Contratando uma contabilidade para empresa de tecnologia

17 de maio de 2019 Contabilidade para empresa de tecnologia

Contratando uma contabilidade para empresa de tecnologia

Você abriu uma empresa voltada para o ramo de tecnologia utilizando toda sua coragem e empreendedorismo. Agora, chegou a uma das etapas mais importantes na hora de pensar na administração de sua nova empresa: a escolha de um contador. Falamos, aqui em nosso blog, sobre a importância em ter um contador por perto e, neste novo artigo, vamos conversar sobre como contrata-lo.

Preparado? Então, continue com a gente!

Contadores não são todos iguais

Primeiramente, lembre-se que, apesar da profissão em comum, contadores não são todos iguais. E, para analisar as diferenças, precisamos pensar em dois aspectos distintos: a qualidade do serviço entregue e o perfil do profissional.

No que tange o primeiro item, uma boa pesquisa sobre os serviços, antes da contratação, já é o suficiente. Busque informações sobre a empresa, peça referências, tente conversar com algum cliente atual e um antigo. Isso lhe dará uma boa visão sobre a eficiência da contabilidade pesquisada.

Já no que diz respeito ao perfil do contador, é importante ter em mente que estamos inseridos em uma realidade onde todos os processos de uma empresa necessitam de uma sintonia estratégica. Portanto, para ter certeza do serviço prestado frente ao perfil do profissional, é muito importante que o mesmo ofereça seu serviço contábil, relacione estratégias de maneira assertiva, apresentando foco e disposição e sabendo orientar você, enquanto empresário, dando-lhe informações diretas, objetivas e claras.

Em caso de dúvidas sobre “como saber tal informação do contador”, basta voltar no primeiro item e fazer pesquisas voltadas para tal ponto.

Sendo assim, o primeiro passo para contratar um contador depende, exclusivamente, de seu investimento de tempo para pesquisas.

Você sabe definir qual tipo de serviço você precisa e quer para sua empresa?

Caso você ainda não saiba definir isso, vamos ajudar!

Existe, em primeira análise, a possibilidade de uma opção somente pelo básico. Aqui, você mensura o mínimo necessário para seu negócio funcionar. Existem contabilidades que têm essa analogia: entregar apenas o básico para o cliente. Se essa é a proposta da contabilidade e seu desejo para sua empresa, meu caro, se joga! Aqui, o contador vai apenas te ajudar na burocracia. Lembrando que, para que você opte por esse serviço, é necessário que seu conhecimento vá além dos processos de TI e tecnologia: você precisa ter um certo conhecimento de contabilidade.

Por outro lado, levando em consideração que você pode escolher focar na parte tecnológica e de crescimento de seu ramo, você pode optar por um serviço mais “próximo”. Aqui, existem contadores específicos para a área de tecnologia, com know how suficiente para fazer bem mais que o “básico”, gerando maior crescimento, lucros e segurança. Empresas como nós, da Previsa, que podem dar um suporte em cada passo que sua empresa der.

Aqui, é importante lembrar que possuímos perfis diferentes de contador (lembra quando pedimos para ter em mente a análise de perfil do profissional?). Vamos separar esses perfis em três: o orientador, o consultor e o híbrido.

O Orientador

Ele conhece as mudanças que o mercado passa, tem uma noção clara das novidades e trabalha com foco aproveitar as oportunidades e reduzir, ao máximo, as possíveis ameaças. Porém, esse contador possui um diferencial, ele orienta você, empresário, como um professor, acerca de todas as mudanças que estão ocorrendo.

Com esse tipo de contador ao seu lado, você será devidamente instruído sobre as ações que pode tomar para que sua empresa de tecnologia persista no mercado durante muitos e muitos anos.

O Consultor

Ele sabe como pesquisar adequadamente o mercado, incluindo a concorrência, e é capaz de realizar um planejamento estratégico (com ferramentas e práticas de gestão) para que você alcance seus objetivos. Um contador consultor tem conhecimento suficiente para coletar todas as informações necessárias e diagnosticar quais as melhorias cabíveis; redefinir fluxos de processos; capacitar equipes e monitorar os resultados.

Aqui, é importante ressaltar que todo o serviço básico é realizado por ambos perfis. Estamos explorando apenas as particularidades que você poderá selecionar para sua empresa.

Lembrando que, ao se referir ao ramo de tecnologia, até mesmo por se tratar de um ramo relativamente atual, tem-se em mente a alteração constante da legislação vigente (até que todas as adequações possam ser realizadas e o mercado funcione de forma “circular”). Sendo assim, o profissional especializado na presente área, independente do perfil, está ciente de todos os processos legislativos que sua empresa necessita.

O Híbrido

Poucos contadores podem ser considerados com tal perfil. Híbridos são aqueles contadores que, como nós, alcança características dos dois perfis supracitados. Nós, da Previsa Contabilidade, somos uma equipe baseada em profissionais híbridos e eficazes, preparados para atender você e sua empresa. Adequando todos os processos de acordo com a legislação vigente e orientado você da forma mais assertiva possível.

Conforme já analisado, a escolha da contratação de uma contabilidade é uma decisão que fará total diferença na vida de sua empresa. Um profissional especializado e ideal para sua empresa é sempre aquele que está sempre conectado com o mercado e possui conhecimento acerca da realidade do ramo tecnológico.

É importante ter em mente que existem muitas dúvidas que você, enquanto empreendedor do ramo tecnológico, pode vir a levantar. Por exemplo, no que tange os impostos como ISS e IRPJ. Por ser um mercado em expansão, a tributação sobre as empresas de tecnologia também está se adequando a essa realidade. Logo, é importante conversar bastante com o contador selecionado antes da contratação.

Caso você tenha dúvidas, estamos abertos a uma conversa!

Possuímos know how destinado especialmente a sua área. Podemos auxiliar no processo de escolha de CNAE, regime tributário, amortização de bens etc. Estamos preparados para uma análise especializada para mensurar com qualidade os resultados de sua empresa.

Empresas de tecnologia tem peculiaridades muito grandes, especialmente por não se encaixarem nos modelos contábeis e tributários convencionais. Um trabalho especializado de um escritório de contabilidade pode contribuir muito com planejamento e adequação tributária. Oferecemos todos os serviços contábeis que você precisa, há mais de 40 anos. Pode confiar!

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.co

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *