Contabilidade para franquia de loja de material de construção

13 de agosto de 2021Contabilidade para franquia de casa e construção

Há tempos os indicadores mostram que o setor de construção civil é um dos mais estáveis do mercado. Sobrevivendo a diversas crises financeiras, o ramo continua crescendo, mesmo que moderadamente tendo como estratégica a Contabilidade para franquia de loja de material de construção.

A economia está passando por uma prova de fogo, o  ano foi marcado por inúmeros pedidos de encerramento de CNPJs, além da falência de diversas empresas que, sem movimentação financeira, tiveram que fechar as portas.

Um estudo divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) mostrou que, para a construção civil, o cenário foi diferente, ficando acima das expectativas para o setor.

A Abramat prevê um crescimento de até 4% no mercado de venda de material de construção. A estimativa é baseada na retomada da economia, que já demonstra melhora nos índices econômicos.

Franquia de loja de material de construção

As evidências mostram que investir na venda de produtos e equipamentos para construção e reforma é, atualmente, um negócio altamente rentável e promissor.

O investimento inicial para abrir uma loja de material de construção costuma ser alto. Isso porque é necessário alugar ou comprar um imóvel com que permita distribuir a mercadoria em mostruário, organizar o estoque e ainda oferecer espaço suficiente para a circulação de clientes e colaboradores. De acordo com o Sebrae, o ideal é que o galpão tenha cerca de 100 m².

Além disso, o empreendedor tem gastos com compra de produtos para iniciar as vendas, emissão de alvarás e licença de funcionamento, registro de documentos, aquisição de mobiliário, computadores e softwares de controle de venda, entre outros dispositivos.

Para reduzir o capital inicial, o empreendedor pode optar por uma franquia. O modelo é muito atrativo, já que parte dos artigos necessários para começar a comercializar são fornecidos pela franqueadora.

O empreendedor pode escolher entre atuar com materiais diversos, como cimento, argamassas, tintas, equipamentos, e outros ou focar em um produto específico, como piscina e até aluguel de ferramentas. Isso depende do conhecimento do empresário no ramo e o perfil empreendedor.

Contabilidade para franquia de loja de construção

De acordo com esta Contabilidade para franquia de loja de material de construção, como um franqueado, é preciso estar atento às finanças da empresa por dois motivos: o primeiro é que é necessário ter controle rígido sobre as contas do empreendimento para não correr o risco de ficar com o caixa no vermelho e acabar contraindo dívidas.

O outro motivo é que, apesar de ser responsável pela loja, o franqueado ainda deve responder à franqueada, enviando relatórios periódicos de desempenho. O documento faz parte de um dos requisitos obrigatórios, firmados no contrato social e serve para mostrar que a empresa está evoluindo e atendendo às expectativas da proprietária pela marca.

Para evitar que o empreendedor perca todo o investimento, o melhor a fazer é contratar uma contabilidade com experiência em gestão de franquia. Além de ser uma forma prática e segura de gerir o caixa, evitar pagamento de multas, fomentar o crescimento e ainda agradar a franqueadora.

Contas e documentos em dia

O principal motivo que leva uma empresa à falência é a má administração do dinheiro. Por isso, é essencial manter o controle do fluxo de caixa e registrar todos os valores que entram e saem. Essa ação deve ser feita a partir do primeiro dia de funcionamento da franquia e precisa se tornar rotina.

As contas corriqueiras, como água, luz e internet, também precisam estar em dia para evitar multa e juros por atraso de pagamento. Isso garante que a empresa desembolse somente o necessário.

Outra importante ferramenta é o armazenamento dos documentos gerados ao longo da administração, como contrato social, relatórios, notas fiscais, além dos documentos relacionados aos colaboradores.

Ao contratar uma contabilidade com experiência no mercado, a empresa irá realizar um diagnóstico e possível adequação para otimizar as demandas, como organização por meio da padronização de processos e gerenciamento de dados. Isso irá garantir que o setor financeiro esteja sempre em dia.

Os benefícios se estendem aos compromissos com a franqueadora. A empresa contábil irá controlar o pagamento das taxas de franquia – relativas à propaganda e uso da marca, cobrado como um aluguel – e na emissão dos relatórios de conferência.

Controle fiscal e contábil

Assim como as demais empresas, a franquia também deve pagar as taxas e impostos aos órgãos reguladores e fiscalizadores para manter o funcionamento. Porém, mais do que deduzir as alíquotas, é preciso entender para que servem e saber o percentual correto relativo à atividade da empresa.

É essencial ter controle dos tributos que serão pagos, montante gasto com pessoal, soma das taxas de franquia, entre outros gastos. Esse planejamento é importante em períodos de baixa, quando o comércio não corresponde às expectativas empreendedor.

 Consultoria e planejamento financeiro

Quanto à estabilidade, a contabilidade para franquia de loja de material de construção será responsável pelo planejamento tributário, desenvolvendo estratégias viáveis de médio e longo prazo para controlar os ganhos, evitar gastos desnecessários e ainda promover melhorias.

Além disso, o planejamento bem alinhado, garante um crescimento ordenado da empresa, uma vez que será mais fácil decidir por ampliação entre outras ações de expansão.

Abrir uma franquia de loja de material de construção é um negócio promissor, mas que requer dedicação e compromisso. Assim, é possível se manter no mercado por muitos anos e, ainda, registrando bom número de vendas.

Saiba mais sobre Contabilidade para franquia de loja de material de construção

Contabilidade para franquias: como funciona e quais são as vantagens?

5 dicas de contabilidade para franquia

Ainda não possui uma contabilidade para franquia e não sabe como funciona uma franquia? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *