Resumo financeiro: entenda o que é e como funciona

4 de junho de 2021Resumo Financeiro

Todo bom administrador sabe que a chave para manter as contas em dia e o nome regularizado junto aos órgãos de proteção ao crédito, é garantir o equilíbrio da equação entre os valores recebidos e os gastos. Em uma casa, esse controle evita que “sobre mês ao final do salário”. Já no ambiente corporativo, a prática significa manter a marca ativa no mercado, ou seja, ter um resumo financeiro para apoiar a gestão.

Gerenciamento financeiro é uma regra que deveria ser seguida à risca tanto na vida pessoal como na profissional. Mais do que manter uma lista dos valores, é preciso pensar no futuro, projetar situações e se precaver de possíveis crises.

Mas vamos focar no setor empresarial. No caso de contas institucionais, o gerenciamento deve ser realizado por meio de um resumo financeiro, levantamento que revela como está a saúde econômica da companhia.

Nele, é necessário listar cada movimentação financeira registrada no caixa. Para empresas de pequeno porte, a tarefa exige menos tempo que em uma de grande porte, com grande fluxo de transações. Contudo, a atenção e dedicação deve ser a mesma para qualquer organização.

E o que é resumo financeiro? Como realizar o levantamento?

É o que vamos ver agora neste artigo.

O que é resumo financeiro?

O conceito é simples. É possível definir resumo financeiro como sendo um compilado de todas as informações que envolvem dinheiro em uma empresa. Contudo, a elaboração do documento é um pouco mais complexa. Isso porque reunir tantos dados e realizar uma análise da situação financeira e econômica exige tempo e conhecimento.

O controle deve contemplar todos os gastos da empresa, independente da categoria. Ou seja, é preciso considerar pagamento de colaboradores, compra de suprimentos, verba destinada ao marketing, entre outros. A essa lista é necessário incluir:

  • Despesa com aluguel de salas e equipamentos;
  • Formalização de documentos em cartórios;
  • Aquisição de brindes para distribuição;
  • Atividades extra escritório;
  • Bonificação;
  • Financiamento;
  • Serviço de transporte;
  • Pagamento de plataformas de gestão;
  • Comissões.

O mesmo deve ser feito com o montante recebido. É importante documentar não só a entrada de dinheiro gerada pela atividade econômica – seja de prestação de serviços ou comercialização de produtos –, como descontos, redução de alíquotas, retorno de investimento ou qualquer outro valor positivo do caixa.

Nenhuma informação deve ser ignorada justamente para se ter controle sobre o destino do dinheiro.

Como fazer o resumo financeiro

A primeira coisa que se deve saber sobre o resumo financeiro é que o documento precisa ser atualizado quase diariamente. Isso porque, a partir de um controle rígido, é possível identificar situações que podem gerar problemas à empresa em curto tempo.

Como informamos anteriormente, para que o controle seja eficaz, é preciso incluir todas as transações. Elas podem ser agrupadas em categorias para facilitar a análise. Assim, é importante que o resumo apresente as seguintes informações:

  • Entrada e saída de dinheiro;
  • Custos com despesas fixas;
  • Valores relativos a investimentos;
  • Projeção de receitas e despesas;
  • Capital de giro existente;
  • Saldo em conta bancária;
  • Controle de cartão de crédito;
  • Parcela de financiamento.

Quanto à coleta de informações e preenchimento dos dados, ideal é criar uma rotina, sistematizando o processo para que se possa fazer o acompanhamento frequente. Aliado à isso, o gestor responsável deve avaliar o cenário econômico do momento e, com isso, atentar para a necessidade de mudanças no planejamento.

Importante salientar que manter o histórico do resumo financeiro auxilia não só na percepção do desenvolvimento da empresa ao longo dos anos como possibilita entender oscilações do próprio mercado. Com isso, o gestor consegue identificar pontos a serem trabalhados para que a empresa não tenha perdas significativas em determinados períodos.

Benefícios do resumo financeiro

Todo esse controle só pode trazer vantagens à empresa. E podemos afirmar que os benefícios de acompanhar as transações financeiras vão muito além de manter as contas no azul. O resumo é um importante documento para desenvolver estratégias e projetar planos de expansão.

Entre as vantagens do resumo financeiro podemos citar:

  • Agilidade na tomada de decisões

O controle permite ao gestor acompanhar as ocorrências em tempo real, o que possibilita uma análise factual e ordenada. Com os dados atualizados, é possível desenvolver planos efetivos baseados na situação da empresa frente ao cenário econômico.

Solicitação de empréstimo, corte de gastos, criação de novos produtos e investimento em curso de capacitação para os colaboradores, são decisões que, em geral, demandam tempo para ocorrer. Porém, se o gestor conhece o passado da empresa, sabe como está o presente e como ele pode ser comportar no futuro, a tomada de decisão se torna mais rápida e eficiente.

  • Planejamento estratégico

Se o resumo financeiro auxilia na tomada de decisões a curto e médio prazo, no desenvolvimento de estratégias mais robustas a ferramenta se torna essencial. Projetos que envolvem o crescimento de uma empresa precisam ser monitorados para, quando necessário, serem adequados à nova realidade.

Ou seja, o resumo financeiro é um importante aliado, já é possível utiliza-lo para cruzar dados, oferecendo informações detalhadas sobre o andamento do planejamento estratégico.

  • Prosperidade

O objetivo de todo empreendedor é ver seu negócio aumentar a participação no mercado e se destacar entre os concorrentes. E o resumo financeiro é a ferramenta certa, uma vez que, com controle do fluxo de caixa, é possível reduzir os riscos de crise financeira e, em alguns casos, a temida falência.

Empresas que adotam o levantamento são mais organizadas e possuem maior controle financeiro, contribuindo para um desenvolvimento ordenado. Isso permite que o gestor possa administrar de forma consciente, respeitando as limitações impostas pelas características da própria empresa e do mercado econômico.

BPO Financeiro tem total potencial para ser seu aliado

Saiba mais sobre BPO Financeiro?

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *