Erros que seu contador pode contornar para evitar a falência do restaurante

13 de maio de 2019 Contabilidade para restaurante

Erros que seu contador pode contornar para evitar a falência do restaurante

Vamos começar o artigo de hoje trazendo dados… Porque, contra dados não há argumento nenhum que persista! Então, de acordo com pesquisas do Sebrae, ao menos 3 em cada 10 empreendimentos fecham suas portas e dizem “adeus” ao mundo dos negócios nos dois primeiros anos de vida.

Essa informação lhe deixou um pouco tenso? Calma que ainda tem mais informação vinculada a isso: as mesmas pesquisas nos mostram que, de uma forma geral, os empresários acabam apresentando uma série de desculpas, como a falta de clientes, os altos impostos que são obrigados a pagar, falta de capital de giro, desacertos entre sócios e muitas outras.

Complicado, não é? Bem… E se nós lhe falarmos que um contador pode evitar que isso ocorra e dar um puxão de orelha para cada desculpa apresentada?

O conceito de tripé do Sucesso

Na sua visão, de empreendedor de um restaurante, é fácil entender que não existe uma fórmula mágica para que o empreendimento tenha sucesso. Mas, é importante que, mesmo passando por dificuldades e sabendo que não é possível eliminar todas as falhas, existe a possibilidade de corrigir erros e superar os primeiros anos de atividade, levando o restaurante a obter bons lucros e se manter de pé. Para tanto, meu caro, um contador pode ser o grande maestro de sua orquestra.

Na gestão de restaurante é necessário ter apoio de um contador para aplicar o tripé do sucesso, tendo as bases para conduzir o negócio: capacidade empreendedora, logística operacional e habilidades gerenciais.

Havendo qualquer tipo de falha em uma dessas bases, certamente o empreendimento não irá superar os primeiros anos. Assim, por exemplo, o contador irá lhe auxiliar em todos os cuidados que dizem respeito às finanças da empresa como um dos itens mais importantes para o seu empreendimento. Além disso, é necessário conhecer a fundo o mercado para conseguir bom desempenho, e o seu contador tem o dever de trazer tais informações para você.

Na gestão de restaurantes, seu contador puxará sua orelha para que você evite os seguintes erros, tendo em mente que você pretende dar continuidade às suas atividades operacionais:

  1. Analisar o empreendimento em longo prazo, mas esquecer do agora

Seu contador irá lhe auxiliar a elaborar um planejamento para seu restaurante. Isso vai mudar (e muito) toda a visão que você tem a curto, médio e longo prazo de seu estabelecimento.

Será um grande apoio no que tange a administração da movimentação do negócio para manter sua operação lucrativa. Para que tudo dê certo, seu contador irá analisar (junto a você, claro) uma forma adequada e assertiva de conciliar a visão de longo prazo com as metas de curto prazo.

Pense assim: ao mesmo tempo em que é necessário, na gestão de restaurantes, estabelecer metas de longo prazo, também é preciso pensar na próxima semana;

 

  1. Não manter controle sobre as finanças

Na gestão de seu restaurante, é primordial controlar cuidadosamente as finanças.

De uma forma geral, os empresários trabalham com controles básicos, como contas a pagar e contas a receber, além do fluxo de caixa. Esse tipo de controle, embora seja ligado às finanças, é somente um conjunto de controles de tesouraria.

O controle sobre as finanças vai mais além, incluindo a análise do desempenho da empresa nos períodos anteriores, com o planejamento para o futuro, através da elaboração de orçamentos e de previsão de investimentos.

Esse papel pode ser desempenhado, sem grandes problemas, pelo seu contador. Que, além disso, manterá relatórios de fluxo de caixa (dentre outros) atualizados e prontos para análise de sua parte. Simples, prático e deveras eficiente.

 

  1. Não manter o senso de realidade

Ao mesmo tempo em que você, enquanto empresário, deve se manter otimista e com uma visão plena e feliz do mercado, deve aprender a ter um pouco de pés no chão.

Quando você decidiu gerir um restaurante, deveriam ter lhe dado um manual prático da realidade? Se a resposta e sim, meu amigo, aprenda que, no empreendedorismo, não adianta apenas imaginar que tudo vai dar certo e se arriscar.

Para compreender o mercado, seu contador deve entrar em ação e analisar (e pesquisar) minuciosamente todas as iniciativas, tendo em vista fugir dos prejuízos;

 

  1. Misturar coisas pessoais com profissionais

Se você faz isso, é importante acalmar seu coração e saber que você não está sozinho no mundo. Boa parte dos empreendedores acabam pecando nesse ponto.

Um dos fatos que mais acontecem na gestão de restaurantes é o empresário misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Principalmente quando se trata de pequenas restaurantes, o costume é pagar as contas pessoais com os valores obtidos no faturamento.

Aqui, seu contador mudará um pouco (talvez muito) essa ação, uma vez que será estabelecido um valor de pró-labore condizente com o lucro do seu restaurante, mantendo seu padrão de vida de acordo com esses resultados, limitando-se ao valor estabelecido para suas despesas pessoais, sem utilizar dinheiro da empresa para suprir suas necessidades.

Ou seja, seu contador conseguirá separar direitinho o que é seu (seu mesmo… pessoal e intransferível) e o que é do seu restaurante;

 

  1. Não montar uma equipe capacitada

E isso acaba incluindo selecionar assertivamente o próprio contador. O principal ativo de qualquer empresa é o capital humano.

É através de colaboradores capacitados que se torna possível manter um bom atendimento e fazer com que o restaurante tenha bons resultados. Aqui, nossa dica é: invista em um profissional de contabilidade com especialização em restaurantes. A vida de seu restaurante agradecerá imensamente esse ato.

Para garantir que a gestão de restaurantes esteja sendo aplicada da forma correta, portanto, é necessário ter um apoio especializado que auxiliará na análise de como está a situação da empresa atualmente além de buscar os meios para melhorar os índices e manter a qualidade.

Com o auxílio de serviços contábeis, você pode ter um maior controle sobre a gestão adequada e manter seu restaurante aberto por longos e longos anos… A frase que buscamos, aqui, é “concordata? Nunca nem vi!”

Leia também:

8 passos para começar seu restaurante de sucesso
Preciso mesmo contratar um contador para começar meu restaurante?
Contabilidade para Restaurantes – E agora?

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.co

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *