Conheça as vantagens do BPO ou terceirização do setor de RH

24 de outubro de 2019 As vantagens da terceirização do RH
Compartilhe

Conheça as vantagens do BPO RH ou terceirização do setor de RH

O BPO é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. A sigla, em inglês, refere-se à terceirização de atividades pelas organizações. Como já vimos em nosso blog, diversas atividades de sua empresa podem ser terceirizadas com foco no melhor crescimento de sua empresa – rumo ao sucesso.

Sendo assim, sob a forma de parceria, você, empresário, pode contratar uma empresa especializada que terá a responsabilidade de cumprir as atividades-meio, aquelas que não estão ligadas diretamente ao produto ou serviço oferecido.

Mas, a verdade é que, você provavelmente já sabe disso e não veio para saber sobre o BPO de forma abrangente, certo? Você busca uma solução direcionada ao RH, o que motivou abrir nosso artigo de hoje. Mas, você sabe como ele funciona?

Separe nossos minutos e relaxe… vamos conversar!

Algumas particularidades do BPO RH

Primeiramente, em se tratando do termo BPO, algumas particularidades precisam ser destacadas.

Uma delas é que não se trata apenas de uma simples terceirização de serviços. Isso porque, enquanto na terceirização existe exclusivamente a necessidade de contratar um serviço (talvez não tanto sob uma demanda estratégica), o BPO fará uma análise mais minuciosa e uma busca mais assertiva sobre a compreensão do seu negócio e da situação problema que motivou a sua contratação.

Esse tipo de estratégia pode ser utilizada em várias atividades desempenhadas pelo setor de Recursos Humanos – indo desde a folha de pagamentos até a contratação/demissão de colaboradores.

Algumas vantagens do BPO RH

Uma vez implementado, o BPO terá diversas vantagens ao ser utilizado no setor de RH, por exemplo, a escalabilidade e a expertise da empresa especializada no processo para o qual foi contratada, o que consequentemente gera maior disponibilidade de tempo para se dedicar ao core de seu negócio.

Mas, não precisamos parar por aí em nossa listagem de vantagens… ao adotar o processo de BPO, o RH de sua empresa não precisará mais se preocupar com atividades operacionais e poderá se dedicar às tarefas estratégicas, o que, consequentemente resulta num foco maior no objetivo no negócio.

Dessa maneira, o aumento de produtividade é um resultado natural da mudança, já que os colaboradores estão focados nas metas e resultados.

Além disso, não haverá mais a necessidade em investimentos onerosos internos no que tange a tecnologia destinada ao setor de Recursos Humanos. Ou seja, você não precisará mais planejar seu orçamento para adquirir equipamentos sofisticados e servidores, por exemplo.

A consequência disso é a automática retirada da sobrecarga da equipe de Tecnologia da Informação (TI), além da diminuição óbvia nos gastos com impressão.

BPO RH gera economia de despesas

Ah… Claramente nós sabemos que o termo “diminuição de gastos” ou “redução de custos” faz com que seus olhos empreendedores brilhem com mais força. Em um cenário competitivo para as empresas e indústrias, o BPO gera economia de despesas.

Uma vez que, conforme mencionamos anteriormente, não é necessário investir em desenvolvimento tecnológico, equipamentos, servidores e os gastos com impressões também são muito menores.

Caso você opte por adotar o BPO RH, os processos internos da empresa passam a ser padronizados, digitais e — o mais importante —, ágeis. Não haverá tanto tempo gasto (por parte de sua equipe) com processos burocráticos, uma vez que todos os processos estarão centralizados nas mãos da equipe especializada selecionada por fazer seu BPO.

Ser especializado em uma área de conhecimento faz total diferença

Importante, inclusive, focar no termo “especializada”, uma vez que ele faz total diferença por aqui, meu caro. Pense assim: você optou por adotar uma equipe externa para canalizar a burocracia do seu RH, correto? essa equipe foca seus esforços em processos padronizados e ágeis e, dessa forma, a chance de cometer erros cai bastante.

Pensa que maravilha! Essa redução é um fator positivo para sua empresa, afinal, erros são equivalentes a gastos e retrabalho (mais gasto), além de uma certa perda de tempo.
Além do mais, quando o BPO RH é implementado e ocorre algum erro, a identificação e resolução do problema ocorre de maneira muito mais facilitada e a empresa tem assistência técnica à disposição.

Você pode estar se perguntando: e qual a consequência disso? Pois bem, com aumento na produtividade, agilidade nos processos e redução de erros só podem acabar em resultados melhores, certo? Sendo assim, o BPO contribui para que organização obtenha resultados positivos e atinja suas metas. de forma satisfatória.

Em resumo, os benefícios para sua empresa são muitos e, sinceramente, precisam ser analisados com carinho.

Quer um bônus?

No caso de sua empresa optar pela solução de um serviço de BPO em seu departamento de Recursos Humanos, automaticamente os serviços prestados por esse setor serão especializados e de qualidade – a empresa que selecionar para tal terceirização deverá assegurar isso. Afinal, você passa de gestor a cliente, certo?

As empresas envolvidas em prestar o serviço de Business Process Outsourcing oferecem uma alta qualidade técnica aos contratantes, gerando segurança, efetividade e, claro, bons frutos.

Como você percebeu, o BPO para RH é uma solução estratégica, assertiva e que pode gerar resultados positivos para as empresas. Dessa forma, podemos resumir os benefícios de adotar essa implementação em:
• aumento na produtividade;
• redução de custos;
• agilidade nos processos;
• redução de erros;
• melhores resultados;
• serviços especializados.

Foque toda a potencialidade da sua empresa no que são realmente bons

Por último, mas, não menos importante, como você, e sua equipe, não estarão com foco total em atividades executadas pela empresa terceirizada especializada, seu negócio terá mais domínio sobre seus indicadores.

É possível avaliar a produtividade, assiduidade, impacto de novas contratações e/ou demissões e fazer uma gestão financeira mais adequada para o sucesso dos negócios.

Esperamos que este post tenha ajudado você a compreender mais o BPO para RH. Não deixe de ficar por dentro dos demais artigos de nosso blog! Além disso, deixe nos comentários quais assuntos vocês gostariam de ver por aqui! Estamos ansiosos para saber seus interesses e trabalhar com foco total neles. Estamos aguardando.

Saiba também:

BPO RH: 4 erros comuns na terceirização do RH

Entenda o que é e quais as vantagens do BPO ou Terceirização do RH

O que é BPO Financeiro e como começar?

BPO Financeiro – Como a Terceirização pode ajudar sua PME

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 999540537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *