Franquia Digital: o que é e quais as vantagens

6 de maio de 2021 Contabilidade para franquia digital
Compartilhe

Muitos já estão familiarizados com o conceito de franquia, alguns poucos com a franquia digital. Resumindo franquia, é a modalidade de concessão de direito de uso de marca ou patente, “associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional”.

Prevista na Lei nº 8955/94, o formato de negócio atrai diversos empreendedores que, desejando abrir uma empresa, optam pelo meio mais prático e, em muitos casos, mais vantajoso economicamente.

Nos últimos anos, o mercado abriu as portas para as franquias digitais, que está ganhando mais adeptos pelo baixo custo de investimento. Mas não é somente pelo valor. São muitas as vantagens desse tipo de empresa, como a praticidade, já que não necessita de estrutura elaborada para funcionar, e o empreendedor ainda tem a possibilidade de trabalhar no horário que achar mais produtivo.

É sobre esse modelo de franchising que vamos abordar nesse artigo. Continue com a gente para saber como funciona.

Mercado de franquias em 2021

O mercado de franquias está crescendo no Brasil. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um aumento de 5,1% na quantidade de franquias em 2019. O faturamento ultrapassou R$ 47 milhões naquele ano.

É fato que o mercado recuou afetando diretamente a economia do país (e do mundo!). De acordo com projeções realizadas pela ABF, a tendência é que o cenário melhore. Isso porque, com a retomada, as empresas poderão investir na concessão de direitos, aumentando a oferta de franquias, e os empreendedores terão mais segurança para apostar em um negócio.

Mas, se a pandemia freou a abertura de novas unidades físicas, por outro lado, atraiu a atenção de investidores para o mercado de franquias digitais. O motivo é a oportunidade de trabalhar em casa, no modelo home office.

O formato se tornou comum para muitos profissionais por oferecer uma gama de vantagens. Dentre elas a exigência de estrutura mais simples, tornando o modelo mais acessível financeiramente. Além disso, o fato do empreendedor não precisar sair de casa para vender produtos e serviços se tornou bastante atrativo depois do surgimento do vírus.

Mas o que é franquia digital, esse modelo de negócio que tem atraído tantas pessoas? É que o vamos explicar a seguir.

O que é e como funciona a franquia digital

Não há mistério na definição de franquia digital. A grande diferença entre esse modelo e o convencional é a forma de atuação. Na primeira, as transações relacionadas à venda acontecem em ambiente virtual – seja por meio de site, loja virtual, mídias sociais e outros –, enquanto na franquia tradicional, o empresário precisa de estrutura física para atuar, com abertura de loja, escritório, quiosques, entre outros.

Também conhecida como franquia online, virtual e e-franchising, o modelo digital segue as mesmas regras das unidades oferecidas de forma física. Proprietários de franquias digitais, assim como as demais, possuem autonomia administrativa e financeira e devem seguir o modelo de negócios utilizado pela franqueadora.

Para manter o direito de uso da marca, o franqueado precisa respeitar as regras impostas pela empresa – e firmadas em contrato –, além de pagar as taxas referente à adesão, fundo de publicidade e royalties, que corresponde a uma porcentagem do lucro mensal.

Disponíveis em diversas categorias e porte, muitas franquias digitais são do tipo microfranquias, aquelas cujo investimento inicial não ultrapassa R$ 90 mil.

De acordo com a ABF, cerca de 600 marcas oferecem parceria nessa modalidade no Brasil, parte delas no modelo virtual. São 11 categorias disponíveis:

  • Alimentação
  • Casa e construção
  • Comunicação, informática e eletrônicos
  • Entretenimento e lazer
  • Hotelaria e turismo
  • Limpeza e conservação
  • Moda
  • Saúde, beleza e bem-estar
  • Serviços automotivos
  • Serviços e outros negócios
  • Serviços educacionais

Por ter transações via internet e, muitas vezes, sem contato com o cliente, algumas categorias se destacam mais que outras, como é o caso da alimentação. O mercado de entrega em domicílio apresentou um grande aumento em 2020 e, para os próximos anos, a previsão é que a demanda pelo serviço mantenha o ritmo acelerado.

Vantagens da franquia digital

Os benefícios de assumir a gerência de uma marca renomada com atuação no ambiente virtual pode ser percebido já na descrição da modalidade. Para as empresas franqueadoras, o formato é a certeza de que sua marca terá um maior alcance, já que a facilidade de adquirir os direitos atrai os empreendedores.

Mas existem outras vantagens que merecem ser destacadas:

  • Valor

Ideal para quem não dispõem de muito capital inicial, a e-franchising oferece bom custo-benefício aos empreendedores. Algumas marcas estão disponíveis por cerca de R$ 5 mil. E, apesar do valor baixo, são empresas rentáveis com potencial de crescimento.

Instituir a franquia digital não requer muito investimento. De início, o empresário deverá criar um site, onde irá descrever os serviços e produtos disponíveis, além da forma de contato. Em alguns casos é preciso considerar a contratação de uma estrutura de marketplace, um tipo de shopping online que permite ao cliente buscar produtos e realizar a compra no mesmo site.

Contratação de funcionários é outro ponto que atrai os franqueados. Sem custo de aluguel, ainda é possível evitar custos com colaboradores em um primeiro momento.

  • Horário flexível

Uma das vantagens de trabalhar em casa através da internet é a possibilidade de criar uma rotina específica, escolhendo os melhores horários. Ou seja, é possível conciliar o gerenciamento da franquia com outros trabalhos, escola dos filhos, entre outros.

Além disso, se o trabalho depender somente de um computador conectado à internet, o empreendedor ainda pode atuar em outros lugares, como em coworking, e até durante viagens com a família.

  • Possibilidade de crescimento

Em geral, para uma empresa conquistar mais clientes é preciso investir em atendimento especializado e estrutura robusta. Já com uma franquia online, é possível captar mais consumidores sem precisar aumentar os gastos com pessoal ou dedicar verba no espaço físico. Isso quer dizer que, com o crescimento da franquia, o lucro será ainda maior, já que não tem custo adicional.

São muitas as possibilidades de empreendedor de forma virtual. Ideal é estar ciente das próprias habilidades, escolher a categoria que se adequa ao perfil e conhecimento técnico, além de ter disposição para gerenciar a empresa.

Saiba mais sobre franquia digital

Contabilidade para franquias: como funciona e quais são as vantagens?

5 dicas de contabilidade para franquias

Ainda não possui uma contabilidade para franquia e não sabe como funciona uma franquia? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: 31 97196-0369

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *