A história da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

2 de março de 2020 História da Abrasel
Compartilhe

A história da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Hoje, vamos conversar um pouco sobre uma associação que é muito importante para empresários que, como você, fazem a bela gestão de um estabelecimento do ramo da alimentação – a Abrasel. Interessado? Então, separe nossos rotineiros minutos e relaxe! Vamos conversar!

Abrasel

A Associaão Brasileira e Bares e Restaurantes representa um setor que, hoje, como você bem já deve saber, congrega cerca de um milhão de empresas como a sua e gera seis milhões de empregos diretos em todo o país. A associação foi criada em 1986 e, atualmente, busca contribuir de forma mais efetiva para que todas as empresas do ramo avancem e se desenvolvam (inclusive fora de território brasileiro).

 O setor alimentício

Esse foi o ramo que você definiu para eu crescimento rumo ao sucesso, certo? Mas, não foi uma escolha completamente isolada! O setor da alimentação representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 31,1% dos gastos dos brasileiros com alimentos (POF IBGE 2008-2009).

É também um setor com enorme potencial na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego, absorção de mão-de-obra não especializada (candidata permanente à exclusão), melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras. Ou seja, você está lado a lado com muitos outros empresários que também galgam seu espaço no mercado.

Isso é muito bom! Mais concorrência, mais movimento, mais desenvolvimento…. Bem vindo ao mundo moderno e ao espaço para todos!

Evolução da Abrasel

E, com essa grande demanda, nasceu a necessidade de uma associação que “zelasse” por todos vocês. Criada com a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com o empreender e melhorar a qualidade de vida no Brasil, a Abrasel, nos últimos anos, investiu muito em seu projeto de expansão e hoje está presente com suas seccionais em 27 Estados brasileiros e ainda com suas 18 regionais.

É importante que você entenda que o seu crescimento pode estar muito vinculado ao crescimento dessa linda associação. Até mesmo porque, com o passar dos tempos, a Abrasel cresceu não só em número, mas especialmente em prestígio, força e organização.

Um crescimento alcançado por ações estratégicas, pela mobilização por políticas públicas de promoção do desenvolvimento do setor e pela credibilidade que a entidade conquistou com a realização de projetos consistentes de qualificação de serviços e promoção da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o turismo brasileiro. Por tudo isso, conquistou também o apoio de parceiros de peso, como o Ministério do Turismo, Sebrae, Ambev, Souza Cruz, GetNet, Prazeres da Mesa, Philip Moris e Ecolab, que apoiam um conjunto de ações estratégicas que estão revelando todo o potencial da gastronomia tanto para o setor de turismo como para a economia brasileira, com os Festivais Brasil Sabor e Bar em Bar, os Encontro Regionais e o Congresso Abrasel.

Na condição de representante do setor de alimentação fora do lar, a Abrasel compõe o Conselho Nacional de Turismo – CNT presidido pelo Ministério do Turismo; o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, presidido pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; estimulou a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Alimentação Fora do Lar – Bares e Restaurantes, formada por deputados federais e senadores e é parceira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA no projeto de Categorização Sanitária dos Serviços de Alimentação.

E como isso tudo funciona aqui, em território mineiro

Aqui, em Minas Gerais, a Abrasel foi fundada em 1987 e, atualmente, representa e age estrategicamente em prol do desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar, que consiste no fornecimento de mercadorias e serviços prestados por todo e qualquer tipo de estabelecimento que forneça alimentação aos consumidores que procuram refeições fora dos seus lares. São compreendidos como estabelecimentos deste setor os bares, restaurantes, cafeterias, buffets, casas noturnas, empresas de catering, sorveterias, restaurantes especializados (pizzarias, churrascarias e outros), lanchonetes, quiosques, lojas de conveniência, trailers de lanches, empresas de alimentação industrial e demais empresas afins – você está dentro dessa listagem.

Em Minas Gerais, o setor de alimentação fora do lar é composto por 133.790 empresas, que geram mais de 802.740 empregos diretos e movimentação financeira em torno de 28 bilhões de reais a cada ano. Já em Belo Horizonte, o segmento conta com 22.524 empresas, gera mais de 135.144 empregos diretos e movimentação financeira da ordem de 4,5 bilhões anuais.

A Abrasel Minas mantém consistentes parcerias e desenvolve projetos conjuntos com o Governo do Estado de Minas Gerais, destacando a Secretaria de Turismo e Esportes de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Prominas – Companhia Mineira de Promoções.

Além de tudo isto

Além disso, a associação atua em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte, com uma parceria linda e sólida com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte. Nessa junção com foco no futuro, a Abrasel desempenha um importante papel: sendo a “cara” do setor de alimentação fora do lar no Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e nas câmaras temáticas da Copa do Mundo de 2014; câmara temática da gastronomia e grupo gestor dos 65 destinos indutores, no referido Conselho.

Isso nem é tudo! A associação participou, ainda, da elaboração e é protagonista na execução dos Roteiros Turísicos com temática gastronômica do destino Belo Horizonte como o Cachaçatur – Roteiro Gastronômico da Cachaça em Belo Horizonte e os atuais (Rota das Cachaças Artesanais; Rota das Cervejas Artesanais; Rota dos Bares; Rota dos Cafés; Rota da Comida Típica; Rota Noturna (By night); Rota dos Bares; Rota das Danceterias; Rota do Rock; Rota Sertaneja; Rota do Samba; Apresentação Cultural; Rota dos Mercados),, além de ter toda uma representatividade em instâncias da governança.

Não é pouca coisa não, meu caro!

Vale a pena conhecer toda a história de que sem fez importante na nossa história!

Até a próxima!

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE para Restaurantes e Bares

Criada há quase 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Saiba mais:

8 passos para começar seu restaurante de sucesso

Preciso mesmo contratar um contador para começar meu restaurante?

Guia de Sucesso para bares, restaurantes e lanchonetes

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *