BPO de recrutamento e seleção em RH

30 de outubro de 2019BPO de Recrutamento e Seleção

BPO de recrutamento e seleção em RH

Mais um dia… Mais uma conversa… Preparado?

Hoje, mantendo um pouco nosso foco na otimização de sua rotina empresarial, vamos conversar um pouco sobre a utilização da terceirização por meio do BPO de recrutamento e seleção em RH. Foi isso que te trouxe aqui hoje? Que ótimo! Separe uns minutinhos e relaxe! Vamos conversar!

Como já sabemos muito bem, o BPO (Business Process Outsourcing) é uma prestação de serviços muito comum, atualmente, em empresas que têm o desejo de ampliar a eficiência em suas operações, sem precisar usar grandes volumes de recursos.

Dessa forma, é possível agilizar serviços e alcançar maiores benefícios, estabelecendo relações colaborativas com outras empresas. A tecnologia da informação e a comunicação permitiram que parte do trabalho das empresas pudesse ser feito em diferentes locais e por variados especialistas.

Hoje, muitas funções comuns das empresas são terceirizadas para que os gestores possam se concentrar em seus negócios e estratégias. Isso pode ser muito bem utilizado em sua empresa e com foco no crescimento da mesma, empreendedor.

O intuito de minimizar os custos de um tipo fixo e aumentar a eficiência

De maneira prática, esse processo consiste na contratação de uma empresa especializada com o intuito de minimizar os custos de um tipo fixo, como pessoal, espaço físico, equipamento, entre outros.

A empresa subcontratada assumirá essas despesas e ajudará a aperfeiçoar e automatizar processos em que ela tem mais experiência. Isso reflete em redução de custos operacionais e maior eficiência em áreas específicas.

Caso tenha te deixado um pouco confuso e se perguntando o motivo de sempre ter ouvido falar apenas de “terceirização” e nunca de “BPO”, saiba que são posturas empresariais diferentes. De uma forma geral, a diferença entre o serviço de BPO e uma terceirização comum consiste na aplicação e desenvolvimento do serviço.

O BPO é um tipo “especial” de terceirização em que o cliente confia a gestão de processos

Esse trabalho desenvolvido por especialistas se caracteriza pela eficiência e questão de gerenciamento técnico. Os profissionais desse modelo são responsáveis por promover estudos sobre alta disponibilidade, comportamento previsível, catálogo de serviços, qualidade, eficiência, preços competitivos etc.

Já a terceirização convencional não é tão abrangente. No geral, essa modalidade pode ser feita de forma individual. Ou seja, é possível contratar apenas um colaborador para realizar um trabalho direcionado.

A ideia é que você pode utilizar o BPO para diferentes setores da empresa, incluindo o RH

Pensando nisso, temos o suporte terceirizado para que sua empresa possa passar por uma etapa que causa, em diversos momentos, algumas correrias e dores de cabeça: o recrutamento.

Buscar talentos no mercado de trabalho, analisar currículos, programar e planejar todo o processo seletivo pode ser algo rotineiro, eficaz, ágil e eficiente caso você opte por realizar tal processo via BPO.

A empresa contratada já terá muitos profissionais com diversos currículos cadastrados, expertise em processos de seleção e na colocação de profissionais no mercado de trabalho.

Ou seja, mesmo sabendo que seu departamento de RH sabe fazer isso com primazia, compreendemos que a terceirização desse setor pode ser o ideal para que sua empresa possa focar em outras tarefas.

Uma forma de se tornar uma empresa melhor

Com o BPO em Recrutamento e Seleção da sua empresa, você se torna um empregador de mais qualidade e reduz a rotatividade de profissionais, aumentando a sua capacidade de atrair e reter talentos.

Sendo assim, em resumo, a razão para as empresas implantarem o BPO em seus processos de negócios é bem simples: o Business Process Outsourcing permite que os proprietários reduzam o fardo do trabalho e se concentrem em outros aspectos centrais de sua operação.

Adotando o BPO para o recrutamento e seleção, sua empresa terá algumas vantagens além dessa. Por exemplo:

Redução de Custos

De uma maneira geral, apesar de termos escolhido este como o primeiro benefício a ser analisado, a verdade é que ele é resultado de diversas outras vantagens.

Em verdade vos digo que o BPO ajudará sua empresa a cortar alguns custos e realocar outros, buscando economia.

Com o BPO com foco no recrutamento e seleção, será possível contar com a expertise de profissionais de RH, sem ter a burocracia de contratar esses profissionais, resultando em enormes reduções de gastos, refletindo em melhores receitas para a sua empresa.

Atração de talentos alinhados à cultura e valores da sua empresa

Voltando para a ideia de ter profissionais com expertise trabalhando no processo de recrutamento e seleção, será um diferencial que estes tenham know how para averiguar se os seus novos colaboradores estarão de acordo com o que você preza para sua empresa.

Assertividade na seleção

Recrutar novos funcionários e treiná-los envolve muitos problemas e é um grande custo para as empresas, primordialmente se nossa equipe não está bem alinhada ou se ainda não tem conhecimento para tal ato.

Quando as tarefas são direcionadas para uma organização já estabelecida com todos os recursos, as dificuldades de contratação e treinamento são inteligentemente evitadas, uma vez que ficarão por conta de profissionais qualificados.

Dessa forma, você terá uma maior segurança na contratação de seus novos colaboradores. O que, consequentemente, gerará uma redução gradativa na rotatividade de funcionários. Isso é perfeito, não é mesmo?

Recebimento de feedback mais técnico

A maioria dos funcionários da BPO está em contato direto com a sua empresa e, como resultado, eles podem fornecer um feedback em primeira mão sobre os profissionais que estão participando do processo seletivo.

Um grande diferencial nesse sentido é o nível de informação que será passado, pois, por se tratar de profissionais especializados, a comunicação será muito mais técnica, assertiva e direta.

Concentração no core business

Como uma parcela considerável do foco está sendo repassada para uma empresa terceirizada especializada, a alta gerência da sua empresa pode concentrar sua atenção nas principais áreas operacionais. Isso também leva a uma melhor produtividade dos funcionários e ajuda para que a tomada de decisões seja melhor e mais eficiente.

Ou seja, de uma forma geral, só temos a lucrar com o BPO no processo de seleção e recrutamentos. Consegue notar? Acreditamos ser uma opção rentável e que melhorará bastante sua rotina. O que acha?

Saiba mais:

O que é BPO Financeiro e como começar?
Tudo que você precisa saber sobre BPO Financeiro
BPO Financeiro: como começar a terceirizar a controladoria da sua empresa?
BPO Financeiro – Como a Terceirização pode ajudar sua PME

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há quase 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *