Comunicado de Acidente de Trabalho no eSocial

27 de março de 2022 Comunicado Acidente de Trabalho
Compartilhe

Comunicado de Acidente de Trabalho

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.

Acidente de trabalho ou de trajeto: é o acidente ocorrido no exercício da atividade profissional a serviço da empresa ou no deslocamento residência/trabalho e trabalho/residência.

Doença ocupacional: é aquela produzida pelo exercício do trabalho em determinada atividade.

 Você, Empregador, está obrigado?

Todas as empresas em que houver o acidente estão obrigadas a emitir o CAT. Logo, caso ocorra em sua empresa, o documento deverá ser emitido.

Qual profissional poderá elaborar esse comunicado?

O responsável pelo RH da empresa, o Sindicato, a Contabilidade ou a Previdência Social, isto dependerá dos procedimentos adotados por sua empresa.

Prazo

Em caso de morte, é preciso ser imediato. Em caso de acidentes de trabalho sem morte, ocorridos com empregados (mesmo que não haja afastamento), até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.

Multas e autuações

De R$1.212,00 a R$7.087,22, com base no valor do salário mínimo.

 

O que muda com a entrada dos eventos de SST no esocial?

O primeiro ponto a se destacar é que a mudança principal é a forma de cumprimento da obrigação, que passa a ser eletrônica, diretamente pelo esocial. Confira as principais mudanças:
A partir da data a obrigatoriedade de cada um dos grupos de empresas para a fase 4 do esocial, não poderá mais ser utilizado o CATWeb para cadastrar os acidentes ou doenças do trabalho, ou seja, empresas pertencentes ao Grupo 1, para acidentes ocorridos a partir de 13 de outubro de 2021, que utilização apenas o esocial para o cadastramento de CAT ( evento 2210), empresas pertencentes aos Grupos 2 e 3 e empregadores domésticos, para acidentes ocorridos a partir de 10 de janeiro de 2022, utilizarão apenas o esocial para o cadastramento de CAT(evento s-2210), pois o CATWeb estará bloqueado para está finalidade. Estando liberado apenas para emissão do formulário, através do recibo de entrega do esocial.
Não existe previsão legal para o envio de Cat parcial. As informações precisam estar completas, inclusive com o preenchimento dos dados do atestado médico.
O número da CAT é o recibo de entrega do esocial e a cada inclusão, retificação ou exclusão de CAT pelo processamento do evento no esocial, uma cópia do documento deve ser entregue ao trabalhador. A emissão da CAT pode ser feita através do CATWeb utilizando o número do recibo do esocial.
A emissão do PPP( Perfil Profissiográfico Previdenciário) passa de formulário papel para eletrônico a partir de 01/01/2023 para os empregados a todos os Grupos de empresas. A partir desta data as informações serão disponibilizadas para os trabalhadores apenas no app MEU INSS e não mais impressas em formulários papel pele empresa.
Atenção: a mudança é as informações saírem do papel e se tornarem digitais.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsSApp: +31 97196-0369

Quer saber mais?

Baixe o Guia do eSocial Previsa clicando acima no banner ou aqui: https://materiais.previsa.com.br/guia-efd-reinf

 

ebook EFD-REINF

Baixe o Guia do eSocial Previsa clicando acima no banner ou aqui: https://materiais.previsa.com.br/guia-esocial

 

Baixe o guia do eSocial Previsa

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *