Previsões para mercado de TI para os próximos anos

10 de setembro de 2021Previsão mercado de ti

Uma das áreas mais prósperas do mercado é, sem sombra de dúvidas, a de Tecnologia da Informação. São óbvias as Previsões para mercado de TI: estamos caminhando a passos largos para a automatização de diversos processos. Como resultado, os profissionais de TI estão sendo cada vez mais requisitados, seja para desenvolvimento, manutenção ou aprimoramento dos recursos.

De acordo com estudo divulgado pela International Data Corporation (IDC), ao final de 2021, o mercado de tecnologia deve registrar um aumento de cerca de 7,7%, mesmo com cenário de incertezas, causado pelo impacto negativo da Covid-19 na economia.

Os avanços tecnológicos estão acontecendo de forma rápida, exigindo das empresas de tecnologia alta capacidade de adaptação e flexibilidade. Trabalho dobrado para o Chief Information Office (CIO) que, além de gerenciar os recursos digitais, precisa ser um agente da inovação e desenvolver táticas alinhadas ao objetivo do cliente.

Com isso, o CIO terá a importante função de manter a companhia atualizada, aumentando o leque de serviços oferecidos. Caso contrário, corre o risco de se tornar obsoleto no mercado, perdendo espaço para empresas mais preparadas.

O mercado de TI antes da pandemia

O mercado brasileiro de TI experimentou um crescimento acelerado até 2008, quando começaram a surgir sistemas de automação. Plataformas informatizadas foram implementadas na educação, indústria, varejo, nas instituições financeiras, escritórios, entre outros setores. Naquele ano, a área ficou acima do PIB. Por outro lado, 2009 foi o ano que o TI ficou estagnado, registrando crescimento próximo de zero.

A evolução do mercado tecnológico esperado em 2009 ocorreu no ano seguinte, quando o setor cresceu mais de 20%. Os investimentos mantiveram a TI em alta por cinco anos e, em 2015 e 2016, teve uma retração de 5% registrando ainda, alta na inflação.

Os dois anos seguintes, o setor voltou a apresentar índices positivos, chegando a ultrapassar 10% em 2018. Segundo especialistas, para 2019 era esperado um recuo devido à situação econômica e política do país. Naquele ano, o setor registrou 7%.

Já no ano da pandemia, a Tecnologia da Informação atingiu 12%, impulsionada sobretudo pela alta demanda de negócios digitais. Trabalho e estudo à distância foram os maiores responsáveis pelo índice. Enquanto isso, o mercado latino americano registrou 5,5%, o que torna o Brasil o maior investidor de TI do continente.

Previsões para o mercado de TI

Para preparar esses profissionais para o que está por vir, a IDC analisou as tendências do mercado e as compilou no estudo FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2019 Predictions. As previsões se estendem até 2023, quando o setor deve estar muito mais avançado e diferente do que conhecemos atualmente.

Confira abaixo as tendências para o setor de Tecnologia da Informação, de acordo as informações divulgadas pela IDC.

2021 – previsões para mercado de TI

Pode-se dizer que 2021 é o ano em que as empresas de tecnologia estão se dedicando às soluções. Com a iminente necessidade do mercado em estar conectado, muitas questões foram colocadas à prova. Isso fez com que os profissionais de TI explorassem alternativas para garantir conectividade ágil e estabilizada por meio de APIs e arquiteturas robustas.

Como forma de reduzir os gastos e melhorar a eficácia corporativa, os CIOs já estão em acelerado processo de implementação de processos baseados em dados e Inteligência Artificial como forma de reduzir os gastos com novas tecnologias.

Com isso, empresas estão migrando sua infraestrutura de aplicativos para nuvem. Para a IDC, até o final de 2021, 75% das grandes organizações vão investir em Cloud, que deve representar até 35% dos gastos em tecnologia.

2022  – previsões para mercado de TI

A dívida técnica de 2021 deverá permanecer em 2022, causando leve queda na produtividade do setor de TI, mas uma alta na resiliência digital, quando as empresas irão aprender a adaptar seus processos às interrupções não previstas.

Em 2022, as companhias estarão mais preocupadas na modernização das políticas de governança, com foco em novas oportunidades e segurança relacionadas a machine learning, IA, ética dos dados e privacidade. Com isso, quem não se adequar às inovações vai perder fatia no mercado.

Para a IDC, 75% das ações bem-sucedidas serão desenvolvidas por equipes que estão abertas as inovações para um sistema moderno e racionalizado.

2023  – previsões para mercado de TI

Em relação à força de trabalho, 2023 será o ano em que o formato híbrido – com colaboradores in loco e home office – será usual, não por necessidade de isolamento, como em 2020 e 2021, mas como uma característica da própria profissão. Trabalho remoto e em tempo real deve ser a opção de 60% das empresas de tecnologia.

A pandemia também deve contribuir para o aumento nos investimentos em tecnologia edge, principalmente em nuvem, fomentando o desenvolvimento de infraestruturas, recurso de dados e aplicativos. Tudo isso para oferecer novas soluções para o mercado.

Este deve ser um ano decisivo para os profissionais que ocupam o cargo de CIO. Depois de contarem com alguns anos para adaptação, o prazo se esgota. Isso porque, em 2023, o mercado estará ainda mais avançado, exigindo total dedicação dos CIOs em relação à governança, estratégia e operações.

Com isso, a IDC prevê que cerca de 70% desses profissionais irão perder lugar no mercado para aqueles que conseguiram se adaptar às mudanças.

O mercado de TI vai desenvolver de forma considerável

Em resumo, até 2023, os profissionais deverão se organizar para acompanhar a expansão. Dentre as previsões, é possível destacar:

  • Setor centrado na nuvem
  • Aumento das plataformas automatizadas
  • Resiliência digital
  • Aceleração de borda
  • Mais investimento em Inteligência Artificial
  • Adaptação das estratégias digitais
  • Ações focadas na sustentabilidade
  • Atenção às pessoas
  • Força de trabalho híbrida

Quer saber mais sobre vantagens fiscais para empresas de tecnologia?

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *