Como fazer gestão e abrir franquia de forma infalível

20 de abril de 2021 Contabilidade para franquia
Compartilhe

Investir ao abrir franquia é vantajoso para o empreendedor, e ao mesmo tempo trabalhoso. Burocracia para abertura, alto custo inicial e demora no retorno do investimento são alguns dos motivos que deixam os empresários desanimados. Mas o sonho de ter um negócio próprio ainda pode ser conquistado, mesmo que seja com a empresa de outra pessoa.

Investir em franquia é um dos caminhos para empreender e se tornar seu “próprio patrão”. Esse modelo de negócio tem crescido muito nos últimos anos, uma vez que proporciona benefício ao franqueador e franqueado.

Ou seja, apostar em uma marca já consolidada no mercado pode render bons frutos. Basta saber escolher qual melhor se adequa ao seu perfil empresarial e, claro, habilidades. Inclusive, é possível optar por uma franquia que tem relação com a sua formação acadêmica ou experiência profissional.

Depois de escolhido, o trabalho será fazer uma gestão de qualidade, com foco no aumento de clientes e consolidação da filial.

Quais as vantagens ao abrir franquia?

De acordo com a Lei nº 8955/94, franquia é “um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional”.

Isso quer dizer que o proprietário de uma empresa, o franqueador, concede a outro, que no caso pode ser você, o franqueado, o direito legal de comercializar os produtos e serviços da marca. Além disso, tudo que tem relação com a empresa – como decoração, peças gráficas, mobiliário, sistema de venda, e outros – poderá ser utilizado com custo já incluso na taxa a ser determinada no contrato.

Dessa forma, você inicia sua carreira de empreendedor gerenciando uma marca de sucesso, o que potencializa sua chance de lucrar ainda mais e evita parte dos trâmites necessários para abertura de empresa.

E são muitas as opções, que vão desde o setor de alimentação, prestação de serviço até hotelaria. É possível escolher entre empresa de pequeno, médio ou mesmo grande porte. Tudo vai depender do quanto você deseja investir.

No Brasil, as franquias são divididas em 11 categorias:

  • Alimentação
  • Casa e construção
  • Comunicação, informática e eletrônicos
  • Entretenimento e lazer
  • Hotelaria e turismo
  • Limpeza e conservação
  • Moda
  • Saúde, beleza e bem-estar
  • Serviços automotivos
  • Serviços e outros negócios
  • Serviços educacionais

Ficou interessado em abrir franquia, mas não sabe se consegue manter a saúde financeira da empresa? Não se preocupe. Nesse artigo, vamos te ensinar a fazer gestão de franquia de forma infalível!

Como gerenciar uma franquia de sucesso

Da mesma forma que a franquia facilita o sonho de empreendedor, também exigem conhecimento nas práticas contábeis e muita dedicação. Sempre é bom lembrar que a marca pertence a outra pessoa e você, como detentor dos direitos, é responsável por divulgar e cuidar da reputação da empresa.

  • Minha empresa, minha vida

A primeira coisa que se deve fazer é tratar a filial como se fosse sua. E tecnicamente, ela é. Ao invés de esperar retorno somente pela marca, que já é conhecida pelo público, invista em bom relacionamento com colaboradores, fornecedores e, claro, clientes.

Qualidade no atendimento é a chave para conquistar o freguês. Seja cordial, atencioso e trate todos da mesma forma. Sua equipe deve fazer o mesmo como forma de padronizar a abordagem. O visual também conta na hora de conquistar os consumidores. Mantenha a identidade visual em ordem e a limpeza em dia.

Algumas franquias oferecem benefícios aos franqueados que se destacam. Aproveite a chance e mostre que você merece ter a marca.

  • Fique no azul

O principal motivo que leva uma empresa à falência é a má administração do dinheiro. Por isso, é essencial manter o controle do fluxo de caixa em dia e ter registro de todos os valores que entram e saem. Essa ação deve ser feita a partir do primeiro dia de funcionamento da franquia e precisa se tornar uma rotina. Perder o controle das finanças pode ser fatal para a empresa.

Além disso, é preciso estar atento aos prazos de pagamento – de produtos, salários, serviços, fornecedores, aluguel, taxa de franquia, entre outros. Caso não consiga cobrir as despesas somente com a venda de produtos ou serviços, considere contratar um financiamento para colocar as contas em dia. E não se esqueça de incluir a parcela do empréstimo na lista de pagamento dos próximos meses.

Em geral, as franquias possuem sistemas de controle financeiro, o que facilita o trabalho e garante uma boa gestão.

  • Planejamento estratégico

Não é porque você adquiriu uma loja pequena que ela precisa se manter dessa forma. Assim como uma empresa nova, ao abrir franquia, esta também deve ser gerida para expandir.

O ideal é desenvolver um plano de crescimento tangível e ordenado, alinhado com seus objetivos e sua capacidade de administração. Para isso, faça um planejamento estratégico que contemple ações de médio e longo prazo, considerando os pontos fortes e fracos da marca.

Outra prática importante é reservar uma parte do faturamento para um fundo de caixa, que poderá ser usado para cobrir despesas nos períodos de baixa do mercado.

Mas lembre-se de respeitar as normas da empresa. Não faça modificações sem antes ter o aval do franqueado.

  • Consultoria especializada

Claro que todas essas ações exigem dedicação e comprometimento. Mas você pode delegar algumas funções para profissionais experientes. A gestão contábil e financeira, por exemplo, pode ficar a cargo de uma contabilidade especializada. Assim como uma empresa, digamos, comum, a franquia também tem compromisso com a Receita Federal, devendo pagar impostos e taxas.

A contabilidade irá não só manter as contas em dia como, irá fazer os cálculos e recolhimento dos impostos, controlar folha de pagamento dos colaboradores, analisar a saúde financeira da franquia e ajudar na tomada de decisões.

Saiba mais sobre como abrir franquia

Contabilidade para franquias: como funciona e quais são as vantagens?

5 dicas de contabilidade para franquias

Ainda não possui uma contabilidade para franquia e não sabe como funciona uma franquia? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *