BPO FINANCEIRO: o que é conciliação bancária

27 de janeiro de 2020 BPO Financeiro: Conciliação Bancária
Compartilhe

BPO FINANCEIRO: o que é conciliação bancária

Nós dedicamos uma parte carinhosa de nosso blog para auxiliar você com questões referentes a BPO Financeiro. A medida que vamos atendendo nossos comentários e directs de nossas redes sociais, notamos que existe uma dúvida mais latente sobre a conciliação bancária dentro do processo de BPO. Por isso, separamos o momento de hoje para conversarmos contigo a respeito e tirar as possíveis dúvidas que restam.

Ou seja: ainda tem algumas pendências em sua mente empreendedora sobre a conciliação bancária em um processo de BPO Financeiro? Então, melhor separar nossos tão conhecidos minutos e relaxar… Vamos conversar!

Conceitos básicos de BPO Financeiro

Como já comentamos algumas vezes aqui, o processo de BPO é, de forma resumida, uma forma de terceirização de alguns processos/serviços administrativos da empresa – o que é muito útil, principalmente, se sua empresa está apresentando algumas dificuldades na parte financeira (já que, aqui, nosso foco será o BPO Financeiro).

Caso a empresa tenha uma certa dificuldade para controlar as finanças, corre-se o risco de chegar ao ponto de uma dívida bancária. Desespero? Calma! É exatamente nesse ponto que conseguimos inserir a ideia de uma conciliação bancária.

O processo de BPO Financeiro pode ser muito eficaz para sua empresa, principalmente se ela apresenta dívidas bancárias – uma vez que esse processo poderá auxiliar na análise dos saldos bancários e registros de saídas e entradas com a intenção de conciliar os movimentos financeiros diários do seu negócio segundo o que consta no banco.

Cabe ressaltar que o sistema de BPO Financeiro será muito eficaz para esse ponto – obviamente – mas, ele não serve apenas para isso.

Você não precisa aderir ao processo apenas se sua empresa estiver no vermelho e endividada

Não precisa dar as mãos ao BPO apenas em momentos de desespero. O BPO também pode ser uma prevenção, uma vez que ele também pode ser pensando com foco em:

  • Gerenciamento do fluxo de caixa;
  • A própria conciliação bancária já citada como exemplo;
  • Ser responsável por pagar e receber contas da empresa;
  • Análise de indicadores;
  • Cuidar da parte de documentação fiscal.

Ok! Mas, e a conciliação bancária no meio disso tudo? Bem…

É importante saber que a conciliação bancária é a simples conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno.

Aprofundando sobre conciliação bancária

A conciliação bancária tem como objetivo verificar se está tudo correto no controle interno ou se há inconsistências de dados. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco.

Então, vamos fazer uma junção do que sabemos até aqui? Sabendo que o BPO também pode ser o responsável por fazer a conciliação bancária da sua empresa, o processo funciona comparando o saldo da conta bancária da empresa e demais informações exteriores.

É por meio das informações e, também, do extrato bancário da empresa que se é possível fazer a identificação do fluxo de caixa da sua empresa – isso quer dizer, entrada e saída de caixa. Então, a verdade é que uma análise minuciosa é feita para alinhar tudo que pode ser feito para sanar a situação.

O BPO aumenta a garantia de que os lançamentos estão corretos

Além disso, o BPO garante que os lançamentos estão sendo feitos corretamente no banco para que haja uma conciliação. Se a sua empresa se encontra em dívida no banco, você não precisa se desesperar, justamente por isso que o BPO existe, para organizar e dar entrada no processo de conciliação.

Se você chegou até aqui na leitura, pode estar pensando: “ok, Equipe Previsa! Mas, minha empresa é pequena. E agora?”

Sua micro ou média empresa pode conseguir a conciliação bancária por meio do BPO. Até mesmo as pequenas ou médias empresas podem se emaranhar nas dívidas. Aliás, para evitar que se chegue a este ponto, se você possui uma pequena empresa, já pode optar pelo método BPO no seu empreendimento.

A conciliação é essencial, mas não é a única ferramenta do BPO Financeiro

Como mencionamos lá em cima, a conciliação bancária não é o único serviço prestado pelo BPO. Outros métodos podem garantir que a sua empresa não caia no vermelho e que todos os processos da empresa sejam otimizados. Isso porque, uma vez que se tem controle financeiro, fica muito mais fácil administrar uma empresa.

Outro pensamento que pode estar passando pela sua mente: “e como funciona a conciliação bancária BPO?”

Uma vez que o BPO fica responsável por analisar alguns dados da sua empresa, é justamente com eles que a conciliação é feita. Geralmente, é semanalmente que essa conciliação ocorre.

Tanto os saldos iniciais e finais são feitos, como também a confirmação se as datas de lançamento correspondem com as de recebimento. Existe também a análise das taxas que são cobradas, juros e descontos que são cobrados pelo banco.

Tecnologia a favor da eficiência

Para otimizar todo esse processo, normalmente as empresas contábeis utilizam de softwares, ou seja, da tecnologia contábil. Assim, a conciliação bancária em um processo de BPO financeiro é mais seguro.

Dentro de um processo de BPO, a empresa responsável pela sua terceirização irá controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas.

Cabe ressaltar que, no caso em questão, podemos pensar nos seguintes exemplos de movimentações financeiras: tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos do banco, pagamento de salários dos funcionários, impostos etc.

Os saldos são incansavelmente conferidos

Além disso, a empresa responsável pelo seu BPO também deverá conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário batem e ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa.

Essa parte de verificação das divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber aonde isto ocorreu, se torna essencial. Em seguida, corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.

Como no final de cada mês é preciso enviar os documentos para a contabilidade responsável pelo seu BPO, então, para que tudo dê certinho, é importante que você não se esqueça de guardar: comprovantes de pagamentos, Notas Fiscais, boletos bancários e extratos bancários, ok?!

ONDE encontrar BPO Financeiro?

Por aqui, na Previsa! Temos uma terceirização eficiente das rotinas financeiras da sua empresa. Nossa equipe especializada gera tempo e lucratividade para os empresários absorvendo tarefas operacionais, gerindo processos e implantando tecnologia no seu financeiro.

Por isso, agora, que terminamos essa conversa, chegou o momento de entrar em contato. Estamos aguardando!

E aí? Conseguiu entender um pouco melhor? Deixe aqui nos comentários caso ainda tenha alguma pergunta.

Saiba mais sobre o assunto:

O que é BPO Financeiro e como começar?

BPO Financeiro: como começar a terceirizar a controladoria da sua empresa?

BPO financeiro serve para todas as empresas

Ainda não possui uma contabilidade que entenda do seu segmento? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *