Terceirização do financeiro para indústria: saiba o que é e como aplicar

6 de novembro de 2020 Terceirização do financeiro para indústria
Compartilhe

Gerenciar uma empresa requer conhecimento e dedicação. Independente do porte do empreendimento – se pequeno, médio ou grande –, os processos que envolvem uma boa administração devem ser analisados com critério para que a empresa possa prosperar. É aí que entra a terceirização do financeiro para indústria, vamos juntos entender sobre isto!

Departamento financeiro, tributário, pessoal e jurídico são algumas das áreas que demandam esforço dos gestores. Cada uma com suas peculiaridades e leis, o que exige capacidade analítica e experiência. Para manter o controle, os administradores precisam, mensalmente, realizar estudos, fazer levantamentos de custos, balanços financeiros e planejamento orçamentário.

Todas essas ações são necessárias para que os setores da empresa possam funcionar bem. E para isso, é preciso investir, seja em profissionais qualificados para trabalhar dentro da empresa ou com a terceirização dos serviços.

Qual caminho seguir na terceirização do financeiro para indústria?

A primeira alternativa, aumentar o quadro de pessoal, é muito buscada pelos gestores como solução para manter os documentos em ordem. Apesar de viável, a contratação aumenta os gastos com recursos humanos e ainda demanda tempo, já que será necessário supervisionar o trabalho dos novos funcionários.

Outra opção que está atraindo cada vez mais empresários é a terceirização de serviços, na qual se contrata uma empresa especializada em questões financeiras para produzir todos os relatórios e deixar a documentação em dia.

Algumas pessoas temem transferir a responsabilidade para terceiros, perder o controle da empresa, ter dados sigilosos vazados ou mesmo não receber tais relatórios com riqueza de detalhes necessárias e a tempo de fazer mudanças essenciais.

Quer saber como funciona? Acompanhe o artigo e saiba mais!

Terceirização do financeiro para indústria é o caminho

Diferente do que alguns pensam, contratar uma empresa especializada pode ser a escolha acertada, tanto em questões burocráticas como econômicas. Isso porque os processos vitais da empresa estarão à cargo de especialistas, pessoas capacitadas que irão analisar os dados financeiros de forma criteriosa e baseada nas regras e leis brasileiras.

Contudo, não basta entregar os documentos e aguardar relatórios. Estamos aqui falando de uma terceirização específica, conhecida como Business Process Outsourcing, ou simplesmente BPO.

Esse é um serviço oferecido por algumas contabilidades para agilizar e padronizar o controle financeiro de uma empresa. Em geral, são companhias que possuem profissionais altamente qualificados e responsáveis, capazes manter um rígido controle sobre as contas dos clientes.

Lei do BPO

Importante informar que a terceirização de serviços conhecidos como atividade-fim ou seja, aquela que é essencial para o funcionamento da empresa, não era permitida no Brasil até início de 2017. Somente atividades-meio poderiam ser delegadas à outra empresa, como conservação e manutenção predial.

O cenário mudou com a aprovação da Lei Federal nº 13.429, que flexibilizou as regras de delegação de tarefas nas empresas. Com isso, tornou-se possível, por exemplo, para uma empresa de marketing contratar um profissional para realizar um plano de mídia sem vínculo empregatício.

A Lei permitiu que empresas de todos os ramos de atividade terceirizassem o setor financeiro, tributário e contábil, deixando o trabalho integralmente para as contabilidades.

Como o BPO pode ajudar?

O BPO, que em português quer dizer Terceirização de Processos de Negócios, tem diversos benefícios que vão além do pagamento de contas no prazo.

Entre os processos relativos ao setor financeiro que podem ser delegados a uma contabilidade estão:

  • Folha de pagamento

O serviço de BPO inclui grande parte das rotinas de um setor de Recursos Humanos. Preenchimento de folha de pagamento é o mais básico deles. Uma contabilidade de qualidade será responsável por toda parte burocrática, como calcular os ônus e bônus do contracheque – como impostos, previdência social e benefícios -, controlar o banco de horas dos funcionários, entrar com a papelada referente a férias, admissão e desligamento, armazenar e controlar atestados, entre outros.

As vantagens aumentam de acordo com a quantidade de colaboradores que a empresa tem e o modelo de contratação utilizado. Ou seja, ao invés de mobilizar todo o setor de Recursos Humanos da empresa para resolver questões burocráticas, os profissionais poderão desenvolver estratégias de retenção e fidelização dos funcionários.

  • Caixa

Basta enviar o relatório de operações que a contabilidade faz todo o controle do caixa, tanto para empresas que comercializam produtos quanto para as prestadoras de serviços. Além de manter o caixa atualizado e alto controle de fluxo, a empresa ainda terá uma análise completa do faturamento mensal, projeções para o futuro, planejamento financeiro e emissão de relatórios de desempenho. Outra vantagem é que, com as informações atualizadas em mãos, é mais fácil fazer planos de expansão, por exemplo.

  • Controle fiscal

Para manter impostos e taxas em dia é preciso dedicação. Com a assessoria da contabilidade, a empresa não só fica em dia com as obrigações como, também, tem a oportunidade de reduzir legalmente os valores pagos ao Fisco e Receita Federal. Isso porque o BPO oferece análise completa da situação cadastral da empresa para readequação das alíquotas. Também dá acesso a cálculos e planejamento fiscal.

  • Cobranças

São tantos processos relacionados ao setor financeiro que, vez ou outra, perde-se o prazo de pagamento de alguma conta ou tributo. Com o BPO, a contabilidade ficará à cargo de monitorar o recebimento de cartas de cobranças, tanto jurídicas como administrativas. Além disso, os profissionais são orientados a sempre verificar a autenticidade das cobranças, evitando fraude e pagamento indevido. Caso não esteja correto, a contabilidade ainda pode apresentar recurso contestando a cobrança.

  • Indicadores

Apesar de já termos citados os relatórios, é importante salientar que os benefícios do BPO vão além. O empreendedor terá acesso a dados exclusivos e voltados à sua empresa em particular. As análises de índices de mercado são essenciais para se verificar o desempenho da empresa e, com isso, obter orientação para tomada de decisões.

O BPO veio para ajudar as empresas a crescerem de forma ordenada e contínua, com soluções que potencializam as decisões.

Se ainda tem dúvidas dos benefícios do BPO para sua empresa, entre em contato com a gente. Vamos te apresentar ainda mais vantagens de ter o controle financeiro nas mãos de especialistas.

Saiba mais se o BPO Financeiro é confiável

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: 31 99954-0537

Compartilhe

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *