Contabilidade para franquias: como funciona e quais são as vantagens?

25 de março de 2020contabilidade para franquias

Contabilidade para franquias: como funciona e quais são as vantagens?

O termo “franquia” já faz parte do seu cotidiano, certo? Ótimo! Sabemos, então, que entender uma franquia não é tarefa de todo muito simples. Inclusive, se você correr, agora mesmo, e digitar no Google “o que é franquia”, uma porção de resultados aparecerá… Como: licença, uso da marca, royalties, modelo de negócio. A verdade, é que uma franquia engloba tudo isso – o que torna uma franquia um modelo de negócio muito diferente dos demais, uma contabilidade para franquias, tecnologia e gestão.

Diferente… Essa é a palavra que reina na realidade de uma administração de franquia. Mas, e quanto à contabilidade para franquias? Como funciona? É exatamente sobre isso que conversaremos hoje. Quer saber um pouco mais como funciona a contabilidade para a sua franquia? Então, continue conosco e relaxe… Vamos conversar!

Sua franquia é uma oportunidade no mercado

Exatamente por esse motivo, você decidiu investir nesse negócio. E você não foi o único! O setor de franquias está, cada vez mais, fortalecido e com uma gama de investidores crescente – porém, nem todos muito experientes. Então, pensando em um mercado em expansão, nada melhor que se ater à organização – e isso, meu caro, uma contabilidade faz como ninguém.

Você já deve ter notado que o seu ramo é recheado de especificidades – isso porque, ser lucrativo não significa ser fácil de ser administrado e é justamente aí que aqueles que não contam com a devida assessoria acabam ficando em desvantagem.

Voltando os olhares especificamente para os aspectos contábeis, franquias como a sua são diferentes do comércio tradicional (viu só a palavrinha aqui de novo? “diferente”). Isso ocorre porque, quando você investe em uma franquia, você veste a camisa de uma marca que já está consolidada no mercado e, com isso, necessariamente, você passa a cumprir a legislação societária, fiscal e contábil dessa marca – isso sem falar da folha de pagamento.

Gestão de franquia traz dores de cabeça?

Sim! Mas, não precisa ser dessa forma tão dolorosa: um contador experiente no ramo vai evitar erros e deslizes que possam resultar em autuações fiscais. Ou seja, o “diferente” continua diferenciado, mas, passa a ser tranquilo.

Agora, você leu isso tudo e está nos perguntando: “ok, equipe Previsa! Mas, quais os grandes diferenciais da contabilidade de minha franquia?”

Respondendo essa questão, é preciso que você tenha ciência que você e tantos outros empreendedores têm o foco no mesmo desafio: ter rentabilidade e administrar de forma eficaz. Sendo assim, a partir do momento que você enxerga a contabilidade como um recurso para sua boa gestão, esse desafio passa para as mãos do profissional que faz essa parte fundamental do empreendimento e a sintonia pode render o sucesso do negócio.

Lembrando que, enquanto franqueado, como já mencionamos antes, você possui algumas regras muito específicas que precisa seguir. Sendo assim, todas essas particularidades devem estar dispostas em contrato e é de fundamental importância que o profissional de contabilidade tenha acesso a todos esses detalhes.

Sua contabilidade passa a ser feita sob a ótica de seu contrato (franqueado x franqueador)

Por exemplo, caso a aquisição de sua franquia foi feita sem um prazo determinado, então, ela fica sendo considerada uma aquisição definitiva (quase que para sempre sua), deve ser contabilizada como Investimento no Ativo Permanente e é considerada um fundo de comércio, adquirido à vista ou a prazo.

Agora, tudo muda se sua compra foi feita com um prazo determinado – quando deve ser contabilizada no passivo circulante ou exigível de longo prazo, cujo vencimento deve ser a partir de um ano depois do Balanço Patrimonial (anual, semestral, trimestral ou mesmo nos balancetes mensais). Se houve a finalidade de incorporação, fusão, cisão, liquidação ou extinção no levantamento de Balanço Intermediário, o critério permanece o mesmo.

Palavras que podem confundir ainda mais a situação. Um ponto importante é: toda sua contabilidade será baseada em seu contrato com a marca que você passou a ser franquia. Ou seja, atente-se a esse contrato para que tudo esteja lindamente exposto.

Mais uma questão que se passa na sua cabecinha: e a valorização?

Como contabilizar? Bom… Como mencionamos, sua franquia sendo adquirida com prazo determinado ou não, transforma, magicamente, os serviços contábeis sob óticas diferentes. Caso sua franquia esteja na ótica “prazo indeterminado” sua franquia deve ser atualizada monetariamente, de acordo com o disposto nos princípios fundamentais da contabilidade, podendo sofrer reavaliação caso o valor de mercado for superior ao contábil depois da atualização monetária.

Caso esteja na ótica “prazo determinado”, o saldo pode ser pago unicamente ou parcelado, contabilizada no Ativo Imobilizado ou Ativo Diferido com a devida amortização e depreciação nesse período. No Ativo Imobilizado devem ser contabilizadas as franquias que possam ser repassadas adiante, com a devida depreciação e reavaliação ao longo do tempo. Isso, meu caro, quem analisa sem nem esquentar os neurônios, é o seu contador – ponto para a contabilidade!

Essa análise mais minuciosa não muda quando pensamos em “participação nos lucros” ou “imposto de renda” – tudo que envolve a contabilidade de sua franquia é analisado e feito de forma organizada e com qualidade pela contabilidade que estiver prestando serviços para a sua franquia.

Contabilidade estratégica é contabilidade consultiva

Um último ponto extraordinariamente interessante e essencial que deixaremos como “dica de ouro” para você é: atente-se para utilizar sua contabilidade de forma estratégica!

Sim… Nós já sabemos que você leu nosso artigo de hoje com carinho e já abriu os olhos para a importância em ter uma contabilidade a seu favor em sua franquia. Então, fica essa exclamação: seja estratégico!

Quando se trata de administrar uma franquia, o planejamento tributário se torna uma peça-chave para que as empresas possam se tornar mais competitivas. Não basta apenas que exista uma padronização em termos de atendimento ou de layout das lojas. Em termos contábeis, os dados necessários para administração devem também seguir a mesma linha de raciocínio.

Utilizar as informações contábeis de forma estratégica faz diferença em qualquer negócio, mas, faz ainda mais quando se trata de administração de franquias como a sua, que fazem parte de um segmento no qual as regras devem ser muito claras para todos os envolvidos.

Quer ter diferenciais de mercado?

Ainda não possui uma contabilidade para franquias? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *