O valor da consultoria financeira para o seu negócio

29 de março de 2019 Telecom

Consultoria financeira para o seu negócio

Ao tomar a grande decisão de abrir uma empresa, você deverá ter em mente que enfrentar desafios e tomar decisões difíceis serão somente um dos primeiros passos. Passando essa fase, é de praxe que todo seu esforço seja reconhecido e seu negócio comece a gerar frutos. Isso é muito bom! Parabéns! Você mereceu!

Pois bem, meu caro, chegou a hora de pensar que sua empresa possui potencial no mercado. Você, enquanto empreendedor em ascensão, está preparado para manter suas finanças organizadas? Se a resposta foi, mesmo que ligeiramente, negativa, você precisa começar a analisar a importância de uma consultoria financeira para seu negócio e esse artigo acaba de passar a ser destinado a você. Então, relaxe e aproveite. Temos coisas importantes para contar que auxiliarão sua caminhada como empreendedor de sucesso.

Uma noção um pouco mais básica de “Consultoria”

Começando, uma noção um pouco mais básica e “crua”: é de suma importância entender o que é uma consultoria financeira para, apenas posteriormente, poder vislumbrar o quão importante seria sua ação em sua empresa.

Por origem, de acordo com o dicionário de nossa língua, a palavra “consultoria” é destinada à ideia de dar um conselho. Ou, sendo um pouco mais específicos, trata-se de uma atividade de um profissional, o consultor, ou de quem dá pareceres e trata de assuntos técnicos da sua especialidade. Bacana, não é? Pois bem, partindo da presente descrição, torna-se um pouco mais tranquilo ter em mente o que é feito em uma “consultoria financeira”, certo?

Um profissional qualificado (um consultor) poderá avaliar as finanças de seu negócio e apontar estratégias para deixa-las ainda mais organizadas. E isso seria focar em algo de extrema importância para o crescimento desse empreendimento, uma vez que que, ajustando e organizado as finanças, sua empresa será mais estável, segura, devidamente planejada e muito bem preparada para passar pelos desafios que o mercado propõe com total eficiência.

Um nível adequado de organização financeira

É importante pensar como empreender com sucesso e, para tanto, é necessário possuir um nível adequado de organização financeira. Tenha em mente o seguinte: sem dinheiro em caixa, não é possível manter o negócio ativo por muito tempo no mercado. Sua empresa pode até apresentar uma rentabilidade deveras interessante e mesmo assim acabar indo à falência por pura falta de gestão financeira eficiente. E não é essa a visão de futuro mais adequada, correto?

Portanto, independente do porte ou segmento selecionado por você, alcançar e manter seu sucesso será um ato que dependerá de um bom investimento em seu setor financeiro. Porém, essa não é uma missão muito fácil. Muitos atos, no decorrer do processo, podem ser falhos: envolver finanças pessoais e empresariais, não fazer adequadamente todos os registros de despesas da empresa, calcular de forma errônea a folha de pagamento, não colocar preço adequado no serviço (ou produto) oferecido, não acompanhar o fluxo de caixa… … … Muitas vertentes… Aqui, nesse exato momento, um erro pode afetar (e muito) a continuidade de sua empresa.

Exatamente por esse motivo, investir em um consultor financeiro pode ser a melhor “cartada” para seu crescimento e sucesso. Em outras palavras, para que sua empresa voe alto, solicitar auxílio de uma consultoria para organizar as finanças é um ato inteligente e agregará valor ao seu negócio e aos seus objetivos. Esse é um ponto a ser analisado com carinho por você, com foco em seu futuro e no futuro de seu empreendimento.

Como funciona uma consultoria financeira?

Pois bem… Agora que já compreendemos de forma mais adequada do que se trata uma consultoria financeira, é preciso visualizar esse processo em sua empresa. Para tanto, estabeleça em sua mente que seu negócio não precisa entrar em “colapso” para instituir um processo de consultoria. Muito antes pelo contrário, é necessário deixar e manter a vida financeira de sua empresa saudável e elaborar estratégias que venham a prevenir situações diferentes disso.

Mas, afinal, como funciona uma consultoria financeira?

A princípio, o consultor irá até sua empresa e fará uma análise bem detalhada de seus relatórios e de suas rotinas financeiras. Para tanto, será primordial o seu auxílio, disponibilizando todas as informações pertinentes.

Logo após, o mesmo fará um diagnóstico baseado em todas as informações repassadas. Aqui será o momento em que o consultor poderá repassar um parecer sobre as impressões que o profissional teve. Além disso, esse também será o momento em que o consultor irá propor sugestões de ações a serem implementadas para intervir a favor de sua empresa.

É importante ressaltar que todo o repasse do consultor será em forma de sugestão. Logo, a tomada de decisões sempre será sua, uma vez que você é o grande empreendedor de sucesso do momento. Você continuará tendo o grande poder de decidir acerca de todas as estratégias tomadas, sem, necessariamente, precisar vincular suas decisões ao parecer do consultor.

O papel do consultor será analisar

O papel do consultor será analisar, de forma imparcial, a situação financeira de seu negócio, identificar possíveis oportunidades, pontos fortes e fracos, além de sugerir uma intervenção que tenha como foco fortalecer as finanças de sua empresa e permitir o crescimento saudável de seu empreendimento no mercado.

A partir dessa análise, suas decisões poderão ser tomadas de forma mais assertiva sobre a vida financeira de sua empresa. Alcançar o sucesso, após o suporte qualificado, será uma ação muito mais tranquila. Lembrando, aqui, que as sugestões do consultor poderão visar diferentes áreas de sua empresa (que impactem diretamente nas finanças): planejamento financeiro adequado, análise qualificada de viabilidade de negócios, administração adequada de recursos financeiros e administrativos, identificação de investimentos de forma mais assertiva e inteligente etc.

Conclusão

Ainda restam dúvidas sobre acionar um consultor financeiro? Bom, nosso último apontamento sobre isso é: ao “perder” muito tempo em processos burocráticos (e mais complicados) de uma gestão financeira, você poderá afetar diretamente toda a produtividade do seu negócio. Investir em uma consultoria financeira, tornará sua empresa mais estável e, consequentemente, mais fácil de gerir (uma vez que você poderá focar nas demais estratégias).

Em suma, nosso conselho é: analise com calma essa opção para sua empresa e procure dar esse importante passo rumo ao sucesso empresarial.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Baixe o Guia do eSocial Previsa clicando acima no banner ou aqui: https://materiais.previsa.com.br/guia-efd-reinf

 

ebook EFD-REINF

Baixe o Guia do eSocial Previsa clicando acima no banner ou aqui: https://materiais.previsa.com.br/guia-esocial

 

Baixe o guia do eSocial Previsa

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *