Gestor Financeiro e suas vantagens para a empresa

26 de agosto de 2021 Gestor Financeiro
Compartilhe

Toda empresa compartilha três objetivos fundamentais: se manter no mercado, se destacar entre os concorrentes e superar as oscilações da economia. E a única fórmula possível para essas companhias é ter uma gestão financeira eficiente, voltada ao crescimento. Um Gestor Financeiro vale para empresas de todos os setores e porte.

A gestão financeira é o alicerce que mantem as organizações em funcionamento. É a partir dela que são realizados os pagamentos a fornecedores, colaboradores, Receita Federal, entre outros. O setor ainda realiza o controle do fluxo de caixa, gerenciamento de estoque, negociação com credores, identificação de oportunidade, entre outas funções.

Com um papel tão importante para o empreendimento, ter um gestor dedicado ao financeiro proporciona não só organização do setor como possibilita o desenvolvimento de um plano de crescimento viável, baseado em informações sólidas.

Vantagens de ter um gestor financeiro

Contar com um gestor financeiro é fundamental para qualquer empresa. O setor é o responsável por decidir sobre aquisição de novos equipamentos, contratação ou demissão de funcionários, corte de gastos, investimento, entre outras ações.

Quando bem estruturada, a gestão financeira pode mudar a realidade da empresa, contribuindo ativamente para desenvolvimento do negócio, influenciando diretamente na tomada de decisões.

E são muitas as vantagens de ter esse profissional dedicado. Abaixo, vamos citar alguns benefícios.

 Contas em dia

O gestor financeiro é responsável por verificar todos os valores que saem do caixa da empresa, como pagamento a colaboradores, fornecedores, contas recorrentes, parcelas de financiamento, entre outros.

Ele que controla a planilha de pagamentos, indicando data de vencimento, valor e frequência dos débitos. Dessa forma, o gestor consegue contabilizar o montante que será empenhado mensalmente e, assim, garantir que todas as contas sejam quitadas no prazo correto, evitando o pagamento de multas e juros.

Implementação de cultura de gastos

Se antes a empresa comprava suprimentos desnecessários, com a atuação do gestor essa prática pode ser mudada. Com maior controle das finanças, o gestor poderá tomar decisões mais responsável, inclusive intervir nos casos em que a compra pode gerar prejuízo ao capital de giro.

O trabalho ainda inclui o controle do estoque, essencial para evitar aquisições emergenciais – que costumam ter preço maior que as antecipadas –, desperdícios e compras desnecessárias. Todos os gastos serão classificados pelo gestor por ordem de prioridade, considerando os que podem oferecer algum retorno para a empresa.

Aumentar a receita da empresa

Ao analisar o fluxo de caixa, o gestor é capaz de identificar oportunidades para que a empresa aumente a receita. Isso é possível porque o profissional tem como rotina o estudo do cenário econômico e, com informações atualizadas, consegue realizar pesquisa de mercado e avaliar a concorrência. Dessa forma, o gestor terá embasamento suficiente para adequar os preços praticados pela empresa.

Reduzir a carga tributária também é um método eficiente para aumentar a receita. Para tanto, o gestor compara as taxas que são pagas ao governo com o enquadramento da empresa, minimizando as chances de bitributação.

Manter a qualidade de produtos e serviços

Com análise periódica dos índices da empresa, o gestor é capaz de perceber queda nas vendas e, com isso, alertar o setor de inovação e produção para possíveis problemas. Em conjunto com o setor administrativo, o profissional irá analisar as possibilidades – que podem envolver a troca de matéria prima e fornecedores – para aumentar a aceitação do produto ou serviço pelos clientes.

Realizar investimentos

Investir é mais do que comprar ações. Ao adquirir maquinário novo, contratar um profissional especializado e melhorar as instalações, o empresário está preparando a empresa para o desenvolvimento. E para crescer é preciso investir em infraestrutura, pessoal, tecnologia, e outros para que consiga acompanhar o aumento da demanda.

O papel do gestor nesse caso é cuidar para que o crescimento seja ordenado, dentro das limitações dos negócios e, assim, garantir que a empresa se mantenha o ritmo.

Atrair investidores

Quando uma empresa se destaca no mercado, logo atrai atenção de investidores. E se essa é a intenção, o gestor financeiro será a peça chave para que isso aconteça. Isso porque é preciso ter um bom plano de negócios, ser mais eficaz que a concorrência e buscar por investidores que tenham o perfil da empresa.

Investir em automação e tecnologia

Muitos empresários deixam de investir em tecnologia certos de que será um gasto alto e sem retorno. Contudo, a automação não só oferece benefícios a médio e longo prazo como agiliza processos internos e reduz as possibilidades de erro humano.

Baseado nisso, o gestor financeiro avalia quais processos que podem ser automatizados e como eles podem proporcionar economia. Com o resumo financeiro da empresa em mãos, o profissional poderá determinar quanto do faturamento será destinado à implementação da automação sem que o caixa seja prejudicado e ainda prever quando o investimento começará a dar lucro.

Administrar o patrimônio da empresa

Toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, possui um patrimônio que deve ser protegido. E esses bens podem ser físicos, como móveis e imóveis, e também abstratos como contratos firmados, direitos autorais, patentes, vendas e até a cultura organizacional. Tudo o que faz parte da companhia pode influenciar diretamente no valor real da empresa.

Se a gestão patrimonial não for feita corretamente, não só a relação entre investimento e gastos necessários serão prejudicados como ainda existe o risco de autuação pelo fisco por Omissão Patrimonial.

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Saiba mais sobre nível da gestão financeira!

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100 WhatsApp: +31 97196-0369

Banner BPO
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *