. Sendo assim, os associados dividem entre si os custos mensais dos sinistros ocorridos no período.

Importante ter em mente que ao abrir uma associação de proteção veicular, para oferecer o serviço, deve ser devidamente legalizada e registrada.

Bacana, não é mesmo? Agora, saiba como criar a sua própria associação de proteção veicular:

1 – A parte jurídica

Uma parte fundamental para a sua associação: tanto para o ato de fundação quanto para a manutenção legal e saudável da mesma. Para ser feita da melhor forma possível, é importante que você tenha auxílio de um profissional competente e conhecedor tanto do Direito quanto da própria associação – uma vez que o conhecimento apenas das questões legais básicas está longe de ser o ideal para a manutenção de uma Associação.

É muito importante que esse profissional saiba as questões legais de como criar um Estatuto assertivo e minucioso ao máximo, além de conhecimentos de aspectos jurídicos, e conhecimentos acerca do regulamento da associação.

Além disso, deve orientar a você e aos demais envolvidos de como a diretoria de sua nova associação deve (ou não) proceder e se portar – pois até uma palavra que muitas associações estão utilizando de forma errada tem acarretado diversos problemas na justiça, por isso, ao abrir uma Associação, é necessário ser criterioso na escolha do profissional que fará a assessoria jurídica.

2 – Identidade e divulgação

Toda empresa, ao nascer para o mundo dos negócios, precisa construir uma linda e assertiva identidade visual – sua associação não é diferente.

Logo, tipografia, cores… O que sua associação deseja repassar aos olhos do seu futuro associado? Tudo isso pode ser criado por você ou, caso a verba permita, por uma equipe de marketing terceirizada – o que será muito mais assertivo devido aos conhecimentos de mercado que essas equipes possuem.

É importante ter em mente que esse é um passo essencial, principalmente ao pensarmos na confecção dos materiais necessários para administração e divulgação da sua associação: cartão de visitas, flyers, banners, papel timbrado, folders, contratos, cartões, crachás, painel, apresentações etc. Portanto, nossa dica, para esse ponto, é: escolha uma empresa competente e responsável para o desenvolvimento da identidade visual.

3 – Internet

Sua associação de proteção veicular não deve começar se não existir nesse mundo pitoresco. Isso porque milhares de futuros associados em potencial estão navegando na internet diariamente.

Recomendamos que você escolha uma empresa bacana para desenvolver um website moderno, atraente e responsivo. Através do website, sua associação poderá divulgar seus serviços e receber contatos de seus clientes.

Ah… Aqui, não foque apenas no seu website! Faça um trabalho de divulgação, também, nas mídias sociais (como facebook e instagram). Lembre-se que “quem não é visto, não é lembrado” e a internet poderá te trazer notoriedade e autoridade.

4 – Informatização

Toda empresa precisa de um software que auxilie nas atividades diárias. As associações não são diferentes. Controle de associados… Planos cadastrados… Finanças… Regionais… Diretores… Em verdade vos digo: estamos na era digital. Para melhor organizar sua associação, escolha um sistema de gestão que irá atender todas as necessidades práticas da mesma.

5 – Parcerias

Em um universo novo, com sua associação iniciando as atividades, o ideal é fechar parcerias ou contratar empresas terceirizadas para dar o suporte de assistência 24hs, rastreamento, perícia de sinistro, entre tantas outras que precisam ser reguladas para que a associação de proteção veicular venha a “rodar”.

Além disso, é muito interessante ter um parceiro para consultoria e assessoria para sua nova associação de proteção veicular – uma equipe com expertise para auxiliar em todos os processos de abertura, além de auxílio em demais dificuldades administrativas que você possa vir a ter.

Lembre-se de sempre analisar com cautela seus parceiros, independente do foco da parceria. Os mesmos sempre devem ser profissionais competentes em suas funções que tem compromisso com o resultado, e, o mais importante de tudo, são profissionais experimentados no seguimento de proteção veicular. Isso garantirá que sua nova associação exerça suas atividades com qualidade perante os associados.

E aí? Preparado e motivado para fazer sua associação abrir as portas e buscar o sucesso desse novo mercado? Conte aqui nos comentários se ainda tiver alguma dúvida! Estamos ansiosos para ter uma conversa e ajudar no processo de abertura de sua associação.

 

Leia mais artigos sobre o assunto:

As particularidades da contabilidade de associações de proteção veicular

Como escolher uma contabilidade para Associação de Proteção Veicular?

Como abrir uma associação de proteção veicular

Quer conhecer um serviço contábil consultivo?

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *