Como contratar uma Contabilidade para franquia de Telecom

24 de setembro de 2019 Contabilidade para Franqueados de Telecom
Compartilhe

Como contratar uma Contabilidade para franquia de Telecom

O ano é 2019 e, no auge de grandes processos inovadores, o mercado empresarial traz consigo uma ideia revolucionária e repleta de oportunidades para investidores: as franquias. A partir delas, pequenos, médios e grandes empresários fazem seu nome rumo ao sucesso.

Parece um pouco cinematográfico para você? Não se iluda, meu caro, esse é, realmente, um marco da atualidade e uma possibilidade de investimento e crescimento no mercado. Na área de tecnologia e telecomunicações, isso não se faz de forma diferente: cada vez mais a quantidade e a potência de franquias de tal ramo cresce (basta dar uma “googlada” para confirmar essa informação).

Porém, hoje, o foco de nossa conversa vai além da ideia de explanar sobre as franquias de Telecom em si. Vamos conversar sobre apenas uma parte desse mundo (pequena quando analisamos as franquias de uma forma geral, mas, de suma importância para o caminhar delas).

Queremos que você busque em sua memória tudo o que já leu e conhece sobre franquias. Note que elas, por si só, são um modelo de negócio diferente dos demais (e, como estamos no auge das inovações, por isso o sucesso das franquias). Mas, e a contabilidade dessas empresas, como funciona? Como escolher um profissional para auxiliar nos cuidados com a contabilidade da sua franquia? Esse é o nosso foco de hoje. Separe nossos cinco minutos e vamos conversar!

Franquias de Telecom é um setor fortalecido

Primeiramente, é importante que, ao buscar seu conhecimento acerca de franquias de Telecom, você se lembre que trata-se de um setor fortalecido. Por esse motivo, é natural que muitas pessoas inexperientes se deparem com a necessidade de administrar negócios como esses.

Para essas pessoas (e, também, para as mais experientes no mercado empreendedor), saber como trabalhar com a contabilidade nas franquias é essencial. Isso porque, como muitos outros, esse segmento está recheado de especificidades. Um nicho lucrativo não é, e nunca foi, meu caro, necessariamente, um segmento fácil de ser administrado e é justamente aí que aqueles que não contam com a devida assessoria acabam ficando em desvantagem.

As franquias de telecomunicações têm aspectos contábeis diferentes do comércio tradicional, pois levantam a bandeira de uma marca e precisam cumprir a legislação societária, fiscal e contábil próprias, bem como uma folha de pagamento diferenciada.

Por isso, é de suma importância que o contador que você selecionou para ser seu “braço direito” tenha experiência no ramo para não cometer erros primários. Qualquer deslize pode resultar em autuações fiscais e muitas dores de cabeça – não queremos gastar nosso suado dinheiro em Dorflex e multas, não é mesmo?

Você passa a enxergar a contabilidade como um recurso valioso para uma boa gestão

Ao analisar o profissional que irá assessorar sua franquia rumo ao crescimento próspero, é muito importante ter em mente os diferenciais que o tipo de empresa que você selecionou possui. Sabemos que, independente de possuir uma franquia de telecomunicações ou não, obter a rentabilidade esperada e administrar de forma eficaz é um desafio para todos os empreendedores (não se desespere, você não está sozinho com esse sentimento!).

Sendo assim, quando você passa a enxergar a contabilidade como um recurso valioso para uma boa gestão, o seu desafio passa, em partes, para as mãos do profissional que fará essa parte fundamental de sua franquia, e a sintonia pode render o sucesso do negócio.

Porém, como mencionamos no início de nossa conversa, para um franqueado de telecomunicações, existem algumas regras específicas que precisam ser seguidas para não gerar dores de cabeça futuras. Essas particularidades precisam estar claras no contrato e é de fundamental importância que o profissional de contabilidade tenha acesso a todos esses detalhes.

Deixando, então, o contador a par de tudo, analise se o mesmo sabe lhe informar como será a forma de contabilização (levando em consideração que essa “escolha” dependerá do contrato entre franqueador e franqueado; se há um prazo especificado ou trata-se de um prazo indeterminado de franquia etc). Seu contador precisa ter sabedoria, ao analisar seu contrato, e informar como será feito o trabalho.

Ponto muito importante para analisar, no ato de escolher uma Assessoria Contábil

A empresa contábil selecionada para dar assessoria precisa lhe deixar ciente de que a contabilidade no subgrupo de investimentos no Ativo Permanente não significa que a franquia sempre vai se valorizar.

Por isso, de tempos em tempos, a franquia deve ser atualizada monetariamente, de acordo com o disposto nos princípios fundamentais da contabilidade, podendo sofrer reavaliação caso o valor de mercado for superior ao contábil depois da atualização monetária. É importante que seu contador saiba trabalhar com tal atualização.

Um ponto muito importante para analisar, no ato de escolher uma assessoria contábil, são as possibilidades de benefícios que a mesma proporcionará para você: baixo custo operacional, rápido retorno financeiro, fácil gestão, alta lucratividade e ganho recorrente, por exemplo…

É importante ter em mente que você não precisa ser um empresário muito experiente na área de tecnologia para ter sucesso como franqueado, mas sim ter tino comercial, empenho na condução do negócio, disposição, comprometimento e espírito empreendedor. E, para tanto, ter benefícios em seu trabalho com seus parceiros contábeis lhe dará pontos positivos nesse caminhar empresarial.

Um última dica nessa jornada alucinante

Use a contabilidade de forma estratégica! Quando se trata de administrar uma franquia de telecomunicações, o planejamento tributário se torna uma peça-chave para que as empresas possam se tornar mais competitivas. Não basta apenas que exista uma padronização em termos de atendimento ou de layout das lojas. Em termos contábeis, os dados necessários para administração devem também seguir a mesma linha de raciocínio.

Obter um menor ônus fiscal sobre operações e produtos, prática conhecida como elisão fiscal, é uma das formas de aumentar a rentabilidade da sua empresa e deve ser considerada na hora da escolha de um bom escritório de contabilidade e um eficiente software de gestão contábil.

Utilizar as informações contábeis de forma estratégica faz diferença em qualquer negócio, mas faz ainda mais quando se trata de administração de franquias, um segmento no qual as regras devem ser muito claras para todos os envolvidos. Por essa razão, conhecer detalhes também sobre a “Lei das franquias” é uma das suas obrigações, enquanto gestor.

Se tiver dúvidas, entre em contato conosco! A Previsa Contabilidade tem domínio na área de contabilidade para telecomunicações e está pronta para te atender. Vamos tomar um café?

 

ebook TELECOM

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100 WhatsApp: +31 97196-0369

Leia também:

5 passos essenciais ao abrir empresa de Telecom

Telecom: contratar um contador ou começar a empresa sem auxílio?

Contabilidade especializada em Telecom X Contabilidade convencional: qual a melhor opção para sua empresa?

Como devo trabalhar SVA X SCM na minha empresa de Telecom?

Seleção de fornecedores: 8 critérios que vão ajudar a sua empresa de Telecom

 

Se você gostou deste artigo e quer saber como a Previsa Contabilidade também pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco.

Blog: http://previsa.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNnAbF8ms6SzsW6oxr9ufBw
Twitter: https://twitter.com/previsa

  Whatsapp: 55 31 9 9954 0537

Solicite um orçamento
Banner ISP
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *