Como abrir oficina mecânica

15 de dezembro de 2020 Como abrir uma oficina mecânica
Compartilhe

Se trabalhar com carro sempre foi o seu talento, certamente já deve ter considerado abrir oficina mecânica. Se essa vontade ainda persiste, saiba que esse é o momento ideal de tornar seu sonho, realidade.

O mercado automobilístico nunca esteve tão em alta. Isso porque as pessoas estão investindo em veículos para simplificar o dia a dia, além de buscar conforto, segurança, agilidade e mobilidade. O resultado não poderia ser diferente: mais carros nas ruas e, consequentemente, uma demanda maior por reparos e manutenção.

Somente uma oficina mecânica pode suprir a necessidade dos condutores. Além disso, o grande aumento de Associações de Proteção Veicular tem contribuído para ampliar a carta de clientes. E o motivo é simples: as cooperativas são menos burocráticas que as tradicionais seguradoras na hora de aceitar um cliente. Ou seja, quem antes não tinha uma apólice, agora pode contar com serviços oferecidos pelas Associações.

Como funciona a seguradora

Vamos abrir um parêntese para explicar alguns fatores que contribuem para que seguradoras recusem determinado condutor. Um dos principais motivos é a inadimplência. Para contratar um seguro, a empresa realiza consulta nos órgãos de restrição ao crédito, como SPC e Serasa. Caso exista algum registro no CPF do condutor, a empresa irá declinar da oferta e não irá fechar o contrato.

Histórico de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa por dirigir sobre efeito de álcool entre outros processos judiciais e administrativos reduzem as chances de conseguir um seguro veicular. A idade do motorista também pode influenciar, já que consideram condutores jovens mais propensos a imprudência e acidente.

Mas não é só o motorista que é avaliado pelas seguradoras. O veículo deve passar por uma rigorosa vistoria para ser aprovado. Os maiores fatores de recusa são os carros com documentação irregular, os que têm mais de 10 anos de fabricação ou estão fora de linha, automóveis de luxo, veículos com registro de sinistro, peças alteradas, além dos carros de alto valor, que reduzem o lucro da seguradora.

A vez das Associações

Com tantas restrições, fica fácil entender o motivo de as Associações de Proteção Veicular terem conquistado 27% do mercado e estarem em plena expansão. São quase 700 em todo o Brasil que, juntas, possuem 4,5 milhões de associados. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Ernest Young, o faturamento das Associações pode chegar a R$ 9,4 bilhões ao ano.

As Associações estão atraindo não só quem não consegue uma apólice como, também, tem feito os clientes migrarem para o Contrato de Responsabilidade Mútua, documento que garante a assistência.

Com menos restrições, as cooperativas ainda oferecem melhor custo-benefício, com valor abaixo dos praticados pelas seguradoras. As mensalidades são pagas pelo associado, que participa de um rateio entre outros usuários, e variam de acordo com o valor do veículo. A proteção veicular estará ativa assim que o termo for assinado.

E a minha oficina?

Com essa breve explicação, já é possível perceber que abrir oficina mecânica legalizada, ou seja, registrar CNPJ, é uma boa opção para iniciar no mundo dos negócios.

O processo de abertura de uma oficina se assemelha a qualquer outro tipo de empresa. A grande diferença está no local onde ela será estabelecida e no alvará específico para serviços veiculares.

Vamos então começar pela escolha do endereço.

Local e estrutura

Uma oficina mecânica requer espaço tanto para realizar a manutenção e manobra dos veículos quanto para manter os carros estacionados. Além disso, precisa ter ao menos uma sala reservada para o setor administrativo da empresa. Ou seja, é preciso que tenha tamanho suficiente para suportar toda a movimentação necessária no dia a dia. Mas encontrar um terreno grande é só a primeira parte da busca.

É necessário atentar para a vizinhança. Dê preferência para locais de fácil acesso, próximo às vias de grande movimento. Ideal que esteja próximo a outras empresas do setor, como revendedoras de peças e pneus.

Após ter alguns endereços, é hora de verificar se é permitido abrir uma oficina mecânica na região escolhida. Para isso, basta procurar a prefeitura e solicitar a Análise Prévia de Viabilidade de Localização. Caso seja aprovado, você estará livre para alugar ou comprar o imóvel.

Tipo de empresa

A oficina mecânica deve ser enquadrada em uma das naturezas jurídicas disponibilizadas pela Receita Federal. Importante salientar que cada uma possui características específicas assim como pré-requisitos. Ideal é que você procure assistência de uma contabilidade especializada, que irá analisar seu objetivo e propósito para indicar o melhor enquadramento. As opções são:

–        (MEI) Microempreendedor Individual ;

–        (ME) Microempresário Individual ;

–        (EI) Empresário Individual ;

–        (EI) Empresa Individual de Responsabilidade Limitada ;

–        (SLU) Sociedade Limitada Unipessoal ;

–        (LTDA) Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada ;

–        (CIA) Sociedade Anônima .

Tributação

Outra questão que pode ser analisada junto ao profissional contábil é o tipo de tributação que será adotado, já que escolher o modelo adequado é essencial para manter a empresa em dia e, em alguns casos, até reduzir legalmente os impostos que devem ser pagos. No Brasil temos três opções:

–        Simples Nacional;

–        Lucro Real;

–        Lucro Presumido.

Obter CNPJ

A última etapa é registrar a empresa. Com documentação em mãos, você deve ir à Junta Comercial para dar entrada no pedido. Assim que o CNPJ for gerado, peça o Alvará de funcionamento, licença expedida pelo Corpo de Bombeiro, além de autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma vez que irá lidar com entrada e saída de veículos.

Depois de todos esses passos, você precisa focar em atrair clientes. Como dissemos acima, uma das melhores formas é firmar parceria com as Associações de Proteção Veicular, que certamente irão aumentar sua demanda e, com isso, o faturamento.

Não se esqueça de pedir auxílio a um profissional de contabilidade para não correr o risco de ter o destino de grande parte das empresas no Brasil, fechar antes mesmo de completar um ano.

Se tiver alguma dúvida, fale conosco.

Assuntos similares a abrir Oficina Mecânica

Como abrir empresa de rastreamento veicular?

As particularidades da contabilidade das Associações

Como escolher uma contabilidade para Associação de Proteção Veicular?

Como abrir uma associação de proteção veicular

Ainda não possui uma  contabilidade para empresa rastreamento veicular? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: +  (31) 97196-0369

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *