O que é BPO Financeiro e como começar

2 de agosto de 2022 O que é BPO Financeiro
Compartilhe

Quando falamos em terceirização de serviços financeiros, muitas pessoas ainda possuem dúvidas e até se assustam com tanta modernidade. O BPO Financeiro é um serviço relativamente novo e vem ganhando força com o passar dos anos, e as melhorias tecnológicas. No entanto, muitos gestores ainda desconhecem o seu funcionamento, e, por isso, deixam de aproveitar suas inúmeras vantagens.

Neste artigo vamos apresentar o BPO Financeiro a você, gestor de empresa que quer ver seu negócio crescer.

O que é BPO Financeiro

Hoje em dia todo gestor entende que dar conta de todas as demandas de uma empresa não é tarefa para um homem só. Muitos decidem manter os tradicionais setores internos, como o RH, Financeiro, Atendimento, etc. Contudo, nem sempre dá para arcar com estes custos, afinal de contas, a lista é enorme: mobiliário, informática, recursos humanos… É aí que entram as terceirizações de serviços, e o BPO Financeiro é uma delas.

BPO Financeiro: significado

A sigla BPO vem do inglês Business Process Outsourcing que, traduzindo, significa Terceirização de Processos de Negócios. Nesse sentido, usar o serviço de BPO Financeiro significa terceirizar todo seu setor financeiro para uma empresa que irá geri-lo externamente.

O que uma empresa de BPO Financeiro faz

Como vimos acima, com a terceirização dos processos financeiros da sua empresa, uma outra empresa assumirá esse trabalho por você. Isso significa, então, que você não precisará contratar pessoal para este serviço, e nem investir em montar um escritório voltado para este fim.

A empresa de BPO Financeiro já conta com profissionais próprios, especializados nesta área. Elas oferecem soluções para você, empresário, ter menos preocupações e mais tempo para focar no core business do seu negócio. Vamos, então, entender melhor como funciona o BPO Financeiro.

Afinal de contas, o que uma empresa de BPO Financeiro pode fazer por você? Bom, isso vai depender das necessidades individuais da sua empresa. Contudo, uma empresa desse tipo está qualificada para fazer toda a parte financeira do seu negócio. É uma terceirização eficiente das rotinas financeiras, que vai te ajudar a reduzir custos e, consequentemente, aumentar os lucros. Alguns serviços que uma empresa de BPO Financeiro pode fazer por você:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão de contas a pagar;
  • Gestão fiscal e tributária;
  • Relatórios financeiros diversos;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Balanço Patrimonial;
  • Etc.

BPO Financeiro: por onde começar

O primeiro passo é, sem dúvida, entender quais são as necessidades da sua empresa. Isso vai depender muito do tamanho dela. Por isso é importante que você realmente dedique algum tempo a esse trabalho. Isso vai te ajudar na hora de contratar um bom serviço.

Depois disso, chegou a hora de buscar uma empresa de BPO Financeiro. Há muitas opções no mercado. Contudo, recomendamos que você busque informações sobre várias delas e, se preciso, peça que enviem referências de clientes para se certificar da seriedade do serviço prestado.

Após a escolha da empresa, vocês irão definir juntos tudo o que cabe a cada um nesse processo de prestação de serviços. Tenha o cuidado de fazer um contrato bem detalhista, onde todos os processos estão bem especificados, bem como as responsabilidades de todos os envolvidos. Dessa forma você saberá o que esperar da empresa, e qual a sua parte no final disso tudo.

Depois, a empresa entrará em ação. É aí que você sentirá as diversas vantagens de um bom BPO Financeiro. É um serviço capaz de te ajudar a reduzir custos, o que aumentará muito a lucratividade da empresa. Além disso, você terá a certeza de conta com uma equipe com um olhar estratégico sobre seus números, buscando sempre otimizar seu serviço.

6 dicas para escolher uma empresa de BPO Financeiro

Algumas dicas podem ajudar você a fazer a melhor escolha. Afinal de contas, saber como escolher um BPO Financeiro é muito bom para quem deseja este serviço, não é mesmo? Dessa forma, você já terá um filtro inicial que te ajudará a eliminar algumas opções já no começo, e focar naquelas que podem te oferecer um serviço melhor.

  1. Verifique a idoneidade da empresa. Digite o nome dela no Google e veja se há relatos, reclamações ou indicações dela.
  2. Veja a lista de serviços oferecidos pela empresa e o quanto ela tem a ver com as suas necessidades.
  3. Verifique os canais de comunicação da empresa. O ideal é optar por empresas que possuam uma boa variedade de formas de contato, incluindo canais de atendimento rápido e que você tenha acesso a especialistas de forma mais rápida para tirar possíveis dúvidas.
  4. Cheque como a empresa lida com a segurança da informação – afinal de contas, seus dados serão compartilhados com outras pessoas, por isso a segurança precisa ser um ponto alto aqui.
  5. Consulte os valores cobrados. Desconfie de preços baixos demais – este é um serviço de muito valor, portanto preços baixos demais podem indicar profissionais mal qualificados.
  6. Cheque o portfólio da empresa. Com quais outras empresas ela trabalha?

Resumo

Neste artigo você entendeu o que é um BPO Financeiro e por onde começar a usar esse tipo de serviço. E ainda recebeu dicas valiosas! Veja os pontos principais abordados:

  1. O que é BPO Financeiro
  2. O que uma empresa de BPO Financeiro faz
  3. BPO Financeiro: por onde começar
  4. 6 dicas para escolher uma empresa de BPO Financeiro

Saiba escolher o BPO Financeiro adequado para a sua empresa

Por mais que você seja atendido por um especialista, ele pode não dominar completamente o negócio da empresa e, por isso, é preciso estabelecer uma excelente comunicação com o parceiro de negócio.

E, para auxiliar em uma conclusão, meu caro empresário, lembre-se que a área financeira é uma área crítica para o sucesso das empresa e por isso precisa de processos estabelecidos. Porém, é importante conseguir focar boa parte de seus esforços e pessoas chave na “produção” da empresa (por assim dizer) para que a mesma possa crescer e escalar a operação.

Uma solução para isso é contar com um BPO e Terceirizar as atividades do departamento financeiro da empresa, colhendo amplos benefícios. Se aproveitar esse “enlace” existente entre as atividades financeiras e contábeis, os benefícios de redução de custo pode ser ainda maiores.

Pronto! Que tal ligar agora para o seu contador? Ah… E não se esqueça de nos contar um pouco, aqui embaixo, de suas experiências.

Caso esteja procurando uma equipe para auxiliar em sua contabilidade, entre em contato com a gente! Estamos ansiosos para te conhecer um pouco mais.

O BPO Financeiro da Previsa

A Previsa tem excelência em serviços de BPO Financeiro, há mais de 10 anos. Nossa equipe especializada, gera tempo e lucratividade para os empresários, absorvendo tarefas operacionais, gerindo processos e implantando tecnologia no seu financeiro.

Fale com um de nossos consultores e descubra como também podemos ajudar a sua empresa a crescer!

 

 

Banner BPO
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *