Franquias que cresceram mesmo na crise

13 de agosto de 2021Segmentos que cresceram

Empreender requer uma boa dose de coragem e determinação. Já investir em um novo negócio durante uma crise econômica é necessário mais que isso, é preciso que o empresário tenha audácia e prudência para manter os pés no chão. Por isto a grande procura por franquias que cresceram.

E o desafio do empreendedor não para após abrir a empresa. Para permanecer em um mercado cujo cenário é instável, é preciso desenvolver um planejamento viável e, claro, trabalhar muito.

Para quem não abre mão de ter sua própria empresa, uma boa alternativa é apostar em franquias. Esse modelo de negócio abrevia o processo de abertura e torna possível o sonho de empreender por reunir características que favorecem o sucesso.

Entre elas está o fato de que, sendo uma empresa já estabelecida, o empreendedor pode esperar um pouco mais de estabilidade, uma vez que o os produtos e serviços já estão consolidados. Outro benefício é a possibilidade de atuar com uma marca reconhecida no mercado e que, por isso, conta com uma extensa clientela.

O investimento inicial é mais um atrativo do sistema de franchising. Atualmente é possível adquirir os direitos de uso de marca por R$ 5 mil com as chamadas microfranquias. Mas existem opções que ultrapassam os R$ 750 mil.

Ano desafiador para os empreendedores

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Economia em fevereiro de 2021, mais de 1 milhão de CNPJs foram cancelados. Destes, 4 em 10 foram motivados pela pandemia e mais de 98% deles eram pontos comerciais de micro e pequenas empresas.

O mercado de franquias também sofreu com a recessão, mas os números não foram tão alarmantes. Em 2020, houve uma retração com quase 4 mil unidades fechadas.

Segundo a Associação Brasileira de Franschising (ABF), o setor registrou uma queda de 10,5% no faturamento em relação à 2019. Ao todo, o mercado de franquias faturou R$ 167,1 bilhões durante todo o ano de 2020

De acordo com a ABF, o mercado de franquias não sofreu tanto impacto da crise econômica devido à assistência oferecida pelas empresas franqueadoras. Além disso, os empreendedores conseguiram se adaptar ao momento e evitar queda brusca no faturamento.

O forte mercado de Franquias que cresceram

O mercado de franquias mostrou sinais de recuperação, houve muitas Franquias que cresceram. Os resultados já puderam ser percebidos no primeiro trimestre de 2021, quando o setor registou expansão com a abertura de unidades, alcançando um aumento de 3,3%. Para efeito de comparação, no mesmo período em 2020, o índice inaugurações foi de 2,3%.

A entidade prevê um crescimento total de 8% no faturamento e 5% na taxa de abertura de novas unidades. Já a quantidade de marcas que oferecem franquias deve subir cerca de 2%.

Ao analisar os dados fornecidos pela ABF, é possível perceber que duas das 11 categorias de franquia foram responsáveis pelo bom desempenho do setor, apesar da crise econômica. Saúde, Beleza e Bem Estar, e Casa e Construção mantiveram números positivos, inclusive com crescimento em unidades.

Setor de Beleza, Saúde e Bem-Estar

Os novos hábitos adquiridos pela população devido à quarentena mantiveram a categoria de cuidados pessoais em alta. Prova disso é que o setor registrou um aumento de 3,1% no faturamento em 2020, ultrapassando mais R$ 35 bilhões. O crescimento total da categoria foi de 12,7%.

As restrições de circulação de pessoas e abertura de comércio afetam sobretudo os estabelecimentos relacionados à estética. Por outro lado, outros foram considerados essenciais para a população, podendo funcionar de acordo com os protocolos sanitários.

Com isso, franquias de ótica, odontologia, exames e consultas médicas, assistência a idosos, e produtos de higiene e cosméticos foram responsáveis pelos números positivos do setor.

Com o relaxamento das medidas restritivas, as clínicas estéticas voltaram às atividades e registraram número maior de clientes. Isso se deve, de acordo com a ABF, com a percepção do público quanto à importância do autocuidado e, também, um diferente direcionamento do investimento, que antes da pandemia seria utilizado para compras e viagens.

Entre as marcas com maior crescimento no mercado de franquias estão:

  • Budha Spa
  • Exame
  • Shape
  • Farmelhor
  • Livo Eyewear
  • Maislaser
  • Mercadão dos Óculos
  • Now! Nutrição Esportiva
  • Odonto Special
  • Odontoclinic
  • Onodera
  • Oral Sin
  • Sóbrancelhas
  • Yes! Cosmetics
  • Maybelline

Setor de Casa e Construção

O segmento das Franquias que cresceram registrou um faturamento de mais de R$ 12,4 bilhões, valor 19,6% maior em relação a 2019. Ao final do ano, o índice de crescimento chegou a 25,6%.

Quanto ao número de lojas abertas, o setor teve um aumento de 36,5% somente no primeiro trimestre de 2021.

A categoria inclui uma gama de produtos e serviços voltados ao setor imobiliário. Entre eles é possível citar reforma, decoração, aluguel de equipamentos, serviço de limpeza e dedetização, manutenção, móveis, energia solar, piscina, acabamento, entre outros.

A explicação para o resultado tão positivo é que a quarentena obrigatória e consequente fechamento de escritórios, escolas e outros estabelecimentos, fez com que boa parte da população passasse mais tempo em casa, seja em regime de teletrabalho ou com ensino à distância.

Com isso, as pessoas sentiram não só a necessidade de adaptar os ambientes para atender às novas necessidades, como começaram a perceber falhas e imperfeições. O uso constante dos itens da casa também aumentou a procura por reparos. Já a exigência por ambiente mais higienizados, fez com que a busca por empresas de limpeza crescesse ao longo da pandemia.

Franquias que cresceram do setor de Casa e Construção, é possível citar:

  • Anjos Colchões
  • Belgo Cercas
  • Colchões Ortobom
  • Cymaco
  • Euro Colchões
  • FastFrame
  • iGui
  • Imaginarium
  • Le Biscuit
  • Leardi
  • Pormade
  • RE/MAX
  • Solário Piscinas
  • Tratabem
  • Une Imóveis em Rede

O mercado de franquias acumula resultados positivos ao longo dos anos, sendo 2020 o primeiro em que o setor foi afetado por uma crise financeira. Mas, como é possível perceber, o franchising no Brasil está retomando seu crescimento e promete ser um dos mercados mais promissores no futuro.

Saiba mais sobre contabilidade para franquia

Contabilidade para franquias: como funciona e quais são as vantagens?

5 dicas de contabilidade para franquia

Ainda não possui uma contabilidade para franquia e não sabe como funciona uma franquia? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *